prumodeq07/01/2010 17:34
Dúvida sobre nomenclatura
O estilo Moyoji é a denominação do ereto informal, mas este ereto informal deve ter o tronco sinuoso e obedecer as regras de disposição de galhos do Chokkan?
Como denonimo um bonsai que tenha troco ereto, mas que não obedeça as regras de disposição dos galhos, nem tenha o tronco sinuoso? Que seja exatamente isto: ereto informal.
Abraços
Elio08/01/2010 23:21
Olá Prumo!
Em poucas palavras é assim:
Moyogi - ereto informal - tronco e galhos sinuosos.
Chokkan - ereto formal - Tronco e galhos retos.
Em ambos a disposição de galhos é similar:
1º galho de um lado;
2º galho , oposto;
galho de fundo, entre os dois,
todos devem ficar entre o final do 1º terço e o início do 3º terço do tronco.
Primeiros galhos mais longos e grossos e assim sucessivamente.
Vale lembrar que essas são as regras e servem APENAS como referência quando a planta assim permitir.
abraço
DigoF309/01/2010 00:32
ola, falando sobre a segunda pergunta... o bonsai japones ''exige'' algumas regras que é o que caracteriza um bonsai para quem segue estes padrões, no meu ponto de vista o exemplo que vc deu se deveria nomear como um bonsai chines que a escola do mesmo não ''exige'' estas regras...
T+.
prumodeq27/01/2010 14:00
RE: Nomenclatura
OK, mas como é o nome do estilo onde o tronco é ereto, mas não segue a disposíção "classica" dos galhos?
Que não necessariamente tem afunilamento do tronco...
Que não é um hokidashi...
Que, aliás, é a estilo da maioria dos bonsais...
Elio27/01/2010 19:50
Olá Prumodeg!
O ereto formal deve sim ter conicidade. Se não tiver, se for tubular, nem pode-se chamr de bonsai ou então podemos chamr de um bonsai ruim.
Galhos alternados, também é necessário.
Por último vc citou que a maioria dos bonsai são assim. Eu nunca vi!
Se for informal, também deverá obedecer a alternância de galhos; direita; fundo e esquerda. Pode alternar também; direita ; esquerda e fundo. Os galhos direita e esquerda podem se inverter sem problema.
A conicidade do tronco, embora seja uma exigência que começõu no ocidente ela é imprencindível para dar naturalidade à planta. Caso contrario, parecerá uma planta muito jovem e que ainda não é um bonsai.
Abraço
prumodeq29/01/2010 13:31
Talvez com exemplos seja mais fácil de explicar. Peguei algumas fotos do Aido Bonsai (
http://aidobonsai.wordpress.com/). Qual a nomenclatura para estes exemplos; Veja que não atendem a regra das disposição dos galhos:
Estes são, em geral, os exemplos mais comuns de bonsais.
Elio29/01/2010 19:07
Ólá Prumodeg!
Veja, apontar defeitos nas plantas dos outros é um pouco chato, principalmente se o proprietário não está presente.
Vc pergunta qual o estilo de cada planta.
Eu poderia citar todos os defeitos que vi mas não o farei por questão de ética a não ser que o proprietário autorizasse.
Eu estou em viagem. Dia 06/02 estarei , pela manhã, na loja O Bonsai, sede da APB.
Se puder dar uma chegada lá, conversaremos a respeito.
Vale a pena salientar o que já disse: Regras são apenas referências.
Não quer dizer que devemos quebrá-las propositadamente, mas devemos conhecê-las para, sempre que possível, obedecê-las.
Mas, nem sempre a planta nos dá condições de segui-las fielmente.
O que vale é que, apesar de uma determinada quebra de certa regra, a planta demonstre harmonia, idade, beleza, proporcionalidade.
Um abraço
prumodeq03/02/2010 20:09
Élio, obrigado pelo convite, estou a tempos para aparecer lá na loja o Bonsai, mas acaba sempre ficando para um outro sábado.
Neste fim de semana e no próximo estarei de mudança, assim não vou conseguir passar aí... mas depois que as coisas se acertarem aparecerei e aí a gente troca uma ideia.
Abraços