Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Escorredor/mamadeira - dúvidas

Richard07/01/2010 12:25
Escorredor/mamadeira - dúvidas
Olá, pessoal. Gostaria de esclarecer algumas dúvidas sobre colocar o bonsai no escorredor e na mamadeira. Como sou leigo, não liguem pras besteiras que digo.

1) posso colocar o bonsai no escorredor em qualquer época do ano?
2) ao colocá-lo no escorredor, posso aproveitar o estrato do vaso anterior ou devo constitiur novo estrato?

Desde já agradeço!

ps: meu bonsai é uma romã.
Laudir07/01/2010 12:34
link com um bom material
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html

específico sobre o escorredor e mamadeira
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html
apossas07/01/2010 15:46
Olá Richard, seria bom colocá-la no escorredor com um substrato que seja bem drenante, pode ser 50% areia grossa, 20% terra vegetal e 30% pedrisco ou cacos de telhas. Regue bem 1 vez por dia mas sem encharcar o substrato para evitar apodrecimento das raízes.

Abraço e boa sorte

Alexandre Possas
Richard07/01/2010 22:24
Muito obrigado, amigos. As respostas foram bem esclarecedoras. Inocências à parte, gostaria de perguntar mais uma coisa: fala-se muito da diferença entre um pré-bonsai e um bonsai propriamente dito. Mas afinal, o que define essa diferença? O pré-bonsai seria uma muda? O bonsai teria, por sua vez, o tratamento de podas, aramação e coisas do tipo?
apossas07/01/2010 22:33
Isso Richard, o pré-bonsai como o próprio nome sugere seria uma muda sim, quando esta mesma tiver bem estruturada e forma bem definida aí sim, poderá ser chamada de Bonsai.

Abraço cara

Alexandre Possas
Rodrigo Tavares08/01/2010 11:22
Complementando o que o amigo Alexandre disse, o pré bonsai ainda não sofreu transplante de vaso ou poda de raízes, enquanto que o bonsai já se encontra em um vaso definitivo de bonsai. È como se o pré fosse um bloco de mármore, e o bonsai fosse a escultura pronta (lembrando que um bonsai nunca estará "pronto", terminado). 😄
Richard08/01/2010 11:54