Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ligustro 2003-2009

vhobus17/12/2009 10:57
Ligustro 2003-2009
Fotos do desenvolvimento de uma de minhas plantas:

Material coletado em jardim abandonado. Não precisa ser caro pra fazer bonsai.
O tempo é importante. 6 anos é pouco tempo pra fazer um bonsai, mas já se mostra algum desenvolvimento.
A piracanta que ganhou 1º no shohin está sendo trabalhada pelo Zé a +ou- 7 anos.
As vezes queremos ganhar concurso com plantas de 2 ou 3 anos, e por isso queimamos nossas fichas muito cedo.
Por isso que eu pleiteio para que quem tá começando, não se preocupe com concursos, e sim com aprendizado. O tempo é fundamental!
Leonardo A.17/12/2009 11:40
Parabens Valdir, como sempre, nos mostrando belos Bonsai !!!!

ótimo desenvolvimento, e quando aquela cicatriz fechar, vai valorizar muito o bonsai !!!
Zezao17/12/2009 12:04
Parabéns Valdir,

Fico pensando, porque é que tem gente,
que tem aula, com os agora "masters",
até a mais de 10 anos e não consegue esses
resultados?

Falta de vontade de aprender ou de ensinar?

Grande Abraço meu amigo,
continue assim, você vai longe!
Parabéns!
Laudir17/12/2009 12:08
Um espetáculo hein....

Parabéns!
Marcos Castilho17/12/2009 12:30
Acompanho seus trabalhos desde anos atrás na nippon. Esse é lindo amigo.
Alexandre S. Coelho17/12/2009 12:40
Ei cara...

tú colocou a postagem no local errado, deveria ser no: CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA... 😂 😂 😂

Já tinha comentado lá no orkut, BELÍSSIMO TRABALHO, parabéns 😲 ❗ ❗ ❗
vhobus17/12/2009 18:06
Valeu pessoal!
Zé.... A poda radical foi vc quem fez, lembra? Durante esses anos de trabalho nessa planta, pude aprender muito sobre planejamento, desenvolvimento e estilização de bonsai. Foi uma escola pra mim.
Obrigado pela ajuda. ´
Podes ter certeza que vc colaborou muito com meu aprendizado. Hoje eu reconheço que aprendi muito mais com as poucas palavras tuas do que com muitos que falam pelos cutuvelos e não fazem nada.
Ainda lembro quando vc olhou pra ela e disse: "tem q cortar tudo". Pra um iniciante, parecia loucura... hoje se mostrou o caminho certo.
Mais um "baquinho" que virou bonsai!!!!!!

Alexandre... eu postei aqui de proposito. Ainda falta muito pra ser um trabalho de exposição. Apenas queria mostrar que o tempo é fundamental no processo.
Danilo Retucci17/12/2009 18:31
Que evolucao, esta planta realmente e uma aula desde a pota radical a sua estilizacao, eu notei como esta planta esta ficando harmoniosa olhe o nebari como acompanha o movimento do tronco, como galhos tem o mesmo movimento, isso sim e planejar que bom ver trabalhos assim !!!!!!!!!!!!!!!
Detalhe como esta planta passa uma tranquilidade conta uma historia linda nao canso de dizer parabens !!!!!!!!!
Arzivenko17/12/2009 18:42
Muito bom, demonstra domínio pleno das técnicas para a formação do bonsai. Pena que não temos mais destes tópicos por aqui, que nos inspiram em nossos próximos passos. Gostaria muito que outros com este tipo de experiência compartilhassem conosco seu conhecimento.

Obrigado.
Tiago R17/12/2009 22:04
PERFEITO.
Markus Von Kossel17/12/2009 22:37
Uma aula em poucas fotos!
Parabens
Paulo César Morais18/12/2009 01:32
Valdir, parabéns pelo trabalho e obrigado por compartilhar a evolução da sua planta.
Uma ótima aula de como fazer bonsai.
abraço a todos.
SEKI - Elio Luis Secchi18/12/2009 17:05
Valdir, parabéns pela evolução de planta e também parabéns pelas colocações. Acho que tem muito que se aprender por aí, não apenas em fazer bonsai mas em tratar com as coisas.
Se o amigo tem aí mais casos de plantas mostrando evolução desde o início, seria uma grande colaboração ao bonsai colocar isso aqui neste espaço a fim de todos poder acessar, aprender e se inspirar.
Já estou guardando esta sequencia em minha pasta de "passo a passo".
obrigado e um abraço.
RicardoGV18/12/2009 20:47
Valdir, excelente trabalho, um verdadeiro ensinamento para quem está começando... principalmente pra quem tem medo de podas drásticas, quando pensam que nunca irá se desenvolver...
Está de parabéns e obrigado por esta colaboração...

RicardoGV
Elio20/12/2009 15:48
Valdir!
Trabalho de extrema didática e percepção de harmonia!
Beleza, cara!
Como sou editor dos Boletins Técnicos da APB, se vc permitir, gostaria de salvar esse "Passo a Passo" para um próximo Boletim.
Abraço
araldi21/12/2009 23:57
Parabéns Valdir

Trabalhar conicidade, é algo que eu demorei para aceitar hoje sei da importância de olhar mais lá frente.

Outra técnica muito bem demonstrada é de deixar sempre a ponda do galho voltada para cima quando se deseja que o galho se desenvolva mais rapidamente.

Parabéns pelo tópico e pela planta.

Um abraço

Gerson Araldi
Ricardo Paiva22/12/2009 00:23
Mais um excelente trabalho mostrando que, como você mesmo falou Valdir, o tempo é muito importante. Mas também destaco que o bonsaísta deve olhar lá na frente. Sem visão e técnica aplicada de forma correta, o tempo não vai ajudar em nada.
Parabéns.

"O toco de hoje pode ser o lindo bonsai de amanhã" - Por Valdir e Zezão, hehehe.
Thiagonava22/12/2009 09:39
se um dia eu conseguir algo um pouco parecido com esse bonsai acho que vai ser a coisa mais perfeita que eu fiz..
parabéns... belíssimo bonsai
vhobus23/12/2009 09:21
Valeu pessoal!
Mais trabalhos em:
http://www.facebook.com/home.php?ref=home#/vhobus?ref=profile
Quem quiser ver e comentar, será bem vindo.