Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Boni - Att 25/01/10 - Fukinagashi

Vhalveruth14/12/2009 14:25
Ficus Boni - Att 25/01/10 - Fukinagashi
então, comprei esse ficus, sei lá pq diabos, até pq já li bastante sobre estes bonsais de supe rmercados, mas foi algo q me chamou atenção para um projeto q eu já tava na cabeça a algum tempo...

minha intenção é fazer pedras artificiais e ele em cima de uma pequena plataforma com as raizes buscando o solo por todos os lados, principalmente raizes aerias, vou montar algo no photoshop depois posto aki.

ai vão algumas fotos para opiniões do pessoal.

Frente:

Lado:

Costas:

Lado:

abraços
Laudir14/12/2009 15:07
pelomenos nao é trançado.
Vhalveruth14/12/2009 15:16
traçado eu não compraria
ricardosantos0714/12/2009 16:16
Será que não dá pra fazer algo tipo "Varrido pelo vento"?
DigoF314/12/2009 16:41
ola, vc encontrou um belo ficus para trabalhar, ele tem um bom movimento no tronco.
O ficus tem um crescimento muito rápido mas mesmo assim eu o recomendo plantalo em um escorredor ou até mesmo em um vaso maior... deixando apenas os tres primeiros galhos, e através da brotação formar uma copa densa e triangular no estilo shakan.

t+.
Vhalveruth14/12/2009 16:42
ricardo
eu tb acho q ficaria legal um fukinagashi, mas tenho mais alguma ideias, vamos ver no q vai dar na hr q eu realmente puder colocar a mão nele
Vhalveruth14/12/2009 16:51
Rodrigo Sandi

Ele vai para o escorredor este final de semana já, isto é a unica ctz q eu tenho sobre ele... vou estudar estes cortes q vc me sugeriu e vou pensar direito no q fazedr, principalmente pq espero mais pessoas falando o q fazer
Laudir14/12/2009 17:08
Baseado na sugestão do amigo Rodrigo Sandi projetei "isso".
Me perdoe mas eu nao sou muito bom com photoshop, paintshop, fireworks... etc, etc e talz.

Laudir14/12/2009 17:15
Aproveitando tb os galhos sugeridos pelo nosso amigo:

edson060516/12/2009 01:58
Vhalveruth,
é um Ficus boni (aquele inimigo de arames). Achei uma planta bonita; eu mesmo a compraria se a oportunidade fosse minha.
Com base na primeira foto, sugiro uma condução apenas com podas para tentar algo parecido com este Ulmus do Marcelo Duprat:

Abraço.
Edson.
Vhalveruth16/12/2009 08:51
Bom dia!

Olha edson0605, bom saber q não errei feio, como eu falei ela me chamou mt atenção, e já descobri como ele é inimiga dos arames =/
é uma otima ideia... vou desfolhar ele este final de semana e vou ver o que poderei fazer...

E queria saber como posso diferenciar os ficus, já q pra mim ainda são praticamente todos iguais =/

abraços
ROGÉRIO DIAS16/12/2009 09:16
É
ESSE TIPO DE FICUS NÃO É MUITO BOM PRA ARAMAR...O QUE VC PODE FAZER:

1-TROCAR ESSA BANDEIJA DE PLÁSTICO POR UM VASO,,

2-FAZER UMA PODA MODERADA ESCOLHENDO OS GALHOS MAIS GROSSOS DE BAIXO PARA CIMA DA PLANTA,,

OBS😛ODE TBM COMPRAR MAIS UNS 4 DESSES,COMPRAR UMA BANDEJA E FAZER UMA FLORESTA DE FICUS.
Vhalveruth16/12/2009 10:56
Bom dia Rogerio!

Bom, retirar do pote é a primeira coisa q vou fazer sabado. é q tenho q leva-lo para casa da minha namoprada onde estão todas minhas coisas ^^

Vou fazer uma desfolha e vai pra uma poda, para ver no q vai dar.

Minha intenção é fazer um penjing com mais ficus com ideia de um pantano, raizes aereas e tal.... mas primeiro ver como me saio com um ficus =)

valeu
Vhalveruth25/01/2010 11:00
e ai pessoal. blz?

Depois de uma desfolha todal fiz um varrido pelo vento, foi so olhar pra ele se folha q já me veio isso em mente.

Falta alguns retoques para ganhar movimentos e um vaso mais adequado ao estilo (espero q vcs possam me indicar um).

ai vai algumas fotos!

Frente:

Lados:

Atras:

Cima:

abraços!
Rodrigo Tavares25/01/2010 12:46
Olá Vhalveruth;

Até que ficou legal!
O tronquinho dele inclinado bateu 100% com o varrido pelo vento!!!
Agora é só deixar engrossar mais um pouco!
Parabéns!!! 😄 😄 😄
Vhalveruth25/01/2010 14:40
Boa tarde Rodrigo.

Tambem achei q esse tronco ficou 10... e td vai melhor com um bom vaso

Com o tempo td vai ficar melhor, e esse ficus não é mt amigo de arames, tem q dar movimento aos poucos
Vhalveruth26/01/2010 10:31
po pessoal, queria a opinião de vcs, algo q eu tenha q fazer algum vaso ou sei lá o q preciso =)
Rafael Spinola27/01/2010 01:01
Oi meu velho, ficou legal varrido pelo vento, mas gostaria de te previnir que essa espécie de ficus não aceita bem aramação quebra fácil, aqui na Bahia chamamos de ficus mole, se futuramente vc o colocar em um escorredor e esquecer por um ou dois anos verá um resultado espetacular, se quiser poço enviar algumas fotos de exemplares meus com mais de 15 anos.
Acredite nele e boa sorte!
Abração!
Vhalveruth27/01/2010 09:06
Bom dia Rafael!

Se quiser pode me mandar. Vou é ficar mt feliz em poder ver.
e ele já esta no escorredor, semana q vem vai pra mamadeira.
e eu sei q é uma coisa ruim pra se aramar. eu aramei ele, so não deixi ele como eu queria por causa q se quebra mt.

mais paciencia é o q me sobra, aramei dei forma basica pra ele, na primavera aramo novamente e vou dando forma aos poucos.

Abraço e fico no aguardo das fotos