Ficus Retusa - L.A.
Leonardo A.14/12/2009 19:58
Ficus Retusa - L.A.
Galera to colocando foto de um Ficus que comecei do Zero faz uns quatro anos !!! (Editado) Galera falei quatro anos, mas estava pensando, fazem 3 anos que recomecei, desculpem.
O meu cachorro fez o favor de comer o tronco dele, e não tive outra escolha se não recomeçar !!!!
Como éra antes do segundo "ataque"
Comentem a vontade !!!!

Alexandre S. Coelho14/12/2009 20:38
Leonardo Parabéns!!!
Linda estilização!!!
Cuidado com os arames, se começar a marcar, retire e repita a aramação mudando o sentido das voltas 😉
Edu Miranda14/12/2009 20:40
Beleza. Vai ficar bem compacta.
marco_avelar14/12/2009 20:54
Realmete está ficando muito bom. Parabéns pelo trabalho.
DigoF315/12/2009 00:35
ola, então o seu cachorro também gosta de podar os bonsai? já perdi muitos porcausa da minha cadela hehe.
A planta enta ficando muito bonita, o tronco esta com ótima conicividade, agora é ramificar bem estes galhos...
t+.
Laudir15/12/2009 09:41
Pena q minha cadelinha nao é muito ligada em bonsai rsrsrs
ROGÉRIO DIAS15/12/2009 09:59
PUTZ
SE SEU CACHORRO FEZ ISSO SÓ COM A BOCA,,,IMAGINA SE DER UM ALICATE BOLA PRA ELE....ESSE SEU CACHORRO TÁ SE SAINDO UM GRANDE BONSAÍSTA...BRINCADEIRAS A PARTE,,,SUA PLANTA VAI FICAR SHOW.
Rodrigo Tavares15/12/2009 11:36
Leonardo, eu concordo com o Rogério, chama seu cachorro para participar do Forum, quero alugá-lo para "trabalhar" alguns dos meus bonsai...
A propósito, qual é o nome do cão artista?
Leonardo A.15/12/2009 11:56
Alexandre Coelho - Obrigado pela dica, ja tive alguns ficus estrangulados pelo arame, pq eles crescem uma barbaridade !!.
Edu Miranda - Foi bem essa a minha idéia, fazer um bonsai emcorpado e baixo.
Marco Avelar - Obrigado pelo elogio, mas tem chão ainda pela frente pra ficar bonita !!!!
Rodrigo Sandi - Rodrigo ja perdi alguns bonsai tambem por causa do meu cão artista, alguns deram para recomeçar outros não. Por pouco que ele não viro sabão, ainda bem que sou calmo e gosto de animais, pq se não estaria lavando louça com ele agora heheheh !!!
Agora como vc disse tem que ramificar bastante. Vamos ver se consigo !!!
Laudir - Opa , se quiser mando o meu cão para dar umas aulas 😈 😈 hehehe Brincadeira !!!
Rogério Dias - Verdade Rogério, com ferramentas adequadas acho que meu cão vai longe kakaakakakak !!!!!
Rodrigo Tavares - Rodrigo a hora que quiser auxilio, eu mando ele pra passar uns dias ai com vc hehehe!!
O cão artista pertence ao meu irmão, é um Pit Bull chamado Brown, mas graça a deus ele deichou de ser vegetariano, agora só come ração !!!
Abraço galera !!!
Sergio Batalini15/12/2009 13:12
Ola Léo , parabens .
Cuidado ao tracionar os galhos com arame , junto ao arame que enrrolou eles podem "enforcar " o galho, impedindo a seiva de circular por ele ...
EZEQUIEL JUNIOR16/12/2009 11:21
Bela planta, tem boa base e boa conicidade, é só correr pro abraço...
Não deixa de atualizar ela.
Adoro o retusa...
Abraços
Laudir16/12/2009 11:22
Outra coisa que me chamou muito a atenção neste seu exemplar sao as raízes aéreas.
Mais uma vez Parabéns!!!
Leonardo A.17/12/2009 10:44
Bonsérgio - Obrigado !!!
Quanto ao tracionamento, somente o do tronco é que esta tracionado, mas bem pouco, o galho nem tracionado esta, foi só pra abaixar um galho fino, pra economizar arame hehe!
Mas pode deixar que vou ficar de olho !!!!
Ezequiel Junior - Obrigado!!! tambem adoro o retusa, quanto a atualizacões, irei postar uma foto sem os "matinhos" que estão nas raizes !!
Laudir - Obrigado mais uma vez !! Quanto as raizes aéreas, o mérito é todo da planta !!!!
Leonardo A.17/12/2009 13:59
Uma foto decente sem mato !!!!

DigoF317/12/2009 14:02
ola, agora é esperar ramificar, esta base é muito boa...
caprixe na adubação.
t+.
Franz Lopes17/12/2009 14:57
Quando estas raízes aéreas se fundirem completamente com o tronco, vai ficar ainda melhor!!!
Sou fã desta espécie de Ficus.
Parabéns!
Leonardo A.26/03/2010 00:26
Uma fotinho dela hj, ao lado da garrafa (não to fazendo propaganda pra soda) é a unica coisa que tinha por perto hehehe!!

Leonardo A.09/02/2012 23:03
Ola pessoal.
Mais uma atualização, o antigo apice foi quebrado durante a mudança 😢
Esta ai comentem!!

Lucinei Reis09/02/2012 23:14
Parece que os acidentes que acontecem com ela por ironia só faz melhora rsrsrs 😉
wlsjurai10/02/2012 08:50
Belíssimo trabalho Lenonardo!!
Nem parece a mesma árvore!
Tiago R10/02/2012 10:23
Muito bom.
Sergio Batalini10/02/2012 16:28
Galho quando quebra é 'SODA' .. 😂 tem que refazer...
gilbertovm11/02/2012 00:49
Gostei das raizes aéreas.
Leonardo A.12/02/2012 12:31
Lucinei Reis, valeu, mas espero que os acidentes parem por aqui, né !! rss Abraços.
wlsjurai, Obrigado, e realmente quase nem é a mesma arvore, na verdade só sobrou o nebari desde a primeira foto rss. Abraços.
Tiago R, obrigado !! abraço.
Bonsérgio, é sóda com certeza, mas faz parte do show. abraço.
gilbertovm, valeu, mas os creditos são da planta eu não fiz nada para induzir essas raizes, foi espontâneo! abraços.
Leonardo A.12/02/2012 12:32
Uma foto fresquinha !!