RCS - Meu pé de Acerola - Atualização 20022010
ricardosantos0719/12/2009 18:34
RCS - Meu pé de Acerola - Atualização 20022010
Boa tarde pessoal!
Comprei esta Acerola ontem num supermercado aqui em Salvador. Já coloquei ela num escorredor para engrossar e posteriormente colocarei numa mamadeira.
Peço a opinião de vcs quanto ao estilo a ser adotado nela e quanto aos cuidados que devo ter com esta espécie. Se alguem puder fazer uma projeção eu agradeço!
Abraço a todos!
Seguem as fotos:
Abraços!!
Ricardo Santos
Salo19/12/2009 20:29
Olá Ricardo !!!!!
A aceroleira é uma espécie que eu gosto muito, tenho uma há algum tempo, a qual estou tentando transformar em bonsai.
Com esse tronquinho reto que a sua planta apresenta, acredito que o estilo hokidachi ficaria legal. Teria que retirar esses galhos mais baixos, deixando somente os galhos que saem de cima.
Uma coisa que reparei foi o substrato que usastes no escorredor, parece que tem muita terra. Isso não é muito bom, pois diminui a aeração e compacta o substrato facilmente. O ideal seria acrescentar uma quantidade boa de cacos de telha. No entanto não faça isso agora, pois a planta já está bem estressada com o transplante que foi feito nessa época. Deixe para fazer somente na primavera do ano que vem, mas tome cuidado com as regas, para não deixar o substrato enxarcado demais.
Att,
Salo
ricardosantos0720/12/2009 14:15
Salo escreveu:
Olá Ricardo !!!!!
A aceroleira é uma espécie que eu gosto muito, tenho uma há algum tempo, a qual estou tentando transformar em bonsai.
Com esse tronquinho reto que a sua planta apresenta, acredito que o estilo hokidachi ficaria legal. Teria que retirar esses galhos mais baixos, deixando somente os galhos que saem de cima.
Uma coisa que reparei foi o substrato que usastes no escorredor, parece que tem muita terra. Isso não é muito bom, pois diminui a aeração e compacta o substrato facilmente. O ideal seria acrescentar uma quantidade boa de cacos de telha. No entanto não faça isso agora, pois a planta já está bem estressada com o transplante que foi feito nessa época. Deixe para fazer somente na primavera do ano que vem, mas tome cuidado com as regas, para não deixar o substrato enxarcado demais.
Att,
Salo
Salo,
Obrigado pelas orientações!
Qual a melhor forma de rega para a Acerola? 02 vezes ao dia ou apenas uma? Quando regar deixo encharcar ou rego mais moderadamente?
Abraços!
Ricardo
Salo20/12/2009 20:52
Caro Ricardo,
Quando um substrato é bem aerado não existe a possibilidade de deixá-lo enxarcado, visto que a água flui por ele, não importa o quanto reguemos, ele nunca enxarcará. Nesse caso a rega se faz necessária até umas três vezes por dia, em dias muito quentes.
Todavia o substrato dessa aceroleira me parece que enxarca fácilmente, dessa forma, o ideal seria não deixá-lo enxarcar. Realizar as regar com moderação e analisar se o substrato se encontra úmido. Isso pode ser verificado encostando as costas das mãos na parte de cima, se estiver seco pode dar uma regada, mas sem exagero.
Sempre deixe o substrato úmido, não enxarcado. A aceroleira gosta de água, mas sem exageros.
Como você acabou de transplantá-la, o melhor a fazer é deixá-la em meia sombra, evitando o sol intenso. Não abube por enquanto, daqui 45 dias pode iniciar a adubação e colocá-la em sol pleno.
Na minha acerola estou usando, no escorredor, um substrato composto basicamente por 25% de terra + 25% de esterco de boi bem cutido e + 50% de cacos de telhas. Na mamadeira uso 50% de esterco de boi bem cutido e + 50% de terra misturada com casca de pinus. Os resultados têm me agradado bastante.
Att,
Salo
nickyfury21/12/2009 10:08
bonsai
Ricardo, um substrato que tenho utilizado com sucesso em minhas aceroleiras é composto de: pedrisco, terra de cupinzeiro queimada, caco de telha, casca de pinus, carvão de bambu e plantax (este ultimo é um substrato comprado pronto, muito usado na horticultura, para germinação de sementes). 😄
Os ingredientes são todos fragmentados em granulos do tamanho de um grão de feijão pequeno, misturados na mesma proporção. Isso permite uma boa drenagem, por ocasião da rega, sem encharcamento, mantendo a umidade necessária a boa formação das raízes capilares. Além disso, permitem tambem a oxigenação otimizada no subsolo, ideal para o desenvolvimento da planta. 😄
Sua muda parece estar bem saudável. Então, é cuidar de mante-la onde está plantada, e como dito pelo colega, adubar somente após transcorridos 45 dias do envase, permitindo sua recuperação gradativa. 😄
ricardosantos0721/12/2009 10:33
Re: bonsai
Obrigado a todos pelas orientações!
Vou seguir a risca!
Grande abraço!!!
Ricardo
ricardosantos0702/01/2010 20:46
Re: bonsai
Pessoal,
Seguem abaixo as fotos atualizadas com as novas brotações:
Não sei se deixo crecer mais ou se faço uma poda nos galhos para definir o estilo!!!!

EZEQUIEL JUNIOR04/01/2010 09:15
Olá Ricardo,
sua planta está com bom aspecto. Tenho algumas aceroleiras em casa, é uma planta que se desenvolve muito rápido e responde muito bem às intervenções. As que tenho foram semeadas por mim há uns 2 anos. O que posso dizer por experiência própria é que elas adoram matéria orgânica. No escorredor eu uso areia grossa, pura. Na mamadeira eu uso esterco de gado curtido com uns 20% de areia grossa pra ajudar na drenagem. Adubo químico eu uso o Basacote.
Pelo visto vc irá seguir o hokidashi como proposto anteriormente pelo colega. Minha sugestão, é que vc arame os galhos e dê uma rebaixada nos da extremidade melhorando o posicionamento deles, para "abrir" a copa. Enquanto permanece com os aramentes ela irá começar a soltar raíz pelo fundo o escorredor, daí está na hora da mamadeira. Retire então os arames e coloque-a na mamadeira. Caso os galhos ainda não permanecam sozinhos na posição que vc colocou, arame novamente e reposicione, mas tome cuidado para não marcar, já que ela irá crescer com mais vigor. Deixe ela crescer livremente por uns 2 anos, sem desfolha, sem poda, depois pode os galhos no comprimento correspondente à uns 60% da altura entre a base e o início da ramificação, corte todos os galhos neste comprimento. Se ela tiver 10 cm da base até a altura do início da ramificação, corte os galhos deixando-os com 6 cm aproximadamente. Neste ponto, vc terá uma planta já com boa base, com a base dos galhos já formada, daí é só ir formando a copa com podas nesta proporção.
As aceroleiras tendem a emitir brotos opostos, retire todos deixando apenas os dois últimos da ponta do galho, quando estes estiverem com uns 40 cm de comprimento, pode-os novamente. Vai fazendo assim até formar a ramificação necessária para o estilo pretendido.
Com o tempo, vc vai postando sua planta pra gente ir acompanhando com vc o desenvolvimento dela.
Abraços e boa sorte.
Sergio Batalini04/01/2010 14:14
Falou e disse .. Ezequiel ...
A meu ver ..tá tudo aí Ricardo , e como percebeu , é um projeto para no minimo uns 5 anos ... e muita historia prá contar... Boa sorte.
ricardosantos0720/02/2010 13:33
ricardosantos0701/03/2010 21:53
Pessoal, alguem que tem mais experiência com esta espécie pode me ajudar me indicando a melhor fórmula para adubação?
Quanto de TM e qt de FO ou outro tipo de fertilizante???
Obrigado!!!
Sergio Batalini02/03/2010 14:16
Ola, vc pode intercalar semanalmente com TM+FO.. adubo quimico raiz... adubo quimico foliar .. adubo organico .. e depois repetir a serie ..
Prá falar a verdade Ricardo .. algumas nativas são tão adaptadas e resistentes que "se criam sozinhas " , sem exigirem maiores cuidados ... fica tranquilo que tá indo muito bem ... 😄