Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Dúvida c/ Areia

wtico10/01/2010 21:34
Dúvida c/ Areia
Caros amigos,

Estou com uma dúvida tremenda, já postei fotos da minha romã em um outro tópico "Ajuda com uma Romã p/ um Principiante" pretendo coloca-lo em um escorredor (assim que terminar posto uma foto já no escorredor) pretendo compor o substrato com 50% de areia grossa, 30% de cacos de telha/tijolos e prediscos (já preparei entre 2 e 5mm) e 20% de matéria orgânica Humus e Substrato á base de casca de pinus ( HS Holambra Flores e Plantas) (ok Também). E um enraizador Biofert Raiz para usar após o colaca-lo no escorredor.

Minha dúvida é justamente com a Areia Grossa, conforme tenho pesquisado em outros tópicos e em algumas matéris na Net, todos dizem que eu posso utilizar areia grossa lavada dessas uzadas em construção mesmo, mais em relação a granulometria essa areia grossa utilazada em construção tem menos de 2mm, será que posso usa-la assim mesmo? ou alguém sabe onde posso adquirir uma com granulometria (2 e 5mm)maior aqui em São Paulo?

Desde já agradeço aos amigos mais experientes

Um Gde Abraço
EZEQUIEL JUNIOR11/01/2010 17:03
eu uso a areia grossa de construção, sem problemas. Não há matematicamente a necessidade te ter entre 2 e 3 mm... a areira grossa tem o mesmo objetivo dos pedriscos, melhorar a drenagem, não há motivos para se usar os dois... eu só uso a areia, pela facilidade de se obter...

boa sorte
wtico11/01/2010 17:09
Ezequiel,

eu poderia misturar uma parte de pedriscos (tijolo e telha), deu um trabalhão pra fazer... rsrs
EZEQUIEL JUNIOR11/01/2010 17:12
eu uso a areia grossa de construção, sem problemas. Não há matematicamente a necessidade te ter entre 2 e 3 mm... a areira grossa tem o mesmo objetivo dos pedriscos, melhorar a drenagem, não há motivos para se usar os dois... eu só uso a areia, pela facilidade de se obter...

boa sorte
EZEQUIEL JUNIOR12/01/2010 16:26
os cacos de telha ou de tijolo tem a finalidade de conservar a umidade, pelo fato de serem porosos. Os pediriscos, por não serem porosos, têm a finalidade de drenar água com facilidade do substrato. Pode-se usar os dois na composição do substrato. O que eu me referi foi a desnecessariedade de se usar areia e pedriscos, já que os dois têm a mesma finalidade...

Fui claro?

Abraços