Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Mame

Ricardo Paiva20/12/2009 01:29
Ficus Mame
Este ficus microcarpa foi retirado de uma rachadura em um muro. Não tem o registro da data correta, mas acho que foi no início de 2008.
Bem, como já apresentava uma boa conicidade no tronco, fiz algumas podas nos galhos nos galhos, inclusive zerando a planta para formar uma estrutura mais adequada.
Foi transplantada para este pequeno vaso de treinamento. Ainda tenho dúvida sobre a frente e um dos galhos posicionados a frente da planta, se o deixo ou elimino.

Reposicionando a posição da planta – será?

Gostaria d aopinião dos amigos.
marco_avelar20/12/2009 01:57
Ricardo que belo achado!

Eu acho que seria bom retirar o galho da frente.

Quanto a posição eu prefiro a da primeira foto, deixa a planta mais imponente, mais sólida, como aquelas que têm ganho concursos de shohin ultimamente.

Abraço!
joellagunasc20/12/2009 08:47
Que achado em Ricardo. aqui em laguna tem muitos ficos que nascem nos muros , nas paredes , nos telhado.

Parabens
edson060520/12/2009 08:50
Ricardo,
também acho que o galho deve ser retirado. Me parece que é apenas uma ligeira mudança de posição quanto às duas fotos para a frente, por isso a minha pergunta é: em qual delas o nebari fica melhor posicionado? Também acho a primeira foto melhor, mas talvez deva levar isso em consideração...
Abraço.
Edson.
RicardoGV20/12/2009 10:48
Nossa que maravilha!!!

Ricardo, vou vasculhar uns muros aqui da região, será que acho algo como isso??? 😂 , ho vontade... vamos deixar com voce...

O que o edson disse é importante creio eu, a posição do nebari pra determinar o corte do galho que está pra frente...
Após o trabalho e desenvolvimento, volte a postar essa pequena beleza!!!

Abraços, tudo de bom

RicardoGV
Elio20/12/2009 11:25
Ricardo, vai ficar um mame de Ficus retusa Show!
Eu tiraria esse galho que atravessa. Muitos outros nascerão em toda volta e aí é só escolher.
Eu tenho um menorzinho. Pelei toda a volta e rebrotou intensamente. Agora já está com os galhinhos aramados e baixados para manter a altura.
Ah, eu ficaria com a posição, inclinação e frente da primeira foto.

abração
Ricardo Paiva21/12/2009 07:55
Decidido então: vou retirar aquele galho. Depois posto nova foto.

Marco - a maioria também prefere a 1ª foto, valeu.

Joel - estas plantas em rachaduras esconde verdadeiros tesouros e retirando-as, além de ter um excelente material, estas ajudando além da árvore, o dono do imóvel pois elas detonam o local. Se ai tem muitas, vá atrás!!!!

Edson, o nebari ainda está em formação pois todas as raízes são novas. Ele é radial e parece bem promissor.

Ricardo - como disse ao Edson, o nebari ainda está se desenvolvendo. Quanto a planta, procure em sua cidade e voc~e vai se surpreender com o que vai achar.

Elio - valeu. Depois posto nova foto.
nickyfury21/12/2009 09:54
bonsai
O vaso ideal, a meu ver, deverá ser redondo e em cor ocre ou cor de terra, para realçar ainda mais o excelente trabalho que ficará. Parabens pelo trabalho até agora realizado. 😄
Ricardo Paiva23/12/2009 00:45
Pessoal, conforme a opinião dos amigos, retirei o galho "dúvida">
Vejam como ficou:

Markus Von Kossel23/12/2009 10:56
ta muito bonita, otima conicidade, acredito eu que basta formar uma copa com uma boa ramificação dos galhos e ta prontoo!
Parabens
RicardoGV23/12/2009 11:50
Muito Bom Ricardo...

Vamos esperar um desenvolvimento sadio, irá ficar show!!!
Abraços