Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra seloi

12
Fernando Magalhães29/12/2009 18:47
Caliandra seloi
Bem. Como até agora tem sido uma vergonha, esta difícil de fazer o povo postar os trabalhos pessoais de da BCMV para discutirmos, vou colar uma caliandra, assim eu e Diego podemos ficar respondendo um ao outro, hahahahahahahaa.

Pelo menos assim espero que mais gente possa se manifestar e começar discussões técnicas para aprendizado de todos. (Eduardo, Mariano, Lucas principalmente, pois a planta já ficou com ele um período, Liza, Marinho, Bruno, Leo e outros.)


Essa caliandra foi coletada em 2002 na região da Pampulha em uma cerca viva com mais de 50 anos. Foi feito uma poda radical e um trabalho em um dos troncos formando um belo jin. Ela ficou descansando e recuperando seu vigor por cerca de 2,5 anos, somente fazendo a seleção e eliminação de galhos e poda.

Em Julho de 2003 a passei para o Amigo Lucas, onde foi trabalhada em um encontro realizado em sua residência, na época em Cristiano Ottoni.
Como-se pode observa na segunda foto.

Em 2008 a comprei de volta (coisas de Fernando de Lucas, um vai e vem de planta que só nos dois entendemos),vista na terceira foto.

Há cerca de duas semanas resolvi reestilizar ela e compactar mais ainda os galhos, ressaltando seu nebari e tatiagari que são muito belos, mostrando mais o trabalho de madeira e outros pontos que gostaria de discutir nesse tópico com os amigos.

O tamanho do jin????
A retirada do galho logo acima do jin para realçar o mesmo????








Mariano Alves Diniz Filho06/01/2010 21:04
Caliandras
Fernando. Como conciliar as podas em caliandras com a floração? Fico com receio de ao podar, impedir a floração. Aguardo. ABraços. Mariano
Leonardo Silva Campos07/01/2010 15:53
Muito boa esta planta!!!!
Não canso de ver as fotos!!! 😄 😄 😄 ´Quando ela carregar de flor vai ficar mais bonita que ela ja é!

abraços! Leo
------------------------------
até sábado!!! 🙂
Diêgo Vasconcelos07/01/2010 19:21
Fernando

Eu me lembro desta planta.
Gostei bastante da intervenção.
Para a definição do futuro do jin e do galho, acredito que uma boa idéia é editar a imagem usando o photoshop e ver como fica. Eu não tenho o programa nem sou bom nisto, mas talvez alguém do grupo possa ajudar.
Já vi ótimas projeções com este recurso.
Para exemplificar fiz algo bem tosco utilizando o Paint mesmo com o que eu entendi do seu questionamento.




Fernando Magalhães12/01/2010 22:27
Obrigado amigos pelos comentários e elogios.

Adorei as observações sobre a nova estilização postada pelo Diego. Acho que é por ai.

De qualquer forma como mesmo disse o Diego, não sei mexer com o Photo Shop, somente no Paint. hehehehee. Fiz uma edição também para podermos discutir sobre as idéias comentadas.

O maior problema para mim nessa planta, e a questão do galho dentro da curva, apesar de não termo outro na estilização inicial, acabando utilizando ele para compor nos últimos anos.

Acredito que buscando um galho de cima e compondo o nível desejado poderemos melhorar a estrutura da planta e realçar mais o JIN, talvez diminuindo ele um pouco, desbastando.

Aguardo retorno e combinar um encontro no viveiro para podermos estilizar a mesma.



Mariano,que tal podermos discutir essa questão das podas conciliadas a floração. Vamos discutir isso na próxima reunião e postar as conclusões aqui, de certa forma poderemos começar a criar um guia de manutenção on-line para todos.
Diêgo Vasconcelos13/01/2010 20:53
Fernando

Acho que é uma ótima alternativa.
Pensaria neste caso em mudar a inclinação dos outros galhos também, mantendo o efeito do peso dos anos em toda a planta. O que acha ?

Laudir14/01/2010 12:40
Galhos parecendo os tentáculos de um polvo? Minha sugestão.

sobem e fazem uma suave curvatura para baixo:

Fernando Magalhães18/01/2010 14:17
Olá Laudir,

Essa relação de galhos em forma de polvo não e muito lógica e nem natural, pense um pouco sobre isso. Se as pontas dos galhos são a parte mais jovem deles, com toda certeza eles estão para cima, buscando luz, sofrendo pouca ou nenhuma adversidade climática para atuar no movimento deles, os galhos se recurva naturalmente uma vez que a madeira e flexível e com o passar dos anos com o aumento de peso a gravidade age sobre ele.

Gostei muito da idéia do Diego, ela é bastante natural, onde os galhos terão uma harmonia geral junto ao tronco e uma naturalidade de crescimento visto somente em arvores velhas., provavelmente será o que iremos fazer na estilização programada, que será em uma reunião informal. Vamos fotografar passo a passo e postar aqui no tópico.
Laudir18/01/2010 15:30
Peço desculpas pois nao tinha atentado para esta questão da natureza em si.

fico aguardando fotos para me deliciar com a evolução deste belo exemplar.

God bless you!
Liza08/03/2010 22:59
Olá amigos!

A pedido do Mariano, seguem as fotos do trabalho com a Caliandra:

















Grande abraço,
Fernando Magalhães09/03/2010 00:01
Olá Amigos,

Adorei as fotos, tirando a ultima certo Liza, hahahaa, mas ta ficando legal essa evolução, sem falar no suspense uma vez que a planta já está praticamente pronta, eheheheee, só falta agora crescer alguns galhos.

Amanhã vou tentar fotografar a plantas e postar, assim vendo o efeito final, se alguem tiver fotos da poda de refino e aramação melhor ainda.

Obrigado pela participação de todos.

Vamos tentar buscar sempre esse tipo de trabalho e postagem aqui no nosso clube, e gostaria sempre de convidar a todos para poderem participar e discutir os trabalhos com a turma aqui, acredito ser sempre a melhor forma de um bom aprendizado essa troca de conhecimentos.
Fernando Magalhães13/04/2010 15:52
Olá Amigos,

Como não registrei o trabalho de aramação e a modelagem da planta no dia do evento, e até agora ninguém postou, acredito que o Mariano tenha essas fotos, resolvei tirar umas fotos hoje dia 13-04-2010 para poderem acompanhar o trabalho. Ainda falta o refino da construção e o crescimento de alguns galhos, mas já da para perceber a mudança na busca da melhor estrutura de galhos.












Bruninhox13/04/2010 20:41
E e Fernando ficou magnifica, muito bela mesmo,
o que estava otimo pode ainda ficar melhor!!
joão josé13/04/2010 21:40
O trabalho do jin/shari ficou lindo!
Diêgo Vasconcelos14/04/2010 19:39
Ótimo trabalho

O shari mudou da água pro vinho. E a apresentação da planta como um todo também ficou muito melhor.
Moreno30/08/2010 13:44
maravilha de trabalho hem!
Fernando Magalhães17/09/2010 13:24
Obrigado Moreno, vou fazer uma nova foto e postar aqui para poder ver como a planta está hoje.
Fernando Magalhães17/09/2010 13:44
Já está na hora de tirar os arames. O galho de sacrifício ainda vai crescer por mais alguns meses, dessa formar em pouco tempo atingira a conicidade e comprimento necessário do primeiro galho.

Foto tirada hoje dia 17-09-2010.

Bruninhox19/09/2010 13:01
Mas Fernando entao voce pensa em eliminar o atual primeiro galho??
Fernando Magalhães19/09/2010 13:26
Desculpe Bruno, segundo galho, hahahaha, retificando a mensagem anterior, deixar crescer para o segundo galho atingir o comprimento necessário.
Rodrigo Tavares20/09/2010 12:10
Qual é este galho de sacrifício que será eliminado? O segundo? 🙄
Raoni Moraes25/12/2010 23:14
grande trabalho, parabens pela condução...
O Guardião19/03/2011 19:03
acompanhando
acompanhando
André Bax Jr.11/07/2011 22:01
Aproveitando um pouco as fotos da exposição...
olhem como ela está agora:

Fernando Magalhães15/07/2011 13:12
Olhe amigos, uma ótima sugestão que o amigo Nacho nos enviou!

“___DEBE COMPACTAR EL FOLLAJE COMO LA LINEA ROSA Y MEJOR COMO LA LINEA TURQUESA, DEBE NOTAR QUE HAY UN LIGERO CAMBIO EN LA SITUACION DEL APICE CON RESPECTO A LA BASE PUES ANTES PARECIA QUE EL ARBOL SE CAERIA HACIA AFUERA.
___LOS SHARI DEBEN DE SER MAS GRANDES COMO LOS MARQUE EN BLANCO.
___EL TIESTO O POTE DEBE DE SER UN POCO MAS PEQUENO.
___CON ESTOS CAMBIOS EL ARBOL SE VERA MAS COMPACTO Y SU TRONCO MAS POTENTE. ”

12