Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jambeiro (secando alguns galhos) - ATUALIZADO 16/01/10

apossas21/12/2009 13:50
Jambeiro (secando alguns galhos) - ATUALIZADO 16/01/10
Olá pessoal do Atelier, apóss um período de "ibernação" (por vários motivos) estamos aqui de volta...abaixo um jambo todo "despenteado" no escorredor para opniões (estilo, podas, projeções) dos amigos e mestres do forum.

Abraço a todos

Laudir21/12/2009 18:06
Desfolha ele e tira umas fotos para o pessoal visualizar a estrutura da copa.
apossas21/12/2009 18:15
Essa espécie é bem resistente quanto a podas drásticas e desfolhagens não é?

Abraço
Laudir21/12/2009 18:32
Quanto a poda drástica eu tenho certeza que sim. Já a desfolha nao sei dizer, mas vc pode fazer uma desfolha bem leve.

Não tire toda a estrutura da folha. Use uma tesoura e corte a folha deixando um pedaço do "talo" dela.

tenho um jambo aqui e fiz uma poda drástica nele... está uma lindeza que só vendo.
apossas21/12/2009 18:40
Ahhhhhh...entendi.

Obrigado pela dica e...vou aguardar mais algumas sugestões antes de qualquer intervenção.

Abraço

Alexandre
apossas23/12/2009 19:32
Depois de uma desfolha...
Gostaria que alguém me ajudasse quanto ao estilo, se devo aramar agora e podar alguns galhinhos etc.

Agradeço muito a ajuda.

Abraço a todos

Alexandre Possas

joão josé23/12/2009 22:50
Pra mim o estilo já está aí: hokidashi! Natural, só falta engrossar muito este caule!
Laudir24/12/2009 10:06
Corte os tres primeiros galhos, dê uma aramada para espalhar melhor esta copa e o estilo Hokidashi vai ficar lindao!
apossas24/12/2009 11:00
Valeu João e Laudir, acho que será isso mesmo!!!

Assim que o fizer postarei fotos.

Abraço, obrigado e um feliz natal pra vcs!!!
🙂
edson060524/12/2009 23:09
apossas,
Não sei se ajudará, mas tenho um muito parecido com este teu. Dá uma olhada neste link:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11961

Abraço.
Edson.
apossas25/12/2009 00:10
Ajudou sim Edson!!! Cara, agora no seu caso vc partiu praticamente para o zero!!!! Eu poderia ter aramado os galhos inferiores (2 ou 3) e ter tentado algo do tipo mas retirei-os e acho que irei partir pro hokidashi mesmo...assim que puder postarei as fotos dele sem os galhos inferiores e aramado.

Abraço Edson e obrigado pela dica cara.

Feliz Natal

Alexandre Possas
Alexandre S. Coelho28/12/2009 16:58
Oi xará

Particularmente eu não retiraria os galhos mais baixos... Estes seriam importantes, se não para o desenho final, mas também para servirem de galhos de sacrifício (ajudando a engrossar o tronco) 😉

Depois nos mostre como ficou 😲 😲 😲
apossas28/12/2009 17:36
Acho que agora é esperar encher e engrossar o tronco, mas por favor, fiquem a vontade para darem sugestões, caso estejam vendo algo que eu não esteja.

joão josé28/12/2009 20:38
A única coisa que me chama a atenção são as duas ponteiras grossas evidentes. O ideal seria que uma delas, provavelmente a da direita (a menor) fosse retirada. Porém, avalie se não perderia muito da estrutura ao fazer isto. Como a copa é densa isto esconderia o defeito, porém se puder ser feita a intervenção sem muito comprometimento do conjunto, pense na possibilidade. Abraços!
apossas28/12/2009 22:24
Irei verificar João, mas cara, acho que comprometirá um pouco sua copa (ficará um buraco no meio), mas claro que toda sugestão é super bem vinda camarada...mesmo assim verificarei a possibilidade da retirada com mais calma.

Obrigado João

Abraço cara.

Alexandre Possas
Matheus 3128/12/2009 23:48
apossas, me diz uma coisa, esse Jambo dá uns frutinhos amarelos?

vamos esperar pra ver como vai ficar 😄
apossas28/12/2009 23:51
Matheus, eu creio que os frutinhos desta espécie sejam aqueles amarelinhos mesmo cara, mas esta ainda não chegou ao período de frutificação, quando chegar lá postarei as fotos dos frutos aqui, com certeza.

Abraço

Alexandre
apossas16/01/2010 10:31
Pessoal, gostaria que me ajudassem a identificar o motivo pelo qual este jambeiro está com os galhos mais baixos secando algumas folhas, já sua copa diferentemente, está nascendo vários brotinhos. O que poderá ser? Ele está no escorredor a quase um mês, comecei a fazer a adubação esta semana (ou seja) depois de uns 20 dias mas quando a fiz já estava apresentando este probleminha, a rega está sendo feita uma vez por dia. Agora eu misturei com um pouco do substrato (que era areia grossa, terra vegetal e pedriscos) um pouco de estrumo de gado curtido (sei que não é muito bom, pois em tese a orientação é para que se coloque apenas na mamadeira). Ele estava num "jardim de inverno" (num local onde não pegava sol diretamente em razão do transplante), coloquei-o no quintal ontem pra pegar sol mais diretamente. Como ainda não achei as maneiras, intervenções e cuidados do jambeiro estou dando um tratamento parecido com o da jabuticabeira por serem um pouco parecido (não sei se estou certo).
Abaixo algumas fotos dos galhos mais baixos que secaram suas folhas, gostaria de ajuda dos colegas do forum quanto a isso.

Agradeço

Abraço

Alexandre Possas