Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buxinhos de yamadori

Allan M09/01/2010 13:21
Buxinhos de yamadori
Há algum tempo fiz um yamadori de buxinhos (de aproximadamente 30 anos) onde trabalho.

Como estavam ''pelados'' tive de optar entre o literatti e fukinagashi e aqui está minha primeira intervenção:

Este buxinho ainda não está no vaso definitivo e quando eu colocá-lo no vaso definitivo deixarei seu tronco principal mais inclinado do que está agora - escolhi o fukinagashi pela beleza e dramaticidade; infelizmente não tirei as fotos de antes, mas gostaria de saber se fiz um bom trabalho na aramação:

Em sua base o nebari está na direção ''oposta ao vento", como se a árvore tivesse sido forçada a criar uma raiz forte para suportar o vento; mas será preciso expô-la mais quando o buxinho for transplantado para o vaso definitivo.
Deixei este brotinho para fazer outro galho mais baixo (vai demorar, mas fazer o que...):

Quanto ao vaso:

Pretendo trabalhar estas lajes de arenito deixando-as mais disformes e naturais:

Elas parecem ser resistentes, mas creio que deva impermeabilizá-las devido às camadas que as compõem (a água pode fazer com que a rocha expanda e rache).

Farei os furos de drenagem e alguns pézinhos de apoio de durepox. Gostei de sua cor e da forma que ela pode combinar com o fukinagashi, uma vez que o arenito é uma rocha metamorfica de sedimentação, ela pode combinar muito com o vento sugerido pelo fukinagashi.

Pretendo também fazer rochas para adornar o vaso na mesma cor que a laje - farei com cimento e rejunte colorido e as rochas terão um estilo que sugira que foram erodidas pelo vento (também para combinar com o fukinagashi).

Sugestões são bem-vindas.

Abraços!
Elio09/01/2010 21:51
Olá Ouroboros!

Embora vc tenha escolhido o estilo Fukinagashi, sempre é bom lembrar que o estilo sempre é a planta que nos dá.
Nesse buxus, com excelente sinuosidade, tronco alto, esguio, fino e com parte verde só na copa.......................é literati, sem dúvida.
Basta dobrar os galhinhos todos para baixo.
Mas, gosto é gosto e estilo é apenas referência!
O que vale é a planta dar prazer ao seu dono.

Com relação às lajes, algumas orientações:
1. Não precisa furar, a água drena pelos lados
2. Como consequência são se usa pezinhos.

Amigo, não sei se ajudei ou botei areia na sopa...........!!

abraço
marco_avelar09/01/2010 22:04
Eu assino embaixo o que o Elio disse.
ricardosantos0709/01/2010 22:14
Pessoal,

Me desculpem pela ignorância, mas, como se faz para a terra não escorrer tb pelos lados no momento da rega?
Allan M10/01/2010 02:39
Elio,

Suas sugestões são sempre ótimas. Agradeço muito. 🙂

Bom, escolhi o fukinagashi neste pois não queria ficar com dois literati. Este buxinho foi o último que trouxe, há ainda mais dois: um deles será feito o literati:

Neste (amanhã) pretendo fazer literati (cortando o galho da esquerda e baixando o galho da direita):

Depois posto as fotos do trabalho com este...

Não sei se fiz uma escolha boa, mas fiz este fukinagashi pois, entre os buxinhos que tinha, era a única que sugeria tal estilo (apesar de que ele sugere muito mais o fukinagashi, realmente).

Não sei se agora continuo com ele assim ou se adoto o literati... Qual "valorizaria" mais?

Não quero que olhem para este fukinagashi e sempre pensem: "Hm... ele podia ter feito um literati..."

Quanto à laje... acho que eu ia fazer tudo errado... 🙄

Bom, pelo menos terei menos trabalho - mas ainda assim devo impermeabilizá-la?

E, como o Ricardo perguntou, como fazer para a terra não escorrer no momento da rega? Eu vi alguns vasos orgânicos e são usados materiais diversos para se fazer uma espécie de "muro" baixo que cerce o espaço onde será colocado o substrato. Com quais materiais pode ser feito?
Elio10/01/2010 18:54
Olá Allan!
Em primeiro ludar me desculpe, pois na minha resposta anterior, chamei-o de Ouroboros (outro amigo bonsaísta)
Quanto ao estilo, vc mesmo disse: Sempre dirão: Porque vc não fez literati??
É que no Fukinagashi a planta não deve ter um tronco tão alto e sinuoso. O vento não faria com que o tronco tomasse essa forma. Veja exemplo abaixo:

Na questão de laje, tua dúvida e a do Ricardo, abaixo coloquei um passo a passo sobre a minha primeira floresta, com as explicações sobre contenção do substrato.

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12953&highlight=
ricardosantos0710/01/2010 19:52
Valeu Elio!!!

Mas me tire uma dúvida:

O que é Esfagno picado?
Matheus 3110/01/2010 19:57
O nome certo é Sphagnum, é um musgo que retem bastante água e demora a se decompor
é muito usado nas carnivoras e orquideas
e também pra alporquia heh
Allan M11/01/2010 18:56
Elio,

Na verdade mudei meu nick de Ouroboros para meu nome real, para ficar mais fácil e familiar aqui no fórum.

Olhando no outro tópico vi esse seu belo buxinho e pensei nesta características das árvores que crescem sob o vento. Vi uma galeria de imagens com árvores que crescem sob essas condições e realmente elas têm de, desde o começo, a se adaptar ao vento, o que faz com que elas sempre se inclinem e não se "curvar" em sinuosidades, como está o meu buxinho.

Bom, mas graças às suas dicas e dos amigos bonsaístas daqui do forum, está decidido: Literati! 😄

Graças à ti estou aprendendo a gostar mais do estilo (cujo tinha um certo receio de adotar) e estou gostando disso.

Só não sei com qual dos galhos farei o ápice.

Farei uma projeção e postarei.

Mas agora surgem novas dúvidas: posso fazer o literati na laje de pedra? Vi que o vaso mais apropriado é o redondo. Acho que a laje ficará para um outro...

Estou lendo e traduzindo este artigo sobre o estilo Literati:

http://knowledgeofbonsai.org/articles/techniques/styles-styling/literati-style-bunjin/

Há algum outro artigo em português sobre o estilo? Gostaria de entender os conceitos que envolvem o estilo e me inspirar mais.
ROGÉRIO DIAS11/01/2010 19:01
É
MINHA OPINIÃO É QUE ESTÁ MUITO ALTA PRA POUCO MOVIMENTO DO TRONCO,,,,,JÁ QUE A FINALIDADE É DAR REALISMO ,UMA ÁRVORE COM TRONCO FINO SENDO VARRIDA PELO VENTO,ESTARIA MAIS INCLINADA NO SENTIDO DOS GALHOS,,,,
É SÓ MINHA OPINIÃO...
Rodrigo Tavares11/01/2010 19:59
Allan, em relação às lajes, veja só este trabalho do amigo Renan:

O link é:
http://www.megagaleria.com/view_album.asp?Album_ID=10868#
Elio11/01/2010 20:49
Allan, à principio eu tbém não gostava do Bunjingi. Aprendi a gostar.
Os mestres dizem que é o estilo mais difícil, pois, se embora simples, ele deve ter completa hamonia, singeleza, enfim........deve impactar.
Talvez por isso seja um dos estilos que mais gosto.
Quanto ao vaso, realmente a laje não se presta para o estilo.
Vaso redondo, orgânico ou não, é o melhor.

Um abraço
Allan M24/01/2010 14:27
Saudações!

Depois de um tempo, minha impaciência não permitiu que eu deixasse o buxinho no estilo fukinagashi e, como é minha primeira planta, decidi trabalhá-la como um material de treinamento - bom, minhas intervenções não foram das melhores, mas por ser a única das plantas possíveis de eu trabalhar agora, creio que fiz uma boa evolução.

Gostei das dicas dos colegas e acatei muitas das idéias, em especial as do Elio que me fez ter uma outra visão sobre os estilos.

Vamos lá, aqui vai o resultado prévio:

Este era o buxinho que estava no estilo fukinagashi:

Antes:

Depois: (Falta colocá-lo no vaso definitivo - qualquer sugestão é bem vinda)

Antes:

Depois:

Bom, é isso aí - aguardo os comentários.
Abraços!
Elio25/01/2010 20:15
Allan!................CLAP, CLAP, CLAP!!!
Parabéns, ótimo trabalho.

Quanto ao último, devido à espessura e altura do tronco sugiro partir para Moyogi, Shakan.

abraço
Allan M26/01/2010 19:32
Valeu, Elio!

Obrigado pela motivação e paciência.

Bom, pensei o mesmo com relação a esse último buxinho, mas ainda tenho de melhorar o nebari e essa parte acima da seção mais larga do tronco não está com muita conicidade (e isso me desagrada um pouco). Mas ele vai para o escorredor e vamos ver daqui algum (muito) tempo...

Obrigado novamente!
vderetti27/01/2010 09:08
Allan, ficaram muito bons os teus trabalhos. Os dois ficaram belos literati.
E esse último, depois de um bom tempo engordando esse ápice( se é que vc vai usá-lo como ápice) pode virar um belo moyogi.
Parabéns.
Allan M30/01/2010 09:21
vderetti, muito obrigado!

Infelizmente, acho que o meu primeiro bonsai formado irá morrer. Minha mãe achou que ele estivesse recebendo pouca luminosidade (o literati que está no vaso definitivo) e o colocou para tomar sol. Suas folhas estão secando lentamente - estou aguardando.

Porém os outros dois estão se recuperando bem (em sombra) e já emitem algumas brotações. O último será um moyogi, sim - e ele está emitindo brotações rapidamente.

Agora é aguardar e passar para outras...