Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Paineira

d.puerta19/12/2009 12:26
Paineira
Olá a todos,

preciso de ajuda com esta paineira.

Há seis meses, logo que a trouxe para casa:

depois de uma poda:

atualmente:

Parece que voltei a estaca zero após a poda. O que devo fazer agora?

Alguém tem alguma idéia de como conduzi-la?

Ajudem este pobre novato, por favor 😉
joão josé20/12/2009 00:15
Na minha, eu só consegui melhorar esta tendência fazendo um corte em cruz após a poda, com mais ou menos 1 cm de profundidade. Cada pedaço produz pelo menos um "olho" novo. Aí, então, pinçagem constante e paciência! Em tese é isto. Aguarde outras sugestões dos amigos com mais experiencia na espécie.
Rodrigo Tavares20/12/2009 13:15
Olá Daniel, pelo que já li aqui no Forum, as paineiras têm a tendência de "mandiocar", ficando com o tronco fino. Pq vc não tenta escorredor e mamadeira, ou usa um vaso maior, com bastante pedrisco/areia?
Só uma sugestão, quem sabe os usuários + experientes poderiam ajudar... 😉 😉 😄
d.puerta20/12/2009 14:30
ok, obrigado 😉

será então que o ideal é fazer uma nova poda?

aguardo novas sugestões ❗
joão josé20/12/2009 17:28
Eu acho que não tem outra escolha!
Arzivenko20/12/2009 21:46
A paineira requer uma técnica bem peculiar para que se consiga bons resultados. Eu normalmente podo bem em baixo, os ramos novos (normalmente poucos) eu traciono, pois a aramagem é complicada já que a planta cresce muito rápido. Quando os galhos tracionados atingem o calibre desejado, poda neles novamente, e o procedimento se repete.
ALEXNOCERA21/12/2009 14:04
Realmente eu só consegui uma boa ramificação após uma poda radical no tronco, deixando apenas uns 10-12 cm.
Arz, a poda nos galhos secundários, também deve ser bem curta, próximo ao tronco ? Os galhos devem estar bem maduros ?
Sds alex.