Meu shimpaku...
Meu shimpaku...
Re: Meu shimpaku...
Para aprnder a editar as fotos dá uma olhadinha neste link: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=533
Abraços!
Ricardo
Abraços!
Ricardo
Uma ajuda.

Parabéns!
Achei ótima a sua estilização!
Quanto ao vaso?
Acho que um redondo cairia bem!
mas, aguarde mais opiniões... sou iniciante kkk
Achei ótima a sua estilização!
Quanto ao vaso?
Acho que um redondo cairia bem!
mas, aguarde mais opiniões... sou iniciante kkk
PARABÉNS!
FICOU DUCA!
FICOU DUCA!
Re: Meu shimpaku...
Rodrigo Sandi escreveu:ola pessoal, quero apresentar um shimpaku que estilizei hoje (fora de época),
Embaixo do nebari tem uma pedra...
Pesso dicas dica aos cologas...
que tipo de vaso me recomendam???
t+
ps: desculpa a falta de caprixo na aramação... 😮ops: .
ola,
Ricardo e Edu miranda obrigado pela ajuda, vou ver se arrumo...
Laudir obrigado, também estava pensando em um vaso redondo...
mortykus obrigado pelo incentivo.
espero + opiniões...
t+
obrigado
Ricardo e Edu miranda obrigado pela ajuda, vou ver se arrumo...
Laudir obrigado, também estava pensando em um vaso redondo...
mortykus obrigado pelo incentivo.
espero + opiniões...
t+
obrigado
Bacana a estilização.
Com certeza um vaso redondo pequeno!
Mas não agora...... espera ganhar um pouco de folhas!
abs
Com certeza um vaso redondo pequeno!
Mas não agora...... espera ganhar um pouco de folhas!
abs
Rodrigo, ficou bom seu trabalho, precisando apenas de alguns ajustes:
- em função da expessura dos galhos, deixaria a planta mais baixa, eliminando aquele 2º "s" do ápice;
- reduzia o comprimento do galho da esquerda pela metade, terminando naquele pequeno broto bem do meio;
- eliminava aquele gaho bem baixo que aparece no fundo atrás do nebari;
- pela foto do detalhe do nebari, eliminava aquelas 2 raízes mais finas;
- refaria a aramação. Aramação é bem assim: precisa treinar, treinar e treinar muito. Indico que você peque um galho seco e treine passar arame, pode ser com fio de luz mesmo.
- agora é caprichar na adubação e deixar ela crescer livre até o inverno que vem.
Espero ter ajudado.
- em função da expessura dos galhos, deixaria a planta mais baixa, eliminando aquele 2º "s" do ápice;
- reduzia o comprimento do galho da esquerda pela metade, terminando naquele pequeno broto bem do meio;
- eliminava aquele gaho bem baixo que aparece no fundo atrás do nebari;
- pela foto do detalhe do nebari, eliminava aquelas 2 raízes mais finas;
- refaria a aramação. Aramação é bem assim: precisa treinar, treinar e treinar muito. Indico que você peque um galho seco e treine passar arame, pode ser com fio de luz mesmo.
- agora é caprichar na adubação e deixar ela crescer livre até o inverno que vem.
Espero ter ajudado.
ola
Markus von kossel obrigado, to adubando com organico até o oltono 😉 .
Ricardo Paiva: obrigado pela ajuda, aquela raizeinha eu vou retirar mesmo no inverno que vem, eu vou ver o que vou fazer para reduzir talves no inverno, porque acredito que eu já tenha mexido de mais nela agora eu vou esperar ela se recuperar de tudo isto.
Obrigado...
Markus von kossel obrigado, to adubando com organico até o oltono 😉 .
Ricardo Paiva: obrigado pela ajuda, aquela raizeinha eu vou retirar mesmo no inverno que vem, eu vou ver o que vou fazer para reduzir talves no inverno, porque acredito que eu já tenha mexido de mais nela agora eu vou esperar ela se recuperar de tudo isto.
Obrigado...
Olá Rodrigo, leve em consideração o que os colegas já disseram. Eu não pensaria em vaso agora pela seguinte razão:
Quando se coloca em vaso a planta reduz bastante a taxa de crescimento (a não ser em vaso de treinamento-grande).
O Shimpaku é um Junípero de crescimento muito lento.
Assim, um "vasão grande", terra bem adubada, enterrar com pedra e tudo (depois de tirar as raízes adventícias).
Claro, fazer isso só no proximo inverno.
Nesse meio tempo vai trabalhando a parte aérea.
3 anos vc terá um shimpaku legal. Boto fé no teu trabalho e nessa planta.
abraço
Quando se coloca em vaso a planta reduz bastante a taxa de crescimento (a não ser em vaso de treinamento-grande).
O Shimpaku é um Junípero de crescimento muito lento.
Assim, um "vasão grande", terra bem adubada, enterrar com pedra e tudo (depois de tirar as raízes adventícias).
Claro, fazer isso só no proximo inverno.
Nesse meio tempo vai trabalhando a parte aérea.
3 anos vc terá um shimpaku legal. Boto fé no teu trabalho e nessa planta.
abraço
ola Elio, obrigado pela contribuição...
Inverno que vem vou colocalo em um escorredor com húmus de minhoca.
E porinquanto estou adubando...
obrigado.
Inverno que vem vou colocalo em um escorredor com húmus de minhoca.
E porinquanto estou adubando...
obrigado.
Desculpem-me pela péssima qualidade da foto, pois foi tirada foto da foto há alguns anos. Esta planta foi comprada do Nakamura (Bauru), e lembra muito bem esta que você apresenta. É uma coisa pra se pensar...

bonsai
No que pese as excelentes dicas dos demais, sugiro ainda melhorar os galhos, dando-lhes movimentos mais sinuosos, principalmente horizontalmente, de forma a aproximar as brotações do tronco principal, além de permitir com isso uma harmonização visual com este. 😄
A grande vantagem em se trabalhar com um junipero é justamente o fato de podermos manipular seus galhos e troncos, com aramação, da melhor forma que quisermos, dando a eles um movimento bem sinuoso e diferenciado. Claro que a melhor época para isso continua sendo o inverno, então, sugiro que deixe a planta se recuperar bem antes de voltar a mexer nela. 😄
A grande vantagem em se trabalhar com um junipero é justamente o fato de podermos manipular seus galhos e troncos, com aramação, da melhor forma que quisermos, dando a eles um movimento bem sinuoso e diferenciado. Claro que a melhor época para isso continua sendo o inverno, então, sugiro que deixe a planta se recuperar bem antes de voltar a mexer nela. 😄
ola,
nickyfury: eu o coloquei hoje no escorredor (sem podar nada), e vou deixalo ali queto até o proximo inverno ou talves até o de 2011, para depois vir a mexer nele novamente.
joão josé: esta sim é uma boa inspiração para mim...
Obrigado.
nickyfury: eu o coloquei hoje no escorredor (sem podar nada), e vou deixalo ali queto até o proximo inverno ou talves até o de 2011, para depois vir a mexer nele novamente.
joão josé: esta sim é uma boa inspiração para mim...
Obrigado.