Bonsai de Jabuticaba
Priscila Queiroz04/01/2010 20:30
Bonsai de Jabuticaba
Ganhei este bonsai de jabuticaba,
e não tenho nenhuma noção de como cuidar dele...
Queria deixar ele com a copa bem bonita.
Ele tem 3 aninhos....
FRENTE
LADO2
COSTA
LADO2
CIMA
FRENTE2 😄 😄
CARLOVICH05/01/2010 03:56
hehe... vamos juntos...
Priscila, é sempre legal ver a árvore desde o começo né?
Dê uma olhada no meu bonsai que está também neste tópico de principiantes.... o meu é um pouco mais velho... 5 anos aprox. Coloquei algumas fotos com os resultados...
Eu colocaria a sua numa mamadeira para ganhar força...
Ela gosta e precisa de sol... a minha fica de 4 a 6 horas pelo menos durante o dia todo...
Veja o tópico no fórum...
O pessoal mais experiente dará mais dicas...
Fique tranquila que a jabuticaba é bem vigorosa. Ela gosta de solo molhado... no calor regue de 1 a 2 vezes. Veja se o solo está úmido...
Os brotos quando você cortar..deixe sempre pelo menos 3 pares de folhinhas... neste ponto ele bifurcará... se a planta estiver saudável... você verá duas pontinhas saindo em pouco tempo.... é um jeito de fazer ela ganhar novos galhinhos na parte de cima da copa...
Um grande abraço...
Priscila Queiroz05/01/2010 08:58
Obg pelas dicas.
Valeu 🙄
DigoF305/01/2010 12:40
ola, como carlovich comentou a jabuticabeira gosta de solo sempre húmido mas não encharcado, passe ela para uma bacia maior com um substrato drenante 60% matéria inorganica (caco de tijolo, areia...) e 40% de matéria organica (úmus de minhoca...) não se esquessa que ambos materiais do substrato deve ser peneirado (ficar com a parte grossa) assim terá um substrato areado e drenante, não presisa podar nem uma raiz porinquanto apenas passe para lá e deixe a mesma crescer livremente. Com o tempo va estudando estilos e o que pode ser melhor para a sua planta e ano que vem no inicio da primavera quando estiver dessidido vc poda 😉 .
Não esquessa que a insolação e a adubação é essencial como adubo vc pode ultilizar NPK 10-10-10 até que ela comesse a frutificar (médea de 10 a 15 anos) uma vez por mes.
A insolação deve ser a máxima possivel.
pré-bonsai deve ficar sempre no no ambiente externo nunca dentro de casa, e não se esqueça do igrediente principal PACIENCIA...
Boa sorte...
t+
Rodrigo Tavares08/01/2010 12:00
Priscila, não consigo ver as fotos...
Priscila Queiroz08/01/2010 13:12
Rodrigo Tavares08/01/2010 18:04
Oi Priscila, concordo com os amigos acima, deixe a bichinha crescer e se desenvolver, dê mais espaço para ela e adubo à vontade!!!
Não se esqueça: sol à vontade (a não ser que esteja muuuuito quente, sol direto do meio dia queima as folhas mais tenras).
Laudir08/01/2010 18:08
Quanto ao sol o ideal é vc coloca-la sob um sombrite entre 30 a 50%.
escorredor com um substrato bem drenante.
ahh .... nao esqueça da rega que deve ser bem farta evitando-se o encharcamento.
no mais, siga as dicas dos colegas acima e terás um ótimo bonsai.
ricardosantos0708/01/2010 19:01
Concordo com o Laudir!
Escorredor e regar bem até a água sair pelo fundo do vaso! Com om substrato drenante não corre o risco de encharcar!
DigoF309/01/2010 00:38
ola priscila, neste caso vc tem uma ótima opção de estilisação que é o estilo hokidashi ano que vem no inicio da primavera vc seleciona os melhores galhos (mais vigorosos) deixe uns 5 galhos secundarios tracionados e então deixeos engrossar futuramente vc faz a poda e traciona os galhos secundarios etc... mas não se esqueça de seguir os padroes basicos do estilo escolhido 😉 .
boa sorte...
t+
Priscila Queiroz09/01/2010 13:06
Recapitulando, para não fazer errado e matar a planta (minha mãe está com medo que eu mexa nela e ela morra):
Devo plantar em um escorredor com TM+FO!
Por quanto tempo deixo ela fora da mamadeira??
🙄
Só preciso fazer isso?
Priscila Queiroz09/01/2010 13:28
Posso colocar brita no fundo do escorredor?????? 😛
Laudir09/01/2010 13:33
Eu particularmente uso esta prática.
Porém, faço a velha mistura da areia grossa + cacos + terra
ricardosantos0709/01/2010 14:05
Planta num escorredor de macarrão.
Depois de uns 30 dias vc começa a adubar com TM+FO.
Deixa só no escorredor e quando as raízes começarem a sair por BAIXO do escorredor vc coloca na Mamadeira.
O ideal é vc usar o substrato indicado pelo Laudir no escorredor e colocar a brita no fundo da Mamadeira.
Dê uma olhada neste link que explica como fazer:
http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2010/01/aprenda-tecnica-do-escorredor-mamadeira.htmlPriscila Queiroz09/01/2010 19:04
oxe, eu ia misturar a terra com o adubo e plantar no escorredor...
ai depois de um mês joga o adubo por cima da terra eh?
outra coisa: coloco então caco de telha + terra e planto o bonsai? só isso?
ai depois de 1 mês jogo adubo por cima? pode ser humus de minhoca?
muitas dúvidas... 😲 ❓ 😲
ricardosantos0709/01/2010 19:20
Priscila Queiroz escreveu:
oxe, eu ia misturar a terra com o adubo e plantar no escorredor...
ai depois de um mês joga o adubo por cima da terra eh?
outra coisa: coloco então caco de telha + terra e planto o bonsai? só isso?
ai depois de 1 mês jogo adubo por cima? pode ser humus de minhoca?
muitas dúvidas... 😲 ❓ 😲
Vc coloca o adubo em cima da terra, porém, nas extremidades do vaso. Não pode ser muito não. Vc coloca poucas porções em intervalos de 15 dias.
Como disse o Laudir, cacos de telhas bem pequenos+areia grossa+terra. Mistura tudo e planta ela.
No momento do transplante deixa a raiz sempre molhada e faça na sombra.
Após o transplante deixa a planta na sombra por uns 30 dias e depois vc pode deixar ela tomar um solzinho direto nas folhas.
IanaMel09/01/2010 20:22
Gente, me tirem uma dúvida. Eu comprei um pacote de torta de mamona e nas instruções ele diz que não pode misturar com farinha de osso, mas tanto pra bonsai quanto pra outros tipos de plantas as pessoas recomendam adubar com os dois, e agora? Pq no pacote diz que não pode?
cesar_alr11/01/2010 23:34
A mistura de TM + FO se ingerida por algum animal pode causar a morte do mesmo.
Por isso usa - se fazer a mistura de TM + FO e colocar em potinhos virados de cabeça para baixo, alguns amigos usam o pote virado de cabeça para cima mas com a boca amarrada com tela.
cesar_alr11/01/2010 23:36
A mistura de TM + FO se ingerida por algum animal pode causar a morte do mesmo.
Por isso usa - se fazer a mistura de TM + FO e colocar em potinhos virados de cabeça para baixo, alguns amigos usam o pote virado de cabeça para cima mas com a boca amarrada com tela.
Matheus 3111/01/2010 23:46
Agora que vocês disseram isso fiquei com medo de usar
por que tenho gatos e uma cachorra que destroi tudo que ve pela frente inclusive usualmente minhas plantas
ai pensei, pode colocar um pouco enterrado no substrato (dentro do potinho) para que ninguem pegue aquilo?
IanaMel12/01/2010 20:45
mateus, eu já ouvi falar que a farinha de osso deixa os cães loucos, querendo cavar a terra.... e sendo a torta de mamona tóxico acho que é um risco... eu tb crio um gato e fiquei com medo de usar...
Matheus 3112/01/2010 21:12
Acho que então é melhor agente usar adubo organico que agente mesmo faz pra nao correr o risco