Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Escorredor/mamadeira - dúvidas

Richard07/01/2010 12:25
Escorredor/mamadeira - dúvidas
Olá, pessoal. Gostaria de esclarecer algumas dúvidas sobre colocar o bonsai no escorredor e na mamadeira. Como sou leigo, não liguem pras besteiras que digo.

1) posso colocar o bonsai no escorredor em qualquer época do ano?
2) ao colocá-lo no escorredor, posso aproveitar o estrato do vaso anterior ou devo constitiur novo estrato?

Desde já agradeço!

ps: meu bonsai é uma romã.
Laudir07/01/2010 12:34
link com um bom material
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html

específico sobre o escorredor e mamadeira
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html
apossas07/01/2010 15:46
Olá Richard, seria bom colocá-la no escorredor com um substrato que seja bem drenante, pode ser 50% areia grossa, 20% terra vegetal e 30% pedrisco ou cacos de telhas. Regue bem 1 vez por dia mas sem encharcar o substrato para evitar apodrecimento das raízes.

Abraço e boa sorte

Alexandre Possas
Richard07/01/2010 22:24
Muito obrigado, amigos. As respostas foram bem esclarecedoras. Inocências à parte, gostaria de perguntar mais uma coisa: fala-se muito da diferença entre um pré-bonsai e um bonsai propriamente dito. Mas afinal, o que define essa diferença? O pré-bonsai seria uma muda? O bonsai teria, por sua vez, o tratamento de podas, aramação e coisas do tipo?
apossas07/01/2010 22:33
Isso Richard, o pré-bonsai como o próprio nome sugere seria uma muda sim, quando esta mesma tiver bem estruturada e forma bem definida aí sim, poderá ser chamada de Bonsai.

Abraço cara

Alexandre Possas
Rodrigo Tavares08/01/2010 11:22
Complementando o que o amigo Alexandre disse, o pré bonsai ainda não sofreu transplante de vaso ou poda de raízes, enquanto que o bonsai já se encontra em um vaso definitivo de bonsai. È como se o pré fosse um bloco de mármore, e o bonsai fosse a escultura pronta (lembrando que um bonsai nunca estará "pronto", terminado). 😄
Richard08/01/2010 11:54
Muito obrigado, amigos. Isso realmente define o bonsai como uma forma de arte, aliás arte viva.
Elio08/01/2010 23:16
Olá Richard!
Fazendo algumas correções:
Primeiro, como vc mora em Londrina, vamos levar em conta a região em que vc mora.
Assim, Transplantar para escorredor, agora, no verão, Romã, em pleno crescimento: Não recomendo.
Deixe para o final do inverno.
Definição de muda, Pré e bonsai.

1. Muda, não houve nenhum trabalhando visando um bonsai futuro
2. Pré-bonsai, já houveram trabalhos, seja, transplante, poda, aramação etc.
3. Bonsai, já atingiu sua maturidade quanto aos trabalhos anteriormente executados. Não há mais ajustes a fazer. Está no tamanho e estilo que vc definiu. Em vaso de bonsai. Daqui por diante só poda de manutenção.

abraço
Richard10/01/2010 22:13
Então o transplante para o escorredor não pode ser feito a qualquer momento? Bom, deixarei passar o verão. De qualquer forma, no início de setembro (primavera), eu precisaria trasnplantar o bonsai pra outro vaso e fazer a poda das raízes. Será que nesse momento eu poderia, ao invés de passá-lo pra um vaso proprimente dito, colocá-lo no escorredor?
Elio10/01/2010 22:40
Richard!
Transplante é transplante. O que ocorre é que nessa época as plantas estão amadurecendo as folhas e raízes. Não estão mais em franco desenvolvimento.
Transplantar agora vai expor as raízes e a planta irá sentir isso.
Não que vc não possa fazer mas, porque não esperar?
Sugiro aguardar até a primavera.

Abraço