requeiroz12/01/2010 17:27
Jabuticabeira
Caros Amigos,
Plantei esta jabuticabeira a partir de uma semente, a cerca de 3 anos atrás, como ela é da espécie Sabará sei que vai levar muitos anos para frutificar. Como os amigos também podem observar não tive muita paciência e logo a plantei em um vaso, ao contrário de outras plantadas na mesma época que estão no escorredor e por sinal se desenvolvendo muito melhor que esta.
Mas enfim, gostaria que os amigos mais experientes me ajudassem com algumas dúvidas.
Sou da Região de Ribeirão Preto - SP (Muito Quente), qual a melhor época para a desfolha da minha jabuticabeira e qual o melhor estilo para ela.

Vhalveruth13/01/2010 07:56
olha sobre a jabu eu acho q o pessoal vai falar pra por no escorredor, mas vamos esperar respostas...
e sabes mefalar o nome dakela arvore/arbusto q tem uma flor laranja atraz na esquerda? é na 6ª imagem
abraços
requeiroz13/01/2010 09:32
Então,
Aquela planta que esta lá no fundo da 6º img, eu não tenho certeza mas acho que se chama "Brinco de Princesa".

Vhalveruth13/01/2010 10:24
mt obrigado, não era essa planta q eu pensava, mas tb estava atras do nome dela
abraços
Laudir13/01/2010 11:01
com certeza escorredor... qdo aparecerem as raízes nos furos monta a dobradinha escorredor/mamadeira
vai render bem
GuilaTeipel13/01/2010 14:52
oi pessoal..
pode até ser questao de regionalismo e tal
mas essa planta é chamada de 'flor de sininho' por aqui.... inclusive, entre pessoal de origem germanica falam 'glockecie' hehehhe ( sininho, a grosso modo )
http://www.fototic.com.br/fotos/2433/flor-sininho/
(Abutilon striatum)
e a brinco de princesa é essa aqui
http://i.olhares.com/data/big/154/1541161.jpg
(Fuchsia hybrida)
pelo menos aqui entre meu familiares no RS.
abraço
Arzivenko13/01/2010 17:11
Guilherme, por causa dessa bagunça toda com nome que um sujeito chamado Carolus Linnaeus inventou o binômio científico. Por sinal, aqui onde moro (Ijuí - RS, praticamente vizinhos), os nomes populares são tais como você descreveu.
Franz Lopes13/01/2010 21:10
Amigo,
Transplanta ela para uma bacia grande e profunda, com substrato drenante mas que acumule umidade.
Depois de um mês, muita adubação e sol abundante.
Deixe-a ai por uns 2 ou 3 anos.
Depois vamos ver o que ela te propiciará...
Abraços.
Franz
ricardosantos0713/01/2010 23:53
Já disseram tudo!!
Agora é mãos a obra!
Rodrigo Tavares14/01/2010 12:47
Olá requeiroz, eu concordo com o Guilherme e Arzivenco, o brinco de princesa também é conhecido como fucsia e é a planta que está na foto do meu perfil... belíssima!!!
Claudio Soares II25/01/2013 13:58
Rodrigo, sabe de quem é esse bonsai da foto do seu perfil? vc tem mais informações sobre o cultivo da fucsia como bonsai??
Tenho uma bem linda e estou pensando em arriscar, mas tenho medo de perdê-la pois é um xodó do meu jardim. Abraço
fabricio ribeiro29/01/2013 02:01
No google a flor em questão aparece como lamparina chinesa,
pega de estaca, ruim de aramar, cresce que é uma blz,
mas perde alguns galhos quando podados...
estou aprendendo com elas a uns dois anos, mas sei quase nada...
Valeu...
MarcoBonsaiPoa29/01/2013 10:58
Lanterninha japonesa( Abutilon striatum) é uma...nomes populares variam.
Brinco de princesa(fuchsia) é outra...espécies, família, tudo diferente!