Chloroleucum tortum (pteco)
joão josé17/12/2009 20:20
Chloroleucum tortum (pteco)
Olá, amigos! Estou postando minha criança para avaliação e opiniões. Esta foto é de 12/07/09. Posteriormente colocarei uma mais atualizada e também a sua evolução em post adequado.

RicardoGV17/12/2009 21:33
Belo desenvolvimento e boa base estrutural... essa tração e aramação ja devem estar resultando o esperado por voce...
Voce pretende mecher na estrutura, em termos de poda ou irá deixá-la desse mesmo tamanho? (qual sua ideia?)
Aguardamos fotos atualizadas...
Parabéns pelo seu trabalho, está muito bom...
Boa sorte e sucesso
RicardoGV
joão josé17/12/2009 21:48
Olá, Ricardo! Os arames e trações já foram retirados, já estavam marcando após 4 meses de aramação. Já reduzi um pouco da ponteira, para evitar o "pine shape", e manter a característica de uma planta tropical. Preciso fotografá-la atualmente, mas as chuvas estão me dificultando, rs! Ah, o Nebari definitivo está em formação logo abaixo do que está sendo visualizado. Tem alguma sugestão? Fique a vontade!
RicardoGV18/12/2009 10:45
Pois é cara, a questão é ver mesmo uma foto atual para ver o trabalho que foi feito, mas como disse antes é uma bela planta, tenho certesa que voce esta fazendo seu melhor...
O nebari aparenta ser bom com características próprias, mas seria preciso ve-lo de outro angulo para que eu pudesse, talvez, dar alguma sugestão...
Não ligue pra chuva... é um bem estar para as plantas 😄 , vamos aguardar o tempo de novas fotos sem pressa... 😉
Abraços, tudo de Bom !!!
RicardoGV
DigoF318/12/2009 11:08
Parabéns a planta esta muito bonita, agora na minha opinião éla ainda presisa de uma boa redução de tamanho das folhas e de almento de ramificação 😉.
boa sorte...
t+
Laudir18/12/2009 11:38
nao sei se é ilusao de ótica mas parece que no primeiro galho existe uma conicidade invertida
Vhalveruth18/12/2009 11:53
bela planta, vi um bonsai de piteco em uma exp de orquideas em pomerode-sc e des de lá eu to querendo um =)
joão josé18/12/2009 23:04
Para quem quiser avaliar melhor a disposição dos galhos, ela após desfolha, em junho passado. É óbvio que os galhos iniciais não seguem as regras niponicas, mas se seguisse a risca, a planta viraria um "esqueleto"!
Ah, e ela há alguns anos atrás:

Elio20/12/2009 15:52
João, como vc mesmo disse: Reduzir a copa.
Aliado a isso, um vaso bem baixo (O pitheco suporta bem) vai reduzir muito a altura da planta dando uma maior e bem melhor proporcionalidade.
Já está bonita.....vai ficar belezura!
abraço
joão josé20/12/2009 17:13
Oi, Elio, tudo bem? Realmente o vaso está maior, mas é proposital devido ao nebari em formação abaixo. E, ainda, pretendo um maior engrossamento nos próximos dois anos.
Percebam o que está por surgir em breve:

Angela Fernandes20/12/2009 22:08
Olá !!!!!!!!!!
João José, belo exemplar o seu de piteco. Aliás, amo esta planta e ela responde muito bem a desfolha e a poda.
Esta época aqui é a melhor para a desfolha e aí ????
Bem, agora, pela sua proposta então é ajudar a formar um nebari mais interessante.
É isso mesmo ????
Pensou em que ?
Continue nos mostrando o desenvolvimento..........
joão josé20/12/2009 22:15
Olá, Ângela! Eu desfolho aui em qualquer época, na verdade, só evito no fim do outono e inicio de inverno pela demora na volta das folhas. Mas mesmo este ele foi desfolhado em junho. Quanto ao nebari pretendo retirar as raízes maiores e engrossar as logo abaixo, selecionando as melhores ou ainda juntando em grupos como Hidaka faz com seus pinheiros (não sei se vai haver necessidade já que elas engrossam rápido), fazendo algo mais proporcional. O nebari novo foi feito através de um vaso invertido logo abaixo do nebari antigo, há uns dois anos atrás. Vou postando outras fotos futuramente! Obrigado pelos elogios!
nickyfury21/12/2009 09:42
bonsai
Para formar um nebari razoável, eu manteria a técnica do apoio sob as raízes, como vc descreve, mas replantaria em uma bacia plastica grande, o que iria permitir um desenvolvimento melhor, proporcionando ainda um engrossamento mais rápido do tronco. 😄
Parabenizo o nobre colega pelo excelente trabalho realizado até agora. Certamente, em pouco tempo, terá em mãos um belissimo exemplar. 😄
joão josé21/12/2009 11:23
As vezes, a ansiedade é maior que a razão, 😄 .
joão josé11/02/2010 09:41
A raíz estava me incomodando... tirei... não sei se me arrependerei!

joão josé13/07/2010 21:59
Uma redução do ápice e desfolha:

E já está rebrotando.
Leonardo A.13/07/2010 22:52
João show de pteco, cada vez melhor !!! 😲 😲
agora esta ultima foto que vc postou, me incomoda a ramificação do 1º galho estar tapando a visão do tronco, esta poluindo!! Acho que a frente ficaria melhor girando ela um pouco no sentido anti horario, melhorria tbm a questão de ter dois galhos do mesmo lado, assim o 2º galho viraria de fundo.
No mais parabens guri!!!! Belo bonsai !!!!!
abraço.
joão josé13/07/2010 23:12
Você tá certo, Alexandre! A foto foi tirada meio as pressas, dando esta impressão. Quanto a 1º, 2º e 3ºs galhos, não esquento muito com isto e sim com o conjunto me passando naturalidade. Mas, se podemos unir os dois, tanto melhor! Obrigado pelos toques!!
Anderson Almeida14/07/2010 09:12
Eta João
Esse material está lindo mesmo,
sei que o tempo, vai ajudar melhorar cada vez mais,
continue postando a evolução, é um prazer,
acompanhar essa espécie.
Um abração amigo
Laudir14/07/2010 10:30
SOU PARANÓICO COM PITECOS.
ganhei umas 30 sementes ... das que germinarem vou segurar somente uma no escorredor... o resto vo plantar tudo no meu terreno kkk
Parabéns pelo seu belo exemplar! Tens conduzido ele perfeitamente
joão josé12/12/2010 00:00
Não gostei desta fot, depois tiro outra, mas aí vai ela atualmente:

Pedro Catarin12/12/2010 00:06
É... não ficou mesmo muito boa, o reflexo do espelho atrapalha, mas mesmo assim da para ver a planta, que coisa mais linda hein?
Parabéns pelo trabalho!
Abraços!
Ricardo Paiva12/12/2010 01:59
Tá de brincadeira né João?
Seu piteco tá um espetáculo, meus parabéns.
joão josé12/12/2010 22:38
Pedro Catarin12/12/2010 22:43
😮 😲 Fantástico!!!
Quanto ao vaso, não sou muito bom nesse assunto mas acho que um retangular ficaria melhor, de preferência tons de marrom escuro...
Você tem motivos de sobra para se orgulhas João! Parabéns!
Abraços!