Caliandra com cara de caliandra? Epa, como é isso? Na natureza, crescendo livremente, a caliandra é sempre multiplos troncos, com galhada fina, e floração abundante, como na foto abaixo:
Out, então, um tronco retilineo, com galhos em profusão crescendo para todos os lados:
Agora, em se acatando a sugestão, imprimindo na planta "a intervenção artistica de cada um, temos trabalhos magnificos:
Alguns, inclusive, com "cara" de pinheiro japones:
Outras, parecida com as piceas (não é junipero, ok?) que eu mostrei:
Dizer que uma espécie, trabalhada em determinado estilo, fica com a "cara" de outra espécie, eu acho equivocado. Há estilos de trabalho, como Hokidachi, shidare, literati, banian, que são usuais para se formar bonsai de espécies variadas.
É pouco usual, por exemplo, vermos pinheiros com shari ou jin, mas não é de todo impossivel ter essa técnica aplicada nessa espécie. Mas isso não quer dizer que o pinheiro irá ficar com "cara" de junipero. Continuará a ter "cara" e acículas de pinheiro, pois como o junipero, trata-se de uma conífera, e como tal genero, pode ter shari, pode ser trabalhado seu tronco num sabamiki, sem nenhum problema.
Eslitilar uma caliandra é como estilizar qualquer outra espécie. Não existe uma espécie que exija determinado estilo em detrimento de outro. Fosse assim não poderíamos ter um junipero estilizado em moyogi ao lado de uma celtis ou piracanta estilizadas moyogi tambem. O estilo não está preso a determinada espécie. Toda e qualquer espécie, desde que adequada a cultivo como bonsai, pode ser trabalhada no estilo que mais convier ao cultivador.