Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mais uma Jabuticabeira

Thiagonava22/12/2009 09:08
Mais uma Jabuticabeira
Ola galera... bom... sei que já tem varias jabuticabeiras postadas, então chegou a hora da minha

tenho essa jabuticabeira

já esta no escorredor a uns 8 meses, porém o substrato que eu estava usando não drenava bem, então ontem eu troquei o substrato dela... pra 50% de casca de telha, 25% de areia grossa e 25% de humus de minhoca.
gostaria de saber se já posso fazer uma desfolha total nela... pra ver que estilo eu posso dar nela !
é aconselhável ?

Valeus =D
Franz Lopes22/12/2009 11:06
Amigo Thiago,

Recomendo você postar mais fotos de outros ângulos da planta, inclusive nebari, para que os amigos do fórum possam opinar melhor.

Abraço. 😉

Franz Borges
DigoF322/12/2009 11:28
ola, Apezar da desfolha ajudar na recuperação acredito que seja bom vc esperar ela se recuperar e logo enseguida aplicar a desfólia, vc trocou o substrato fora de época então é melhor vc esperar ela se recuperar antes de qualquer coisa.

O substrato esta bom assim, mas vc poderia ter colocado 40% de humus e o resto de matéria inorganica já que a jabu gosta de substrato sempre húmido.

Boa sorte...
T+.

ps: poste fotos após ela se recuperar e vc aplicar a desfólia...
Thiagonava22/12/2009 12:54
Atualizando as fotos

Thiagonava22/12/2009 21:09
boa noite galera... continuando aki... cheguei do serviço hoje e notei que as folhas da jabu estavam murchando... então dei uma desfolhada... segue as fotos

e agora... deixo ela se recuperar ? tiro os galhos mais finos e aramo os mais grossos para dar forma, o que faço ?
ricardosantos0723/12/2009 10:35
Thiago,

Peço a confirmação dos mais experientes. Na minha opinião estes cacos de telhas estão muito grandes! Será que estão atrapalhando o desenvolvimento das raizes?
Outra coisa. Vc falou que colocou humus de minhoca, mas vc colocou apenas o humus ou vc colocou terra vegetal com humus de minhoca?
Quando vc trocou o substrato vc podou as raízes?

Tenho uma Jaboticabeira e eu coloquei um substrato com uns 65% de terra vegetal com esterco de gado e os outros 35% de pedrisco de rio. Ela está se desenvolvendo maravilhosamente bem. esta com muitas brotações.

Abraços,

Ricardo
Thiagonava23/12/2009 12:25
ricardosantos07 escreveu:
Thiago,

Peço a confirmação dos mais experientes. Na minha opinião estes cacos de telhas estão muito grandes! Será que estão atrapalhando o desenvolvimento das raizes?
Outra coisa. Vc falou que colocou humus de minhoca, mas vc colocou apenas o humus ou vc colocou terra vegetal com humus de minhoca?
Quando vc trocou o substrato vc podou as raízes?

Tenho uma Jaboticabeira e eu coloquei um substrato com uns 65% de terra vegetal com esterco de gado e os outros 35% de pedrisco de rio. Ela está se desenvolvendo maravilhosamente bem. esta com muitas brotações.

Abraços,

Ricardo

bom... tem sim uns pedaços maiores... mas a maioria é pequena... quanto ao substrato usei só humus de minhoca, areia, e pedriscos... o torrão também eu diminui um pouco... e estou colocando tiamina B1 (enraizador) 2 comprimidos de 300mg em 1/2 litro d'agua.. foi isso que eu fiz =D
ricardosantos0723/12/2009 12:42

bom... tem sim uns pedaços maiores... mas a maioria é pequena... quanto ao substrato usei só humus de minhoca, areia, e pedriscos... o torrão também eu diminui um pouco... e estou colocando tiamina B1 (enraizador) 2 comprimidos de 300mg em 1/2 litro d'agua.. foi isso que eu fiz =D

Lembre de regar bastante até a água escorrer por baixo do escorredor! Ela gosta de muita água!

Aparentemente estas folhas murchando pode ser uma defesa natural da planta após o transplante. Porém, como eu tb fiz o transplante da minha sem desfolhar e ela não perdeu as folhas e nem murcharam, se eu estivesse no seu lugar, eu, com cuidado, misturaria terra vegetal a esse substrato. Deixe ela na sombra até se recuperar.

Abraços!

Ricardo
Thiagonava23/12/2009 13:27
vou colocar um pouco de terra vegetal hoje nela... =D
valeus pela dica