Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bergson de Mendonça Vasconcelos

bergson20/09/2005 19:57
Bergson de Mendonça Vasconcelos
Meu nome é Bergson de Mendonça Vasconcelos, de Maceió / Alagoas. Tenho 40 anos. Tenho duas paixões: bonsai e abelhas nativas. Meu envolvimento com ambos iniciou há aproximadamente 10 anos. Devo grande parte de meu desenvolvimento e envolvimento pelo bonsai e abelhas ao incentivo de minha esposa Karla. Tive a sorte de conhecer e ter como amigo meu Sensei Mário Alberto Garcia Leal, que me orientou em meus primeiros passos na Arte Bonsai, desde então tenho tentado o constante aprendizado e divulgação do bonsai.

Um ponto fundamental nesta caminhada, foram as oportunidades que tive de conhecer os grandes mestres do Bonsai do Brasil, participar de inúmeros eventos e a permuta de informações com bonsaístas de várias regiões.

Não possuo grandes plantas ou plantas grandes, minha predileção são árvores a partir de sementes, alporquia e estacas. Tenho tão somente uns 10 bonsai. Uns 300 pré-bonsai e umas 3000 mudinhas, o que não me falta é espaço e paciência para ver minhas plantas desenvolverem.

Incentivado por meu amigo Mário, hoje possuo duas páginas: uma sobre a arte bonsai e outra sobre abelhas, onde pretendo focar em especial o item como fazer. Minha intenção é dividir o que tenho aprendido com meus acertos e principalmente meus erros.

[]s

Bergson

Minha demonstração no II Encontro Nordestino de Bonsai

Eu e Carlos Tramujas
Angela Fernandes26/09/2005 19:33
Oi Bergson !!!!!! 😂 😂 😂

Faltou falar tanta coisa sobre você......... fala das suas facetas com madeira, fala o quanto você é despreendido das coisas, fala sobre os componentes dos peijing que pelo que sei você os fabrica com grande habilidade......... enfim......... DEIXA DE SER TÃO MODESTO, vai !!!!!!!! 😮 😮 😮

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
bergson27/09/2005 18:27
Cara Angela,

Quem sabe aos poucos vou complementando as informações. Na realidade não é modestia, simplesmente são coisas pequenas que faço, sem muito alarde ou impacto.

[]s

Bergson

http://www.abelhaebonsai.com.br
Vânia Fortes12/10/2005 13:35
Prezado Bergson,

Para se realizar um penjing, na minha opinião, o artista tem de entender um pouco sobre textura, composição, equilíbrio, sensibilidade, substrato, plantas e peças decorativas. Porisso, parabéns por suas criações. Continuarei acompanhando seus trabalhos e espero ter a oportunidade de ver você, Sergivaldo e o amigo Mário realizando um trabalho desses. Vai ser muito gratificante.Tenho uma forte tendência para paisagens pois acho um trabalho mais completo. Qual sua opinião a respeito?
Gostaria de saber se você conseguiu fazer a lage de cimento. Quero tentar também e tenho certeza você poderá me ajudar.
Um grande abraço,
Vânia Fortes
bergson12/10/2005 15:50
Cara Vânia,

Minha paixão por penjing se desenvolveu pelo convívio que tive e tenho com meu grande amigo e mestre Mário Alberto, associei meu gosto por miniaturas e bonsai, e iniciei a fazer essas paisagens, que concordo com você são realmente mais completas, pois englobam todos as nuances e sutis detalhes.
Já montei a parte da estrutura da laje, utilizei uma tela com malha fina e coloquei algumas barras finas de ferro, estou apenas decidindo se utilizarei o cimento + areia ou colocarei também sulfato de alumínio na mistura, pois cria bolhas de ar na massa e torna este composto mais leve.
Acho mais provável fazer duas pequenas amostras em pequena escala e ver o resultado, e então optar pelo que apresentar melhor resultado. Assim que fizer (creio que na próxima semana) te envio as fotos e resultados.
Desde que despertou em mim essa paixão pelo bonsai, tenho procurado andar, aprender e conhecer bastante o que e quem faz bonsai em nosso país, e felizmente só tenho tido gratas surpresas. Sempre afirmo que antes de tudo a arte bonsai nos torna uma grande família, tenho adquirido boas e duradouras amizades, a dedicação de todos em ajudar e contribuir para desenvolver nossa arte é admirável, a exemplo deste fórum.
Tenho um contato constante com Mário (realmente um mestre no que se dedica a fazer, devo me convidar a o visitar em janeiro, durante uma semana: Mário! prepare o queijo!!!) e Sergivaldo (estive na casa dele faz 15 dias, para buscar algumas plantas, ele e família são pessoas especiais, você se sente em sua própria casa - é admirável os trabalhos que tem e vem desenvolvendo). Devemos pensar em uma forma de juntar todos em um evento, será uma oportunidade memorável.
Sei que escrevo muito, vou deixar alguns assuntos para as próximas mensagens.

[]s

Bergson
Charles14/10/2005 11:03
Grande Bergson....

Voce nos deixa a cada dia mais claro sua paixão e dedicação em FAZER AS COISAS....
Felizmente para nós, a arte bonsai é um tema que aglutina algumas de suas várias paixões! 😄

Suas participações neste fórum (e pessoalmente, claro!!!) tem sido importantíssimas, não apenas por partilhar conosco seus trabalhos, o "seu fazer", mas também como um exemplo de respeito e relacionamento humano!

Grande abraço,
Charles
bergson14/10/2005 13:00
Meu caro amigo Charles,

Seus elogios são por demais gratificantes, porém o mérito em tudo o que procuramos fazer, estabelecer, desenvolver e conquistar deve ser dividido igualmente por todos nós, pois cada um participa e contribui com suas qualidades, dons e méritos.
O fórum tem possibilitado a interação entre todos, por esta porta temos conhecido uns aos outros, passamos a ver o desapego em ensinar, ajudar, elucidar, dividir e presentear.
A arte bonsai tem se tornado um elo de ligação entre amigos que esperavam se conhecer, existiam as portas e necessitavamos as abrir.
Sempre afirmo que formamos uma grande família e temos o prazer da união, amizade e consideração.
Tenho conquistado ao longo dos anos um pouco de conhecimento sobre bonsai e muitos amigos, você me deu o prazer de estar entre eles!!.
Para mim ser feliz e realizado é algo bastante simples, o dinheiro é necessário para manter a matéria, mas a satisfação do espírito só gestos de dedicação e fraternidade o completam.

Um grande abraço!!

Bergson