Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pteco

joellagunasc12/12/2009 17:15
Pteco
Este ptcolobium eu ganhei uma mudinha da bonsaista Angela Fernandes a +- 1 ano .Deixei ele crescer no chao , agora passei para um vaso e podei.

Tem aproximadamente 13cm

Criticas e sugestoes serao bem vindas

Joel
Markus Von Kossel12/12/2009 17:21
Se fosse minha: Ja que vc tem um galho na primeira curva eu manteria a copa mais baixa, deste modo eu atamaria aquele galho superior para um dos lados! Formando uma copa na altura que a planta já tem, e não esperando que ela aumente mais em altura.

Provavelmente aramaria para a esquerda por dois motivos 1)vc tem um tronco curvo que vc deixa reto na parte de cima da maneira que está aramada e 2) tem i primeiro galho a esquerda, depois um a direita, logo o próximo deveria ocupar o lugar acima do primeiro.

Nào sei se ajudei
Felipe12/12/2009 18:39
Joel,

Planta com bom futuro pela frente, mas acho que a retirada do chão foi muito cedo, deveria ter pelo menos mais uns 2 anos de chão. Agora que já está fora, faça uma adubação forte. POde logo a cima do segundo galho, pois dali pra cima o tronco fica muito reto.

abraço.
Rodrigo_Dias_RJ12/12/2009 19:26
Joell, acho que a planta termina no inicio daquele galho fininho no alto, se vc fizer uma curva nele e caprichar na torta de mamona, em pouco tempo ele engrossa e faz um apice bacana!

Acho que vc pode fazer uma plantinha pequena, simples e objetiva!

Parabens
Edu Miranda12/12/2009 21:58
Eu seria um pouco mais agressivo com ela, faria uma alporquia entre o primeiro galho e o nebari pra eliminar a conicidade invertida e voltaria com ela para o chão pra engordar.