Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bonsai de Jabuticaba no escorredor!!

Priscila Queiroz12/01/2010 08:37
Bonsai de Jabuticaba no escorredor!!
😮
Gente, coloquei os cacos+ areia+ terra e plantei o bonsai no escorredor...
mas o escorredor ficou bambo...rsrs
ai tive que colocar dentro de uma bacia, tem algum problema???
😲

ricardosantos0712/01/2010 10:22
Re: Bonsai de Jabuticaba no escorredor!!
Vc colocou como nas fotos separadamente ou misturou os itens???
Laudir12/01/2010 11:25
Desculpa a pergunta mas eu observei umas pedras ao redor do tronco.

Tem alguma aplicação técnica o uso destas pedras ou é somente enfeite?
Rodrigo Tavares12/01/2010 12:04
Olá Priscila, na bacia você coloca terra bem adubada, com bastante esterco/adubo, para que as raízes crescam através do escorredor e se "alimentem" na bacia. Chama-se mamadeira.
ALEXNOCERA12/01/2010 13:03
Olá Priscila, nos primeiros meses, até que as raizes comecem a sair pelos furos do escorredor (principalmente na parte de baixo), você deverá mantê-la somente no escorredor, sem a bacia. O substrato deverá estar misturado (areia, pedrisco...). Você poderá amarrar a planta no inicio ao escorredor com uma fita para ela não ficar se movendo. Retire a bacia o quanto antes, pois poderá começar a acumular água, e um dos objetivos do escorredor é não acumular agua. Procure mais dicas aqui no forum sobre escorredor / mamadeira.
Sds
Alex.
Priscila Queiroz12/01/2010 21:25
Coloquei tudo separado, como na foto...
Essa bacia NÂO é a mamadeira, como disse só coloquei pq o escorredor estava caindo, e a bacia está furada e não acumulará água... ok?
😲
IanaMel13/01/2010 00:00
Priscila, tb sou novata, mas creio que tem que colocar tudo misturado e acho que é melhor que o caco de telha fique um pouco menor, o pessoal fala em 3 a 5 mm.Eu usei duas peneiras de tamanhos diferentes pra preparar...
CARLOVICH13/01/2010 00:06
Priscila...
como o pessoal falou... tem que misturar.... para que o solo (substrato) fique com uma densidade e permeabilidade constantes... tenha resistência, gere fixação...mas com muitos espaços vazios tanto para o crescimento das raizes quanto para o escoamento da água... como haverá material inorgânico a água não será absorvido por ele... os grãos pequenos da areia, entre os caquinhos, pedriscos etc.... manterão pontos de humidade que guiarão as raizes....

Sugiro, refazer o processo... salvo algum comentário de algum forista...
boa sorte... pois a jabu é bem legal de ver crescer...

abraços.
ricardosantos0713/01/2010 00:50
É Priscila, tb sugiro refazer o substrato e plantar novamente. Porem faça com cuidado e sempre mantendo as raízes úmidas! Se possível primeiro prepare o novo substrato e só depois troque a Jabu de escorredor.

Após fazer isso é molhar ela direitinho, aguardar uns 30 dias para comecar a adubar e ver ela crescer!
Priscila Queiroz13/01/2010 08:44
Caramba, tudo de novo!!!!!
Acho que vou deixar assim mesmo. 😲
Matheus 3113/01/2010 15:31
Não precisa fazer tudo denovo, é só tirar a planta e misturar
CARLOVICH13/01/2010 20:54
É! Acho que daria para só remover a planta e mandar ver no HASHI..rsrs... Colocar a planta e cobrir novamente...

MAs Priscila... o Bonsai engana agente...! Ele faz agente pensar que estamos trabalhando ele... Moldando, alimentando etc...
Na realidade, estas árvores são mais um espécie de anjos... que aparecem em nossas vidas quando mostramos que poderemos começar a ouví-las... ou seja... esta tá querendo te dizer algo... tente ouvir... ai depois realize...

Meio poético né...! MAs é a pura verdade...! Tem um texto no fórum sobre algo parecido com isto... Vale a pena ler...

Abraços... e não fique chateada... a ansiedade e pressa acabarão sendo domadas...

Até mais...