Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Trabalho em Ficus

joellagunasc10/01/2010 16:56
Trabalho em Ficus
Este é um ficus que eu adquiri em junho de 2008 , na Nipon Bonsai de Joinvile.

Esta foi a primeira mexida que eu dei nele: Desfolha

E aramaçao

Já num vaso provisorio

Estado dela esta semana , em um escorredor , nesta fase ja havia feito mais 2 desfolhas

Outro lado

Nova desfolha , optei como este lado sendo a frente

Outro lado

Minha ideia foi inclina-lo no sentido anti horario para deixa-lo mais na vertical

Ja aramada e com as raizes ja podadas , pronta para ir para o vaso e na nova posiçao.

Para melhorar o nebari do lado esquerdo , removi um pouco da casca para a formaçao de novas raizes neste local.

Trabalho finalizado.

Lado de traz.

Criticas e sugestoes sao sempre bem vindas.

Abraços

Joel
marco_avelar11/01/2010 00:51
Bom material e está ramificando bem.

Parabéns!!!
Illex11/01/2010 13:24
Joel,

Gostei bastante do teu Fícus, pequeno e ancião.

Só uma dúvida, pretende fazer novo selecionamento de galhos na próxima desfolha?

Digo, pois em partes tem alguns galhos que me intrigaram, alguns para baixo, outros para cima, alguns saindo da base de outros.

Realmente é assim que ocorrem as ramificações dos Fícus na natureza, com algumas particularidades além claro, seria esse seu objetivo?

Novamente parabéns pela planta, adoro Fícus, e este certamente ficará show.

Abraço amigo.

Illex
joellagunasc11/01/2010 14:22
Valeu Marco

Ilex , com certeza na proxima desfolha sera trabalhado novamente as ramificaçoes. Sempre se da um refinamento a mais , nao é mesmo?

Abraços

Joel
dudutsrj11/01/2010 17:03
lindão, mas me tira uma dúvida quanto a formação de raízes.
você enterrou a parte descacada?
joellagunasc11/01/2010 20:34
Sim. É como fazer uma alporquia , naquela parte descascada eu espero que apareça novas raizes.
dudutsrj12/01/2010 11:20
E funciona, estou com uma acerola que precisa muito de uma melhorada no nebari, será que funcionaria com ela?
Rodrigo Tavares12/01/2010 11:41
Boa pergunta, dudu!
Joel, funciona para qualquer espécie de planta?
Edu Miranda12/01/2010 11:57
Bom trabalho joel, gostei da forma como eliminou a conicidade invertida.
joellagunasc12/01/2010 16:10
Esta tecnica funciona nos mesmos criterios da alporquia , depende de cada especie o tempo para formar novas raizes.

OBJETIVOS:
1. Correção de nebari: Para plantas com defeitos no nebari, a alporquia pode ser uma solução. Ela pode ser aplicada total ou parcialmente.Total: Quando substituimos todo o nebari antigo pelas novas raízes oriundas da alporquia.Parcial: Quando realizamos a alporquia somente em um lado da planta, e aproveitamos as raízes que já existem.

Este texto eu tirei destes site:

http://guto-bonsai.blogspot.com/2009/07/dica-alporque.html
leandro Spagiari12/01/2010 19:40
Olá Joel,

esta ficando muito bonito o ficus, nos galhos tenho a mesma duvida que o Illex, acho que precisa de uma ordem nos galhos e algumas podas, qnt ao alporque parcial, ele me pareceu ter ficado muito em cima do substrato, penso que seria mais facil e rapido para o desenvolvimento ideal das novas raizes se ele tivesse ficado mais enterrado no substrato, manteria melhor a umidade facilitando o enraizamento, tbm teria deixado em um escorredor , o que facilitaria posteriormente para o engrossamento destas novas raizes, o ficus engrossa demais as raizes na mamadeira, não deixe de mostrar o desenvolvimento deste ficus, promete muito,

parabéns pelo trabalho e abraços.
Lucinei Reis05/05/2012 21:44
Oi joellagunasc o procedimento que você utilizou para melhorara o nebari como esta , pois estou pretendendo fazer este procedimento em uma acerola.
joellagunasc05/05/2012 21:49
Ta bem legal , vou fotografar e postar , so que nao sei o que aconteceu mas o ficus secou todo , e quando veio a brotaçao so veio de um lado.
Lucinei Reis05/05/2012 22:02
Ok estarei no aguardo !!!!!!!!!
Elenildo abreu09/05/2012 17:02
veja se o lado que secou foi o lado do corte. se foi pode ter interferido na circulação de seiva .....
O Guardião09/05/2012 17:09
acompanhando
acompanhando
Thomas Eckert09/05/2012 20:24
Show hein, bela planta!!
Marco Costa09/05/2012 22:30
Opa...tambem no aguardo das fotos.

Me diga...esse lance para melhorar o nebari....faz aqui e enterra?