Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Opniões sobre pinheiro negro

rnpelarin15/12/2009 13:51
Opniões sobre pinheiro negro
Olá galera !!!

Um amigo meu esteve no viveiro do mestre Hidaka neste fim de semana e comprou pra mim um pinheiro negro. Gostaria de saber opiniões sobre qual estilo seria melhor e o que já posso ir fazendo com ele nesta época do ano, pois li algumas coisas sobre eles e sei que são um tanto complicados de le dar. Valeu

DigoF315/12/2009 14:41
ola, que lindo este pinheiro negro, nesta época do ano acredito que não tem nada a fazer a não ser adubar, e no verão mesma coisa, no oltono acredito que vc pode comessar a pinsar as agulas e no inverno vem a aramaçãoe poda.
Enquanto isto va estudando e dezenhando o melhor para a sua planta.

boa sorte...
t+.
Edu Miranda15/12/2009 17:32
Muito bonito mesmo, sujiro uma boa leitura a respeito.
rnpelarin15/12/2009 17:39
Eu estava pensando fazer um moyogi nele, não sei o que os amigos acham... aguardo sugestões.

valeu 😄
RicardoGV15/12/2009 19:14
rnpelarin,

Belíssimo pinheiro que voce adquiriu... analisando outros estilos parece-me que o moyogi é uma escolha certa que voce fez... no que decidir uma boa sorte e que dê tudo certo com seu pinheiro negro.

Volte a postar assim que fizer alguma mudança, abraços..

RicardoGV
Markus Von Kossel15/12/2009 23:11
Eu fariia um moyogi tmb..... tem galho nas convexidades.... parece facil de fazer um um ereto informal!
Podando após queles brotos depois da segunda curva e usando um deles de ápice!
Será?
Sergio Batalini16/12/2009 13:44
Na minha modesta opinião : não faça nada ...
por enquanto deixe ele se adaptar ao novo lar , apenas namore e adube ... em maio/junho/julho de 2010 vc começa a trabalhar nele , com pinsagens e podas e aramagens... boa sorte e parabens...
PS: É dificil ver uma planta ruim do metre Hidaka , mesmo as comerciais tem a mão do mestre...
rnpelarin22/12/2009 15:09
Pessoal, em relação ao sol, li que ele gosta de bastante, que pode deixar o dia todo no sol. Inclusive posso deixa-lo no sol do meio dia ? Por que aqui no interior de são paulo, reginão noroeste, é bem quente, embora la no mestre ficava o dia todo no sol, mas atibaia talvez seja diferente o clima daqui.

valeu a todos 😄
RicardoGV22/12/2009 17:32
Amigo, se onde mora o clima é mais quente de onde a planta estava, aconselho deixar em local que pegue um sol brando, uma meia sombra...
Como disse nosso amigo mais experiente Bonsérgio, deixe-a aos poucos se adaptar com o novo lar, pois qualquer desequilíbrio pode comprometer a saúde do seu pinheiro... faça o melhor que puder para ele... qualquer dúvida estamos aqui à disposição.

RicardoGV
Elio22/12/2009 21:57
Olá Rafael!
Como o pessoal disse, por ora nada a fazer.
Podar PN fora de época é morte certa.
Moyogi, bem baixo, aproveitando a primeira curva e usando somente os raminhos novos para formar nova ramificação.
Com certeza dará um belo bonsai.
Demorado mas, PN é assim mesmo. É para testar nossa paciência.......rsrsrs!

abraço
rnpelarin12/01/2010 15:51
Beleza pessoal, já deixei-o num lugar mais adequado para adaptação.

Alias, meu viveiro inteiro eu coloquei um sombrite, pq o sol do meio dia estava queimando muitas plantas, aqui realmente o clima é bem forte 😲 .

O mestre Hidaka disse que em fevereiro deveríamos fazer o mekiri no pinheiro negro.

Andei lendo bastante na internet sobre a tecnica, mas é meio confuso, não entendi muito bem o que realmente eu teria que fazer em fevereiro. Alguém sabe como seria este procedimento ?

Valeu 😄
Elio12/01/2010 17:43
Rafael, eu fiz hoje, mekiri em 3 pinheiros negro.
Trata-se de pinçar as agulhas velhas, as agulhas que estão nas axilas dos galhos, as que estão embaixo e acima dos galhos, deixando poucas agulas onde vc quer que novas brotações surjam.
Pinçando agora as agulhas serão menores do que as que pinçamos no inverno.

abraço
Illex12/01/2010 17:44
Pelarin,

É uma poda de brotações maduras (rebentos maduros), separei um arquivo que está disponível na internet, não sei se chegou a ler o mesmo, nele temos uma explicação muito boa sobre o "mekiri", e também sobre o "metsumi".

Aqui uma parte do texto:

..."Para o pinheiro negro do Japão, que é um pinheiro forte, podamos, com a tesoura, todo o novo
crescimento na sua totalidade, por cima das agulhas do ano precedente, deixando alguns
milímetros da brotação mais recente, para evitar a retracção da seiva..."

Confira o arquivo completo no site:

http://clubebonsaidoalgarve.files.wordpress.com/2008/10/microsoft-word-a_cultura_e_formacao_dos_pinheiros_em_bonsai.pdf

Para lhe ajudar um pouco mais aqui um material (vídeo) de Tomio da Nipon Bonsai. Hidaka-san da uma ampla aula sobre "matsu". Confira:

http://picasaweb.google.com.br/lh/photo/q6Ya171naNMRZnRwrtmHlw?feat=directlink

Abraços:

Illex
gustavomartins13/01/2010 13:48
Mekiri
tenho uma dúvida no mekiri a gente corta a ponta do galho deixando algumas agulhas, eu deixo mais agulhas nos galhos mais fracos ou nos mais fortes???? e no apical eu posso fazer mekiri tb?? o seja cortar a ponta do galho e deixar apenas alguns pares de agulhas onde cortei.
rnpelarin25/01/2010 14:58
Ola galera, 😄

Seu eu fazer o mekiri agora em fevereiro, posso fazer junto também o transplante ?

outra coisa, não sei se é impressão minha, mas parece que ele não com um verde mais opaco , será que é normal ?

valeu
Elio25/01/2010 20:27
Olá Gustavo!

Não pode a ponta dos galhos agora. Quando as velas estiverem grandes aí é ora de podar, algumas totalmente, outras, parcialmente.

Rafael, não transplante agora, o risco de morte é muito grande. Deixe para o inverno.
Acículas mais opacas pode ser excesso de sol (principalmente o da tarde) ou presença de ácaros.

abraço
Alexandre S. Coelho26/01/2010 12:32
Oi Rafael

Bela aquisição!!!
Depois das aulas dos amigos acima, deixo uma proposta para futuro deste teu PN:
rnpelarin26/01/2010 16:30
Beleza Elio, vou seguir o seu conselho, valeu pela dica.

Alexandre, muito bom o seu projeto, gostei muito da sua dica.

Deixei o pinheiro de volta no sombrite junto com os outros bonsais, onde das 11 h até o umas 14 h ele pega sol intenso e o sombrite diminui um pouco. Antes estava deixando ele fora do sombrite pq andei lendo que ele gostava de sol, mas acho que o sol aqui na minha região é muito forte.

valeu a todos 😄