Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Piracanta coccinea, sugestões?

nickyfury23/12/2009 11:23
Piracanta coccinea, sugestões?
Esta planta venho cultivando desde semente, tendo obtido um bom desenvolvimento de tronco em razão de tê-la deixado no chão nos primeiros 5 anos. Há um ano passei para este vaso, e venho, desde então, tentando melhorar a estruturação aerea com vistas a formar um kengai:

Graças a uma adubação constante, a planta emitiu forte brotação, tendo deixado os galhos crescerem à vontade, para firmar estruturação aerea adequada:

Detalhe do movimento bem sinuoso do tronco. Pretendo na próxima primavera reenvasar, passando para um vaso mais alto e de bordas retas:

Markus Von Kossel23/12/2009 11:27
A ultima curva do tronco a 90 graus em incomoda um pouquinho, mas é comuns nas piracantas estas curvas meio acentuadas.
Tem um belo futuro, mas não me acho apto a opinar nas suas plantas ainda, tenho mais a aprender do que a acrescentar!

Abraço, Boa sorte
EZEQUIEL JUNIOR23/12/2009 15:57
Realmente o tronco tem um bom movimento sinuoso... como que fica os critérios de conicidade neste estilo?

Para a formação da copa, penso que se usar os mesmos movimentos sinuosos e partir para uma copa pequena, bem rala, e mantendo a linha onde saem os dois galhos da esquerda como limite inferior da copa ficará legal, ainda mais com o vaso que propôs... tentei fazer um desenho mas não consegui... depois com mais calma tento fazer novamente...

Abraços