Ficus - dezembro 2009
Tiago R15/12/2009 19:39
Ficus - dezembro 2009
Importante: Sou iniciante.
É um Ficus retusa ou benjamina?
A historia desse Ficus é triste. Foi comido por cavalos durante mais de 1 ano, até que meu pai me falou sobre ele.
O tronco era grande e para diminui-lo cortei 15cm dele. Com esse corte radical sobrou apenas uma raiz aérea. Coloquei um substrato com boa drenagem, no escorredor. Podei vários galhos e fiz a desfolha total, deixando apenas os brotos.
Tenho fotos antes da desfolha total. Futuramente tirarei outras:
Fiz pequenos cortes no tronco e acrescentei um papelão de rolo de papel higiênico em volta do tronco, cheio de terra. Isso para estimular o crescimento de raízes.
Hoje notei dois brotos virando folhas, e uma raíz saindo pelo furo do escorredor. Também notei um pedaço do tronco murchando, mas de qualquer forma é um pedaço que vou cortar futuramente.
obs: coloquei pasta dental nas pontas dos troncos que cortei.
O que vocês veem nessa arvorezinha? Da pra fazer alguma coisa? Tem futuro? Sugestões?
Obrigado amigos.
Tiago R15/12/2009 21:19
Tirei outra foto agora a pouco... broto abrindo no canto superior direito.

Markus Von Kossel15/12/2009 22:30
Eu escolheria apenas um dos troncos e cortaria o outro por dois motivos: 1) conicidade invertida do tronco e 2) os galhos se cruzam.
Portanto, talvez seja melhor fazer um poda drástica e começar do zero, do que ir levando assim e ficar com uma planta com esses dois defeitos.
Vamos ver o que o pessoal comenta.
Boa sorte com a planta!
Tiago R15/12/2009 23:00
Obrigado Markus.
Vamos aguardar mais opiniões para eu me decidir do caminho a seguir.
marco_avelar15/12/2009 23:59
Powerslave o que disse o Markus está perfeito.
Espere a planta se recuperar e no inverno pode a planta retirando um dos galhos que estão se cruzando e talvez até os dois, deixando a planta bem baixa para eliminar o problema da conicidade. Com os galhos cortados você poderá fazer novos bonsais.
Não vale a pena continuar um trabalho com esses defeitos, será uma perda de tempo e o resultado final não será bom.
O bonsai deve ter a sua qualidade avaliada de baixo para cima e não o contrário, de nada adianta ter uma bela copa com um tronco e um nebari ruins. As pessoas leigas não percebem, mas entre bonsaistas uma conicidade invertida é um dos piores problemas.
ROGÉRIO DIAS16/12/2009 09:06
É
É UM FICUS BEIJAMINA....
PELO QUE DEU PRA PERSEBER PELA PRIMEIRA FOTO,,A FORQUILHA DÁ UMA CONICIDADE INVERTIDA NELA,,,,O QUE VC VAI FAZER DEPENDE MUITO DO QUE VC QUER COM A PLANTA,,,SE FOSSE MINHA EU COMEÇARIA DO ZERO.DÁ PRA VER QUE ELA TEM UM PRIEMIRO GALHO,,,EU CORTARIA UM POUCO ACIMA DELE,,,E COM AS BROTAÇÕES,IA TRABALHANDO A CICATRIZ PARA QUE A COPA ESCONDA A MESMANO CASO SUA PLANTA IA SER UM MAME ROKIDASHI.
Tiago R16/12/2009 10:49
Ela está com pouca raíz. Tirar um dos troncos agora vai ajuda-la ou prejudica-la? 😢 😢
Laudir16/12/2009 10:56
Aguarde ela se recuperar primeiro.
coloque à sombra e mantenha bem regada.
Pelo que vi, o substrato é bem drenante. Isso é muito importante.
creio que com 3 meses vc pode trabalhar a copa, mas aguarde mais opiniões.
ROGÉRIO DIAS16/12/2009 11:12
É
VC PODE ESPERAR SIM,,,QUANTO A RAIZ, É O SEGUINTE,,,A RAIZ É POR ONDE A PLANTA SE ALIMENTA,,,QUANTO MENOS GALHOS E FOLHAS,,,MENOS SEIVA A RAIZ TEM QUE DISTRIBUIR,,SENDO ASSIM ELA FORÇARÁ NOVAS BROTAÇÕES,,PODANDO ALGO AGORA NÃO PREJUDICARIA SUA PLNATA EM RELAÇÃO AO PERCENTUAL DE RAIZ PRA QUANTIDADE DE GALHOS.MAS É BOM ESPERÁ ELA SE RECUPERÁ DO ESTRESS .SE ELA TIVÉ COM POUCA RAIZ,,,ELA SE RECUPERA MELHOR COM POUCOS GALHOS E FOLHAS.
Tiago R16/12/2009 12:21
O substrado dela é bom, mas acho que exagerei na terra. Ficou numa proporção de 50% terra, 50% pedriscos.
Pensei em retirar para ver como está as raízes, e aproveitar e tirar um tronco. Sou impaciente porque sou iniciante, quero ver como ela está por dentro. Hehehe.
Posso fazer ou não?
Tiago R16/12/2009 17:07
Ócio é um problema. Olha o que eu fiz:
Passei pasta de dente na cicatriz enorme e horrível.
Esse substrato predominante é pedrisco, retirado no córrego do meu sitio.
Coloquei uma camada desse pedrisco, acertei o tronco, coloquei areia de construção por cima das raízes, depois mais pedriscos, depois um pouco de terra preta, depois esterco curtido, e finalizei com mais pedriscos e alguns pedaços de tijolo moído para conservar umidade.
A questão é:
Coloquei muitos pedriscos?
O substrato anterior era muito terroso e quando tirei vi que estava compactando.
mortykus17/12/2009 15:19
Cara, eu não sou profissional, mas acho que o melhor a se fazer no substrato é misturar o que vc vai usar.
Se colocar assim, em camadas, a planta reage diferente a cada camada, o que não é o desejado.
Misture os "ingredientes" e plante seu ficus, creio que ele irá reagir melhor!
Quanto ao tanto de pedrisco, creio que não seja muito não, é até bom que a raiz respira bem!
ROGÉRIO DIAS17/12/2009 16:52
É
O FICUS GOSTA DE SUBSTRATO QUE DRENE BEM,,,MAS QUE SEGURE UM POUCO DE HUMIDADE,,,SUJIRO UM POUCO DE MATÉRIA ORGÂNICA NOS PEDRISCOS,,,TEM QUE MISTRURAR TUDO SIM....ASSIM QUE FOR BROTANDO,,,VC PODE IR CORRIGINDO A CICATRIZ.
Tiago R17/12/2009 16:59
Na verdade está misturado, só que fui pondo em camadas e misturando com um palito. Então tem pontos que predomina certo material..