Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buganvillea

12
Fred Rodriguez12/01/2010 08:10
Buganvillea
bem amigos ganhei esta planta em 19/08/2008
desde então estou tentando promove-la de muda de viveiro para Bonsai

quando chegou

desfolhada na bacia

mais uma na bacia

coloquei neste vaso ansiedade de recruta

ontem11/01 mai uma mexida e resolvi fazer algumas modificações

acho que já posso provove-la a Pre-bonsai
gora e aguardar o retorno da massa foliar e......
abs
Rodrigo_Dias_RJ30/01/2010 20:04
Meu camarada, achoi que estão te boicotando, em todos os foruns vc tem mais de 100 visualizaçoes e 0 comentarios.

Vamos quebrar Palmatum do preconceito!!!!!! 😄 😄 😄 😄

Vc matou aula no dia que o mestre Ching Ling ensinou sobre JIN, tira esse JIN !

ABS
Fred Rodriguez31/01/2010 00:37
Rodrigo, de boa nem ligo mais a União faz açucar. não bonsai
+ de 100 e 0 coments ou a planta ta muito ruim,ou o trabalho feito de inicio ate agora e considerado tão facil que não merece creditos não falo de elogios prefiro criticas pois com elas aprendemos. quem deve tar certo eo cara da arvore de natal do you tube,mas valew vou tirar o jin e agora e so trabalhar densidade da copa,pretendo na prox primavera coloca-la em vaso definitivo

Nos e resistencia!!!!!! continuarei postando o desenvolvimento das crianças
tens umas para colocar que deve render umas 300 visualizações e -1coments
mas isso so motiva
abs
Quebrando os Palmatum roxo do preconceito rsrsrsrsr
Rodrigo_Dias_RJ31/01/2010 01:08
Quebrando os Palmatum roxo do preconceito!!!!
Matheus 3131/01/2010 16:11
Oi Fred

Vou dizer, só vi esse topico 2 vezes, quando o rodrigo respondeu e agora, eu acho meio ruim quando acontece de tanta gente ver meus topicos e alguns ter poucas respostas, por que eu estava em alguns procurando ajuda no que fazer, mas eu nsó nao respondi por que nao sabia oque dizer, eu dei uma olhada tao rapida que nem tinha visto o jin, vc deve mesmo tira-lo por que está no mesmo nivel do outro galho, e nessa planta nao ficou harmonico, e jin nao é muito apropriado pras bougainvilleas por que a madeira apodrece facil

só nao entendi o "quebrando o palmatum roxo do preconceito" hehe
Rodrigo_Dias_RJ31/01/2010 16:24
Matheus , esse lance de muita gente ver e não opinar é normal, mas em determinados casos a gente sabe que rola um boicote, e quando isso acontece com os amigos nós temos que dar força.

O lance de quebrar o preconceito é um simples desabafo em relação a ''amigos'' dentro do mundo do bonsai.
Matheus 3131/01/2010 16:44
Sim, isso eu entendi,oque nao entendi foi o palmatum roxo o.o
as vezes penso que ha um certo boicote pela minha idade, mas vai saber rsrs
Fred Rodriguez31/01/2010 18:43
amigos jin já retirado,
Matheus em relação a posts foi apenas um desabafo,e o lance do acer roxo e uma bricadeira,um desabafo acer Roxo vc encontra no mercado livre
posto para compartilhar com amigos e incentivar quem está chegando essa planta por exemplo mostra que se pode pegar uma muda de viveiro e com um pouco de paciencia transformala em uma planta com possibilidades para Bonsai,

Rodrigo valeu pela força
Fred Rodriguez14/02/2010 21:12
atualizando
Rodrigo_Dias_RJ14/02/2010 21:37
gostei do compasso, rsrsrs

o caminho da bom
Matheus 3114/02/2010 21:56
não entendi esse compasso (pra variar)

vai ficar legal essa planta
vc vai tirar o jin?
Fred Rodriguez14/02/2010 22:44
Matheus este compasso (que na realidade não e compasso e sim uma antena)me serve para referencia de triangulação tenho dificuldades em fazer as podas em mão livre se deixar a tesoura rola e quando vejo já era ai eu to usando esta ferramenta niponica para evitar a selvageria na poda o Jim vou tirar sim e agora e trabalhar nebari e copa
abs
Sergio Batalini15/02/2010 13:55
E coloca na mamadeira tb... já vai ajudando no calibre da primavera... 😄
Oooo Matheus , boicotar vc ... 😲 claro que não ... Da minha parte , o sentimento é de inveja ..rsrsrr boa , mas inveja ... já pensou , com 13 anos ... e uma coleção consideravel ... vc tem o que nós nunca mais teremos .. TEMPO. O bem mais precioso de todos ...
Eu tenho 44 anos e mais alguns pela frente ,... para cultivar e apreciar ...
Vc , meu caro amigo , no minimo .. uns 100 anos de bonsai pela frente { do jeito que a ciencia anda .. rssrrs } e com certeza será um otimo bonsaista, e terá plantas com 50 .. 60 anos de condução ou mais .. raridades ... preciosidades ...
Tomara que lá na frente , quando alguns de nós já não escrevermos mais aqui , vc se lembre dos dias de hoje ... e que fomos todos da mesma classe na escola da vida ...
Matheus 3115/02/2010 15:30
Com certeza me lembrarei de vocês que me ajudaram e transmitiram conhecimento para mim, mas fiquem tranquilos que vocês também tem bastante tempo viu, obrigado pelas palavras (:
Fred Rodriguez16/02/2010 01:22
Matheus agora realmente retirei o jin que falaste, matheus não se liga em se estão ou não respondendo ou opninando seus posts concentre-se em um unico objetivo se vc gosta de bonsai pense so em aprendizado nunca tome partido de nada que não va lhe trazer aprendizado como disse o amigo Bonsergio vc ta na vantagem pow a eu com treze anos tava semeando feito doido visualiza vc hj semeia uma planta quando tiver a minha idade teras uma planta de 25 anos absolutamente conduzida por ti garoto isso e grtificante pacas para eu ter uma planta misho de 25 tenho que pedir muito para durar ate os 63 então Bonsai Boy vai nessa força e não desanime nunca o caminho e longo
Bonsergio coloquei a menina na mamadeira como sugeriu agora e esperar ......
vlw
abs
edson060516/02/2010 22:52
Fred,
você fez um belo trabalho nesta Primavera. Quando olhei a primeira foto fiquei imaginando qual seria a saída e ao que parece a poda foi acertada!! A Primavera engrossa bem devagar, sobretudo quando plantada em vaso, assim, a sugestão da mamadeira pode ser uma boa...

Caros amigos, o fato de eventualmente não haver respostas para estas plantas postadas aqui é que existe um fórum específico para estas discussões: MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO...
Mas é claro que todo aquele que se sentir à vontade para opinar, deve fazê-lo tranquilamente...

Só para lembrar qual é a proposta deste fórum:

Senhores Moderadores,

Fiquei com algumas dúvidas a respeito deste novo fórum:

- a planta deve estar bruta no momento da primeira postagem , isto é sem nenhuma intervenção do bonsaísta e, a partar daí, irão sendo colocadas novas fotos da sua evolução?

Sim, este é o espírito deste Fórum.

- a planta deve ser mostrada desde a fase em que se encontrava bruta, com fotos mostrando sua evolução até a presente data, quando já está em um vaso definitivo?

Sim, ela será apresentada em todas as etapas de sua evolução até estar pronta.

- na hipótese de ser a primeira opção, haverá prazo para atualizações e/ou encerramento desse acompanhamento?

O prazo para finalização é o que a planta permitir, 6meses, um ano, dois, etc...

- serão permitidas sugestões quanto à estilização, a exemplo do que ocorre em "Minha Arvore e Sua Opinião"?

Acredito que não deva ser dada opinião pois é um estudo que estará sendo feito pelo participante. Uma espécie de teste. Este é o sentido deste espaço.

Agradeço pela atenção.

Sergivaldo

Sergivaldo, desculpe complementar no seu tópico mas como você fez as perguntas gostaria que ficasse bem visível.
EM TEMPO: Seria bom que os nossos amigos lessem o que está escrito na abertura deste Fórum na página inicial.]

Mário A G Leal

Abraço a todos.
Edson.
Fred Rodriguez20/02/2010 03:12
Edson grato pelo elogio , estimula a gente a continuar
peço desculpas se negligenciei o Topico,
agradeço o tok
cara as vzs e ansiedade e insegurança de iniciante
mas ta bacana daqui uns meses posto a planta de novo

abs
Fred Rodriguez26/03/2010 17:12
Atualizando
apenas atualizando:
Rodrigo_Dias_RJ26/03/2010 19:43
Ta ficando DUKA!!!!

Ta ficando bonita!!!!
Donegá30/03/2010 16:35
Fred,

é a primeira vez que vejo seu tópico, mas posso dzr que pelas fotos a evolução realmente foi fantástica.

Com relação ao engrossamento da Primavera é realmente mt lento, mesmo em mamadeira.

Qto ao nebari, acredito que tenha mt mais experiência que eu no assunto, afinal sou iniciante, mas decobri algo até de certa forma infantil, mas que ñ achei em nenhuma matéria ou em livros do gênero. Qdo inciamos na arte e compramos ou coletamos nossa primeira muda, a cabeça até ferve imaginando cm conseguir aquele belo nebari que vemos em fotos de bonsai, tronco grosso, ou melhor, na maioria das vezes proporcional ao estilo e tamanho da planta e aquelas belas raízes grossas (tb proporcionais ao tronco) fazendo com que a planta pareça bem velha.

Bem sem enrolar mais, acabei por descobrir que o nebari está bem alí, embaixo do nosso nariz (claro que p/ plantas com pelo menos alguns anos de vida). Qdo pegamos uma muda, ou planta que está em vazo, sempre vemos apenas seu tronco com a mesma espessura da base onde sai da terra até certo ponto de sua altura, porém ao desenterrá-la, ou fzr o transplante, nos deparamos com lindas raízes saindo de sua base, bem abaixo do nível da terra, há apenas alguns centimetros.

Cm minhas plantas são em sua maioria novas, com excessão de uma pitangueira de 16 anos plantada por meu pai, nunca havia feito transplantes e assim que comecei a fazê-los decobri isso. Parece simples, mas acho que a maioria dos iniciantes não sabe disso e se tortura tentando descobrir cm fazer o nebari.

Acho que ñ deve se preocupar com isso agora, primeiro tente engrossar mais o tronco de acordo com seu projeto e conduzir a planta p/ o estilo que imaginou p/ ela, pois o nebari estará alí acompanhando o engrossamento do tronco e como última fase comece a trabalhá-lo.

Bom trabalho amigo.
Fred Rodriguez02/04/2010 23:01
Rodrigo acho que encontrei o caminho vlw

Marcio ainda falta um pokinho esta planta se fez eu so observei e favoreci
pretendo mais copa , em relação ao nebari creio que no prox transplante que pretendo fazer no inicio da primavera ele vai aparecer no mais e observar e favorecer a floração e a saúde da mesma vejo esta planta a uns 8 ou 10 anos a frente isso se me for permitido chegar a esse tempo
cara vc falou que iniciante assim como eu.então te dou uma dica tenha paciencia e tente entender e respeitar o ciclo da planta,pesquise bastante sobre a especie que vais tratar e manda ver
PS:aproveito para agradeçer a tds do forum que sempre tem amigos pacientes dispostos a nos ajudar

abs
IanaMel20/04/2010 23:33
Tá linda fred! Eu tb to com uma primavera, ainda no comecinho, comprada de um viveiro. Espero conseguir conduzi-la com a mesma habilidade q vc conduziu a sua! Parabéns
Rodrigo_Dias_RJ21/04/2010 17:44
FRED, mostra a planta como esta atualmente
Fred Rodriguez23/04/2010 08:15
Bem amigos vamos as solicitações
aplanta não esva terminada mas sempre que saio da toca levo algumas crianças para um segunda opnião ao vivo bem fui na Bonsai da Tijuca Visitar o amigo Rodrigo para analizarmos a condução ai
fotos
o cara não se segura mesmo ai a pilha rola e começa a Selvageria
começando:

......
o cara da uma moral mesmo

....

omelhor aconteçeu antes deste vou deixar para o rodrigo dizer
foi a minha recompensa ao tempo dedicado a esta planta
vamos porem não sei mas talvez a ultima foto desta planta neste topico
😢 😢 😢 😢 😢 😢 😢 😢 😢

pow cara tem un vasinho aki da terrinha do chingling

prefiro que o amigo Rodrigo comente o fato ocorrido e descreva as condições da planta

ps a planta ainda não estava terminada tinha mais coisas
agradeço atd que postaram dando opnião a respeito da mesma
Fred Rodriguez23/04/2010 08:15
Bem amigos vamos as solicitações
aplanta não esva terminada mas sempre que saio da toca levo algumas crianças para um segunda opnião ao vivo bem fui na Bonsai da Tijuca Visitar o amigo Rodrigo para analizarmos a condução ai
fotos
o cara não se segura mesmo ai a pilha rola e começa a Selvageria
começando:

......
o cara da uma moral mesmo

....

omelhor aconteçeu antes deste vou deixar para o rodrigo dizer
foi a minha recompensa ao tempo dedicado a esta planta
vamos porem não sei mas talvez a ultima foto desta planta neste topico
😢 😢 😢 😢 😢 😢 😢 😢 😢

pow cara tem un vasinho aki da terrinha do chingling

prefiro que o amigo Rodrigo comente o fato ocorrido e descreva as condições da planta

ps a planta ainda não estava terminada tinha mais coisas
agradeço atd que postaram dando opnião a respeito da mesma
12