Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

PINHIERO NEGRO URGENTE!!!!!!

ALDO MUNHOZ GONZALEZ30/12/2009 23:41
PINHIERO NEGRO URGENTE!!!!!!
Ele era um Pinheiro Negro bem grande levei no seu Misukawa para que ele fizesse uma poda para transforma-lo em um Bonsai. Só q depois da poda Rdical do Sr Misukawa cairam todas as (FOLHAS) não são folhas são bom não sei...Q eu devo fazer será q perdi minha árvore???

🙁 🙁 🙁 🙁 🙁 🙁
marco_avelar30/12/2009 23:58
ALDO está difícil a situação do seu PN.

Se sobraram gemas talvez com o tempo elas rebrotem e dê para fazer alguma coisa, talvez um literati.

Deixe-o a meia sombra e não faça mais nada com ele, nada de adubo, arames, trocas de vaso, etc. Mantenha a rega, sempre se lembrando de verificar se a terra secou antes de regar novamente.

Em coníferas, em geral, onde não há agulhas não surgem mais galhos.

Boa sorte!
Illex31/12/2009 03:22
Re: PINHIERO NEGRO URGENTE!!!!!!
Aldo,

Quando foi feita a poda?
ALDO MUNHOZ GONZALEZ31/12/2009 17:00
PODA PINHEIRO NEGRO muito forte????
Faz uns 35dias, o que eu estranhei é que começou a brotar umas agulhas novas bastante até, e depois vc mexia nelas elas iam caindo não entendi o que aconteceu minha arvore morreu. Tambem não entendi a poda que foi feita achei muito violenta para a arvore, em todos os casos não entendo nada, só não queria que ele morresse. 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Ivanil Pimentel Vieira01/01/2010 11:30
Aldo, entendo pouco de PN,mas algumas observações: existe dois arames que estão na planta sem necessidade, é aconselhavel retirar.

Pelo que li o PN depois de certa altura deve ser podada mantendo os galhos mais baixos onde será formado o bonsai, na aparência se verifica que galhos que deveriam formar a planta foram retirados ao menos é isso que aparenta, o que percebi procede?

Como não entendo muito estou apenas tentando ajudar.

Abraço
Illex01/01/2010 14:59
Aldo,

Infelizmente é muito provável que tenha sido a poda que debilitou teu "Kuro-matsu".

Época para a poda foi inadequada, podas drásticas e severas deste tipo devem ser feitas até no máximo final de Outubro, voltando a ocorrer de Março para frente.

Após o inverno o fluxo de seiva no "matsu" se torna muito intenso, prejudicando qualquer trabalho de poda mais severo, a não ser algumas pinçagens e podas leves as severas devem ser evitadas.

Não foto percebemos que seu "matsu" tem algumas agulhas ainda, pelo visto jovens, porém estão com coloração fraca e opaca, receio que ele realmente não venha a sobreviver, mas todavia sempre existem exceções, porém Pinheiro Negro é meio sistemático, se não seguir as regras que a espécie manda dificilmente o resultado será bom.

Se a planta morrer, tome como experiência e não desista, você tem mais quais outras plantas em paralelo com este "matsu"? Trabalhe elas em paralelo, compre outro "Kuro-matsu" ou outros, e vá seguindo em frente com calma e tranquilidade.

Abraço amigo e feliz 2010 para todos nós:

Illex
Elio01/01/2010 16:27
Aldo, embora pouca, minha experiência já me mostrou que trabalhos agressivos como essa poda, fora do outono/inverno, é fatal!
Já vi professores conceituados fazerem podas radicais nos nossos eventos, fora de época, e a planta morrer.
Já perdi muita planta por não respeitar o ciclo da planta, fazendo transplantes com podas severas de raízes, podas radicais,....fora de época.
Hoje sou bem mais paciente........rsrsrsrs!

abraço
ALDO MUNHOZ GONZALEZ02/01/2010 17:22
Pinheiro negro morreu??
Como posso ter certeza que a árvore morreu.... 😮ops: 😮ops: 😮ops:
marco_avelar02/01/2010 20:01
ALDO enquanto houver agulhas verdes quer dizer que ela ainda está viva.
Se essas poucas que estão ai secarem vai ser um milagre ela sobreviver.

O principal problema da sua planta é que as gemas que geram novos galhos ficam na parte de baixo das agulhas, entre as duas, e se elas foram arrancadas ou secaram não nascerão mais galhos novos na parte de baixo.

Isso só te dá duas opções para o futuro da planta: fazer um estilo literati ou fazer uma alporquia e usar a parte de cima da planta para começar tudo de novo.

Como eu disse só o que você pode fazer é não mexer mais nela, continue regando normalmente, e de resto esqueça que ela existe por um ano. Se ela se recuperar, daqui a um ano ou mais, você posta ela novamente e nós estudamos para ver se dá para fazer alguma coisa com o que sobrou.

Não adianta ficar angustiado agora, isso é normal. Quando você começar a "pegar o jeito da coisa" você vai começar a achar plantas melhores para fazer bonsai e provavelmente todas essas que você tem agora vão ficar de escanteio quando comparadas às suas futuras plantas 😂 .