Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadori de Azaléia

Allan M09/01/2010 14:14
Yamadori de Azaléia
Este é outro Yamadori que fiz onde trabalho:

Ela está bem mal-tratada, suas folhas apresentam pontinhos brancos (talvez causados por água em demasia) e está bem pelada. Tem 40 cm de altura e seu caule tem 4 cm na parte mais larga.

Apesar disso, sua copa parece promissora para fazer um hokidachi bem triangular, de forma que podarei uns três ou cinco centímetros e baixarei os dois galhos mais compridos (que têm 40 cm de ''envergadura'') e deixarei a copa crescer até ficar mais triangular.

Ela está se recuperando bem: os galhos que podei deram alguns brotinhos, mas gostaria de saber se deixo ela se recuperar mais tempo (faz um mês que está em meia-sombra) para então colocá-la no escorredor.

Mais fotos:

Abraços!
marco_avelar09/01/2010 20:08
Ouroboros deixe ela se recuperar.

Quanto ao estilo, eu sei que você não pediu conselhos, mas me sinto na obrigação de apontar algumas coisas, espero que você não se importe.

1- O estilo hokidachi tem que ter a copa mais arredondada e não triangular.

2- O tronco está muito alto e fino e para esse estilo ele teria que ter mais de um palmo de diâmetro para ficar bom com essa altura.

3- Eu te aconselharia a baixar muito a copa, fazendo uma poda drástica, ou deixá-lo crescer para engrossar o tronco ou, ainda, mudar o estilo, aramar o tronco, dar alguns movimentos e fazer um moyogi; depois reduzir os galhos altos para estimular os galhos mais baixos.

4- Para te dar uma idéia: o bonsai tem que ter de altura até 6 vezes a largura do tronco, o que no caso do seu seria, no máximo, 24cm de altura total. Essa é a regra antiga, hoje em dia os bonsais mais bonitos têm em média entre 2 e 3 vezes de altura a largura do tronco. E a proporção entre copa e tronco é de 2/3 de copa e 1/3 de base de tronco.

Abraço!
Allan M10/01/2010 03:18
Olá, Marco!

Obrigado pelas dicas - não sabia nada de proporções e agora vou estudá-las mais.

Bom, o que eu tinha em mente era algo desse tipo - este é um buxinho que foi postado aqui no fórum por Renan Campara Braido:

Achei este buxinho lindo e, uma vez que a azaléia dá muitas flores, achei que ficaria legal este estilo, com uma copa larga.

Mas realmente tenho de ver as proporções...

Estou pensando em esperar ela se recuperar e colocá-la no escorredor/mamadeira para engrossar o tronco e trabalhar o nebari (mas até chegar à proporção que desejo, levará um bom tempo...)

O moyogi é uma boa também, e com a azaléia fica lindo, mas acho que os primeiros galhos estão altos demais... e para surgirem outros mais embaixo também irá demorar... Mas estou disposto a esperar.

Que achou do estilo do buxinho de nosso colega? Daria certo na azaléia?
marco_avelar10/01/2010 04:04
Ouroboros esse buxinho do Renan é muito bom, já babei muito no teclado do PC olhando para ele. O Renan tem mais de 10 anos de bonsai e tem olho clinico para selecionar matéria-prima.

Mas para quem tem pouco tempo, como eu e você, é importante conhecer as regras para ter uma base para avaliar e escolher o material a ser coletado ou comprado. As regras não são absolutas, certamente você verá alguns bonsais muito bons fora dos padrões, mas servem para nortear a estética da arte. Mas é certo que dificilmente veremos um bonsai dentro das regras que seja feio!

Quando nós iniciamos na arte o mais comum é olharmos para o bonsai a partir da copa e é isso que todos os leigos fazem. A copa é o mais fácil e é a última parte do trabalho.

Para você escolher boa matéria prima olhe primeiro para o nebari. Veja se ele é bem distribuído e regular, como no buxinho do Renan, ou se for um raiz exposta ou raiz na rocha, se ele se distribui bem e sem se cruzar. É claro que se você for comprar um pré-bonsai com um nebari perfeito em um lugar especializado ele vai custar caro!

A segunda parte é o tachiagari, o 1º terço do tronco, veja se ele tem boa conicidade, que valoriza muito o bonsai, se tem bom movimento para o estilo desejado e se tem uma casca com textura envelhecida.

O buxinho do Renan tem tudo isso que eu citei! Como eu disse ele tem olho clínico para selecionar material, e isso só se consegue com o tempo e muito estudo.

Nós iniciantes temos que nos preocupar em conseguir comprar, coletar ou desenvolver o tachiagari, pois é a parte mais importante do bonsai.

A melhor dica que eu posso te dar para comprar e ver de perto bonsais de qualidade é começar a ferquentar a exposição de bonsai do jardim botânico de SP, que acontece a cada 6 meses e tem entre outros bons bonsaistas a participação do Mestre Hidaka, maior bonsaista do país, e da Regina Suzuki que também vende plantas muito boas, também tem a barraca do Sr. Tanaka que vende plantas boas e com troncos grossos a ótimos preços. Ultimamente eu só tenho comprado minhas plantas lá e com 2 anos de experiência acho que já estou conseguindo adquirir plantas de melhor qualidade. Você vai passar por isso também: de 6 em 6 meses você vai olhar para as suas plantas e achar um monte de defeitos que você nunca tinha percebido.

Abraço!
Allan M10/01/2010 09:24
Poxa, a cada dia aprendo mais - parece uma revolução que acontece em minha mente. E isso não aconteceria sem a ajuda de colegas como vocês.

O Elio também sempre me dá ótimas dicas e creio que eu já tenha evoluído um tanto, mas vejo que preciso sempre aprender mais - ainda é cedo...

Uma das coisas mais importantes que aprendi com você e com o Elio é que é a árvore que nos dá o estilo, e não nós. Assim fica mais natural...

Esse buxinho do Renan realmente é de ficar de queixo caído. 😮

Agora percebo e entendo o porque das podas tão drásticas que alguns mestres fazem: realmente a copa é a última a ser trabalhada.

Poxa, cara, o Jardim Botânico fica aqui pertinho de casa; dá pra eu ir à pé e ano passado fui à exposição deles - era uma pena que eu estava sem grana, mas pude ver muito material de excelentíssima qualidade, realmente. Foi a primeira vez que fui - ainda falta muito para observar - mas esse ano garanto que estarei mais atento.

Obrigado mais uma vez!
Abraços!
marco_avelar11/01/2010 01:21
Allan a poda drástica, na minha opinião, é o que dá a alma do bonsai.

Toda vez que você for desenvolver alguma planta, seja no escorredor, no chão (a melhor opção) ou em uma bacia, deixe um galho de sacrifício, pois, é esse galho que vai engordar o tronco. O resto da planta você poda e arama da maneira que quiser, só deixe esse galho crescer livremente e virado para um lado que não faça sombra no resto do bonsai. Quando o tronco engrossar você corta o galho fora. Só lembrando: esse galho de sacrifício deve ser, de preferência, na parte de trás para que a cicatriz não fique aparente; e também é bom escolher bem o local do galho, se ele sair da parte de cima do bonsai o tronco vai engrossar por inteiro e ficará sem conicidade então, tem que ter outro galho de sacrifício em uma parte mais baixa para engrossar mais a base.

Outra coisa importante na hora de colocar o bonsai para engordar é lembrar de "pentear" as raízes de forma radial e eliminar as que vão diretamente para baixo. Depois se coloca um pratinho ou tampinha redonda embaixo para que as raízes se desenvolvam de maneira correta. É muito importante se lembrar de fazer isso!

Abraço!
ricardosantos0711/01/2010 11:04
marco_avelar escreveu:
Allan a poda drástica, na minha opinião, é o que dá a alma do bonsai.

Toda vez que você for desenvolver alguma planta, seja no escorredor, no chão (a melhor opção) ou em uma bacia, deixe um galho de sacrifício, pois, é esse galho que vai engordar o tronco. O resto da planta você poda e arama da maneira que quiser, só deixe esse galho crescer livremente e virado para um lado que não faça sombra no resto do bonsai. Quando o tronco engrossar você corta o galho fora. Só lembrando: esse galho de sacrifício deve ser, de preferência, na parte de trás para que a cicatriz não fique aparente; e também é bom escolher bem o local do galho, se ele sair da parte de cima do bonsai o tronco vai engrossar por inteiro e ficará sem conicidade então, tem que ter outro galho de sacrifício em uma parte mais baixa para engrossar mais a base.

Outra coisa importante na hora de colocar o bonsai para engordar é lembrar de "pentear" as raízes de forma radial e eliminar as que vão diretamente para baixo. Depois se coloca um pratinho ou tampinha redonda embaixo para que as raízes se desenvolvam de maneira correta. É muito importante se lembrar de fazer isso!

Abraço!

Marco,

Pq é tão importante pentear as raízes? PQ elas não podem crescer diretamente para baixo? O que acontece se elas crescerem para baixo? Qual a diferença?

Obrigado!
Matheus 3111/01/2010 11:16
ricardosantos07"]

Assim você educa as raizes para caberem no futuro vaso de bonsai, que é raso e largo na maioria das vezes e pentear as raizes é pra ficar bem distribuido e ter um nebari bonito
marco_avelar12/01/2010 03:20
Ricardo com esse procedimento que eu indiquei, "pentear" e colocar um pratinho em baixo, o nebari se desenvolve mais lateralmente e fica parecido com o nebari das grandes árvores como disse o Matheus.

Vou usar como exemplo um outro tópico de uma planta sua, a jabuticaba.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13191

Na última foto da projeção que o Alexandre fez para você o nebari está distribuído de forma radial e sem se cruzar, fica muito mais bonito e parece ser uma árvore grande e antiga. Se você deixar as raízes crescerem para baixo você perde todo esse efeito, ficaria um tronco espetado na terra sem nenhuma raiz a mostra ou raízes enroladas e meio "esquisitas".

Abraço!
ricardosantos0712/01/2010 10:15
Muito bom!!!! Valeu pela explicação!

Mas eu posso colocar o pratinho em baixo das raízes e embaixo do pratinho ter o substrato sem problemas?
Essa técnica pode ser feita no escorredor, visto que no escorredor esperamos as raízes saírem por baixo?
marco_avelar12/01/2010 18:30
Ricardo quando você for plantar alguma coisa no escorredor é só colocar parte do substrato, depois, coloque o pratinho ou tampinha redonda sobre o substrato e depois coloque a planta com as "raízes penteadas" em cima como se fosse uma toalha de mesa cobrindo o pratinho e enterre com o resto do substrato. As raízes quando crescerem irão para baixo normalmente, o importante é que as raízes que estão próximas do tronco fiquem de forma radial para ficarem mais bonitas!
ricardosantos0712/01/2010 19:46
Valeu Marcooo!!!!!

Obrigado pelos esclarecimentos e pela paciencia!!! 😄