Ficus - dezembro 2009
Tiago R15/12/2009 19:39
Ficus - dezembro 2009
Importante: Sou iniciante.
É um Ficus retusa ou benjamina?
A historia desse Ficus é triste. Foi comido por cavalos durante mais de 1 ano, até que meu pai me falou sobre ele.
O tronco era grande e para diminui-lo cortei 15cm dele. Com esse corte radical sobrou apenas uma raiz aérea. Coloquei um substrato com boa drenagem, no escorredor. Podei vários galhos e fiz a desfolha total, deixando apenas os brotos.
Tenho fotos antes da desfolha total. Futuramente tirarei outras:
Fiz pequenos cortes no tronco e acrescentei um papelão de rolo de papel higiênico em volta do tronco, cheio de terra. Isso para estimular o crescimento de raízes.
Hoje notei dois brotos virando folhas, e uma raíz saindo pelo furo do escorredor. Também notei um pedaço do tronco murchando, mas de qualquer forma é um pedaço que vou cortar futuramente.
obs: coloquei pasta dental nas pontas dos troncos que cortei.
O que vocês veem nessa arvorezinha? Da pra fazer alguma coisa? Tem futuro? Sugestões?
Obrigado amigos.
Tiago R15/12/2009 21:19
Tirei outra foto agora a pouco... broto abrindo no canto superior direito.

Markus Von Kossel15/12/2009 22:30
Eu escolheria apenas um dos troncos e cortaria o outro por dois motivos: 1) conicidade invertida do tronco e 2) os galhos se cruzam.
Portanto, talvez seja melhor fazer um poda drástica e começar do zero, do que ir levando assim e ficar com uma planta com esses dois defeitos.
Vamos ver o que o pessoal comenta.
Boa sorte com a planta!
Tiago R15/12/2009 23:00
Obrigado Markus.
Vamos aguardar mais opiniões para eu me decidir do caminho a seguir.
marco_avelar15/12/2009 23:59
Powerslave o que disse o Markus está perfeito.
Espere a planta se recuperar e no inverno pode a planta retirando um dos galhos que estão se cruzando e talvez até os dois, deixando a planta bem baixa para eliminar o problema da conicidade. Com os galhos cortados você poderá fazer novos bonsais.