Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ulmus sekijoju, sugestões de estruturação aerea

nickyfury23/12/2009 11:38
Ulmus sekijoju, sugestões de estruturação aerea
Conquanto inicialmente a formação estrutural pretendida tenha sido moyogi, não estou satisfeito com o resultado atual:

Creio que falta um pouco mais de conicidade, como se percebe melhor com a vista lateral:

Reenvase em outro recipiente maior e mais profundo, como bacia ou escorredor está descartado. Pretendo formar esta planta no vaso em que está acondicionada. O desenvolvimento, claro, será bem mais lento, mas sem duvida nenhuma ainda possível.
EZEQUIEL JUNIOR23/12/2009 15:21
Sem dispor de um transplanta para um local que promova um desenvolvimento da base mais rápido, sobra duas opções ao meu ver para o problema da conicidade que vc menciona...
O primeiro seria a poda drástica, zerar ela e começar novamente, tendp em vista um projeto final onde a planta não seja não maior que a altura da pedra, já que chega bem perto do limite da razão altura:diâmetro da base.
A segunda seria deixar ela crescer livremente por alguns anos, uns 2 ou 3 e depois proceder com a poda drástica. Esta opção, ao meu ver permite ter um conjunto final mais ou menos da altura de como é hoje...

Abraços
Markus Von Kossel23/12/2009 21:21
Gostei da colocação do Ezequiel.
Acho a opção de uma planta pequena, aproximadamente do tamanho da pedra ficaria interessante, realizando uma poda drástica e formando uma copa um pouco mais alta que o topo da pedra, talvez caindo para o lado contrário!