Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

JLT Pitangueira - yamadori

Laudir06/01/2010 10:46
JLT Pitangueira - yamadori
Na verdade esta pitangueira foi desprezada e jogada fora por um pessoal de um salao de cabelereiro.

Passei em frente e a vi pedindo socorro.... Eles cavaram ao redor dela e a retiraram com um torrão considerável.

Fui pra casa e peguei o alicate de poda e na volta do almoço eu a podei. Arrumei uma desculpa e peguei a stradinha da firma pra leva-la embora.

Infelizmente eu nao tirei foto dela inteira.

ALTURA ANTES DA PODA RADICAL: 2 METROS
ALTURA APÓS A PODA RADICAL: 25 CENTÍMETROS
ESPESSURA: 2,5 A 3 CENTÍMETROS (UM CABO DE VASSOURA MAIS OU MENOS)

Não foi possível tirar foto do nebari. Não quiz mexer para evitar estressar mais a planta.

tive que dar uns cortes no torrão para ele caber na bacia.

FOTOS:
JÁ ESTAVA PODADA PARA PODER TRANSPORTÁ-LA

GARRAFA PET PRA DAR UMA NOÇÃO DO TAMANHO

ESTE GALHO NAO ME AGRADA. ESTÁ GERANDO UMA CONICIDADE INVERTIDA (VAI PRA FACA)

Ainda estão faltando fotos. Abaixo eu fiz uma pequena projeção do que eu quero com ela:

Em breve posto mais fotos.

SE NAO CONSEGUIREM VISUALIZAR ME AVISEM PARA EU POSTA-LAS NO MEU BLOG (ESTÃO NO ORKUT)
Laudir11/01/2010 12:43
Arzivenko11/01/2010 13:28
Dando sinais de vida, agora tem que deixar recuperar.. É muito legal quando as pitangas começam a brotar, as folhas bem vermelhas..
Laudir11/01/2010 13:36
Está sendo meu xodózinho..... ainda mais com este destaque em vermelho....

é a planta que promete um rendimento rápido dentre as 50 "PRÉ-MUDAS" que tenho por aqui...

valeu xará (arzivenko) vendo as suas plantas me sinto muito incentivado a trabalhar nas mirtaceas...
ricardosantos0711/01/2010 14:19
Laudir,

Este corte de cima não tem que ser na diagonal? Ou assim não tem problemas?
Arzivenko11/01/2010 15:25
O corte reto na horizontal produz brotações regulares em torno do tronco, é a melhor forma de construir um hokidashi.

Não esqueça da adubação, agora é o momento certo!
Laudir16/01/2010 12:05
Falou tudo João... quero um hokidashi dela...

Brotação vigorosa:

Detalhes do nebari:

Sergio Batalini16/01/2010 12:18
Ei Laudir , cuidado prá não matar afogada a sua pitanga ... o substrato parece pouco drenante ... 😲 😲 pod apodrecer as raizes...
Laudir16/01/2010 12:31
Ahh sim... este encharcado ae é pq eu lavei a raiz pra poder ve-la e tirar a foto.

mas ela está com uns bons furos embaixo e na lateral... a irrigação é natural... época da chuva.

valeu pelo alerta mesmo assim.... daqui uns 30 dias eu vou mexer neste substrato... na verdade é o mesmo que veio qdo o pessoal arrancou ela do local e jogou fora... é o torrao todo que se encontra nesta bacia.
Astolpho Coelho Bicalho16/01/2010 12:38
Laudir, sua pitando tem potencial,, agora é ir trabalhando,,, e não deixe formigas nela... costumam colocar o seu gado,,, abraços
Rodrigo Tavares16/01/2010 19:32
Não entendi... colocar o seu gado? Como assim?
Rafael Pontes16/01/2010 23:15
nossa, q legal Laudir!!!
não sabia direito q podíamos pegar uma arvore ja maior assim e cortar para ela brotar! ainda tenho q pesquisar mais sobre Yamadori! muuuuuito legal mesmo!!!
da natureza ainda estou pegando apenas mudas! estou com 7 aguardando desenvolvimento!
Pretendo comprar um buxinho num horto q e vi, pegar ele bruto e trabalhar provavelmente no Hokidachi!
Agora animei e procurar algum material por aqui ondeeu possa fazer um trabalho desses! muito legal!!!
Matheus 3117/01/2010 00:24
Cuidado que nem todas plantas aceitam a poda radical
Laudir18/01/2010 11:26
Bem lembrado mateus31.

Pitangas suportam bem uma poda radical, já o buxinho não sei dizer pq nao tenho tido muito contato com ele.... ele é considerado "melindroso"
Laudir27/01/2010 16:03
Estou ficando preocupado.

Hoje olhando (namorando na verdade) esta pitangueira, notei que as folhas novas estão enrolando:

Parece ser algum fungo... alguem me indica um bom fungicida ou algo parecido?
Alexandre S. Coelho27/01/2010 17:00
Paciência gafanhoto... Paciência... 😂

Deixa a planta se desenvolver por alguns meses...
As folhas assim podem ter vários motivos, por hora retire as deformadas e só 😉
Laudir03/02/2010 16:54
Por favor, me digam q estou ficando preocupado a toa e q ela vai se recuperar

Laudir13/02/2010 11:35
Meu amigo João Arzivenko me trouxe alívio ao coração com suas explanações (uma verdadeira aula de botânica).

Cá está minha pitangueira. Com menos galhos, mas sempre vigorosa:

olha o broto:
Arzivenko13/02/2010 11:42
Como eu te falei, agora é hora de caprichar na adubação! Se preocupe apenas com a saúde da planta, nada de intervenções! daqui um meio ano, quando ela estiver BEM cabeluda, será hora de fazer alguma coisa.
Laudir23/02/2010 11:48
Atualizando...

Markus Von Kossel23/02/2010 13:28
Acredito que se o objetico é formar um hokidashi vc poderia efetuar um corte em V no tronco para facilitar a cicatrização no futuro! mDeixe dois ramos crescer um de cada lado, depois pode-os e espere o brotamento novamente.
Como isso:

Ou usar a tecnica descrita nesse site!
http://bonsaisite.com/broomelm.html
Se não souber ingles eu traduzo pra vc! Abraço!