Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Corrigindo plantio

Mateus Machado13/12/2009 15:31
Corrigindo plantio
eu tinha plantado minhas acerolas em apenas terra misturada com areia e farinha d osso e torta d mamona depois d muita pesquisa vidios do youtube vendo mestre Mestre Hidaka (http://www.youtube.com/watch?v=pGtXUvy2cAU) e Mestre Julio Sato (http://www.youtube.com/watch?v=xNFKUWF1Lio), depois tb d receber ajuda aqui no forum e lendo aqui no site do atelier do bonsai uma materia sobre substrato, eu acho q fiz certo agora. Usei:

Casca de pinus
Terra de cupinzeiro
Tijolo e telha picado
um pouco d terra com torta d mamona e farinha d osso e areia(mas eh bem pouco mesmo)

Tentei chegar o mais proximo possivel da proporçao 70% materia nao organica e 30% materia organica, misturei tudo d forma homogenea, pq eu li em um link q postaram aki no forum falando q pesquisas recentes mostram q a umidade passa da particula maior pra menor entao os pedriscos q ficavam no fundo passava a umidade pra cima e na parte d baixo onde esta a raiz ficava menos umidade, após o replantio eu mergulhei o escorredor na agua por 5 segundoso, dexei escorrer o excesso, substrato ficou assim:

E o principal motivo d eu criar este topico eh por muita preucupaçao da minha namorada, achando q talvez as acerolas estejam morrendo pq umas folhas ficaram com o aspecto d pesada:

as folhas dela estao normais? acho q n esta morrendo n pq o substrato q eu usei foi com muitas dicas d vcs aki do forum e do vidio do Mestre Hidaka e do Mestre Julio Sato, tenho q me preucupar? acho q esta tudo certo agora...
DigoF318/12/2009 21:30
ola, é isto mesmo só tente deixar os cacos de tijolo mais pequenos para que sejam mais proveitosos 😉 .
Sobre as folhas ''pesadas'' isto acontece porque a planta perdeu um pouco de água através da evaporação e ela não repoem esta ''agua'' perdita porque o sistema radiocular esta debilitado temporiariamante.
O melhor a vc fazer é retirar pelomenos 50% da massa folhar para que esta perda de ''agua'' n seje tão grande. As vezes é importante deixarmos um pano humido em baixo da planta ou borrife suas folhas para que ela fique sempre com humidas (isto apenas após um tranplante).

boa sorte...
t+.
Mateus Machado19/12/2009 07:57
obrigado, e as acerolas estao se recuperando bem