Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tuia Prata e Jabuticabeira - Algumas dúvidas

francisfranco22/12/2009 20:00
Tuia Prata e Jabuticabeira - Algumas dúvidas
Olá a todos!

Como disse no tópico de apresentação, minha esposa presenteou-me com as duas belezinhas abaixo: uma tuia prata e uma jabuticabeira.
Minha dúvida é a seguinte: a jabuticabeira já está com as raízes saindo pelo furo de drenagem do vaso de plástico. A tuia parece que vai pelo mesmo caminho. Já possuo dois vasos maiores para o transplante (além de terra e areia), mas não sei se posso fazer isso nessa época do ano. O que vocês me dizem? Posso fazer o transplante? Melhor aguardar?

Agradeço a ajuda e as dicas, pessoal!

Tuia Prata:

Jabuticabeira:

Sergio Batalini22/12/2009 20:39
Ola .. Vc pode sim trocar de vaso em qualquer epoca do ano , o que não pode é podar muito as raizes, mas como vc só vai transplantar para um vaso maior , fica tranquilo ... Faça um substrato com bastante cacos de tijolos ou telhas {30%} , pedregulhos e areia grossa de construção {30%}
humus de minhoca ou terra vegetal {40%}.. eu faço assim .. medindo em latinhas de varios tamanhos que compõe meu arsenal de aprendiz de bonsaista ..
Vc pode trocar a tuia e a jabu de vaso .. mas sem cortar raiz nenhuma ..
Mas te adianto uma coisa .. Tuia azul não é boa para bonsai .. { leia os topicos e verá os motivos ... }
Outra coisa : se o bichinho do bonsai te pegou .. procura plantas mais velhas para trabalhar .. ou terá apenas que olhar para elas por varios anos e vai ficar entediado ..
As jabuticabas são otimas para a arte , mas de calibre maior .. A sua terá que crescer muito ainda , por enquanto é um bebezinho ... deixa ela crescer livre com boa adubação e regas ... e muito sol ....
ricardosantos0723/12/2009 10:38
Concordo com o Bonsergio,

A minha Jabuticaba toma sol diretamente nas folhas de 05:00 até umas 10:00 e está fazendo muito bem a ela!

Abraços!

Ricardo
francisfranco23/12/2009 13:22
Obrigado, pessoal!
Vou seguir as dicas e ver se consigo fazê-las sobreviver. Estou me dedicando mas já comecei com o pensamento de que "se a plantinha morrer, vou tentar de novo."

Abraços!