Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Reunião Fevereiro

Fernando Magalhães12/01/2010 22:15
Reunião Fevereiro
Olá Amigos, somente para agendamento, a nossa próxima reunião será dia 06 de fevereiro das 9 às 17hs.

O local assim que confirmado posto aqui no fórum e envio e-mail a todos.

Abraço,
Fernando.
Rodrigo Tavares15/01/2010 20:07
Tô garrado!!!! Qual será a pauta?!?! 😄
Bruninhox17/01/2010 10:11
Pretendo ir sempre qual e a pauta
Bruno
Fernando Magalhães18/01/2010 13:31
Pauta.
Para nossa reunião de Fevereiro, se tudo der certo essa semana, já será no novo viveiro na Pampulha, heehehehee.

Na parte da manhã gostaria de um trabalho de apresentação sobre tipos de podas, formação, estruturação em Juniperus, onde gostaria de falar das adversidades climáticas, interações sobre a planta, seu crescimento. Cultivo e manutenção, limpeza geral.

Na parte da tarde estou querendo lançar um pequeno desafio, vou disponibilizar para trabalho dois Juniperus de qualidade, um Shimpaku e um jacaré ou talvez dois jacarés. Vamos dividir o grupo presente em dois para estilizarem essas plantas, com cerca de duas horas para isso.

Depois poderemos trabalhar individualmente suas plantas.

Aguardo retorno de todos para definirmos isso.

Acho que podemos sempre definir durante o mês aqui mesmo pelo próprio fórum o tema da próxima reunião.
Leonardo Silva Campos18/01/2010 15:16
Eu concordo com a pauta proposta pelo Fernando!!!!!
Bruninhox18/01/2010 16:24
Apoio tabmbem .
Diêgo Vasconcelos18/01/2010 21:53
Ótima pauta.
Stalin Henrique20/01/2010 23:44
Otima pauta!
Rodrigo Tavares21/01/2010 08:53
Olá Fernando;
Você já conseguiu confirmar o local da reunião de fevereiro?
Fernando Magalhães27/01/2010 17:29
Olá Amigos,

Provavelmente a reunião de fevereiro será na antiga loja ainda, inicio da semana que vem resolvo isso e manda e-mail para todos, OK.

Se por acaso solucionar as pendências e começar a mudança na semana que vem provavelmente vou ter que adiar a reunião para o segundo final de semana de fevereiro.

Mas dou noticias.
Flávio De Simoni Silveira28/01/2010 20:29
Como perdí a reunião de janeiro, por motivo de férias, estou ansioso para participar da próxima reunião que deverá ser bastante concorrida. Se for no novo local melhor ainda.

Mas não se esqueçam que o sábado, dia 13, é véspera do feriado de carnaval e muita gente viaja. Que tal se for no dia 20.

Abraços.

Flavio
Camila Magalhães03/02/2010 15:45
Ola Pessoal

A reunião de Fevereiro esta confirmada para o dia 06/02/2010 no viveiro, que se localiza na Rua Silveira nº 506 Bairro Graça.

Gostaria da opinião de vocês sobre o almoço, estou pensando em um churrasco, o que acham? 😄

Lembrando que a reunião terá inicio as 9:00hs.

Abraços
Camila
Rodrigo Tavares03/02/2010 18:45
Churras!!!!
Beleza!!!
Cada um leva uma peça de carne e brejas/refri...
OK!!!
Diêgo Vasconcelos03/02/2010 20:26
Um churrasco é sempre bem vindo.
Liza03/02/2010 22:01
Muito bom pessoal! Quem gostou levanta o mouse!!! 😂

Fiquem atentos: Vamos mandar e-mail a todos com os detalhes da reunião e do churrasco.

Não se esqueçam de responder confirmando ou não a sua presença e a participação no almoço para que possamos nos organizar a tempo 😉

Grande abraço,
Liza07/02/2010 12:33
Olá pessoal!

A reunião de ontem foi excelente 😄

Pela manhã tivemos uma aula com o Fernando.

Tema: Juniperus

Foram abordados os seguintes tópicos:

- Pragas;
- Tipos de Juniperus e espécies mais adaptáveis ao cultivo no Brasil e espécies mais apropriadas para Bonsai;
- Enxerto;
- Condições naturais;
- Retirada da planta do solo;
- Preparação da planta para Bonsai;
- Cultivo;
- Tecnica para diminuição de torrão, lavar e podar raízes;

Após a aula, fizemos o churrasco que estava bom demais!

Na parte da tarde, fomos divididos em 2 grupos. Cada um recebeu um juniperus para trabalhar. Os resultados foram surpeendentes 😄

Eu gostaria de agradecer e parabenizar a todos pelos trabalhos de ontem e pelo clima de descontração e amizade!

Em breve postarei as fotos da reunião.

Grande abraço,
Rodrigo Tavares08/02/2010 20:40
Olá Fernando, será que você tem fotos das plantas do Leo? Fiquei curioso, se forem no mesmo nível daquele ligustro...Nota 10!!! 😄
Leonardo Silva Campos08/02/2010 21:14
Ola!!! 😄 😄

A reuniao de sabado foi excelente!!!!
Os juniperus trabalhados ficaram muito bons!!!

Tirei fotos da minha azaleia trabalhada 😄 😄 !!!!
Seguem as fotos!!

Antes

Depois(frente)

(costas)
Diêgo Vasconcelos08/02/2010 22:14
Na minha opnião, sem sombra de dúvida esta foi a melhor reunião que já fizemos.
Colocamos a mão na massa pra valer. Acertando e errando as vezes, mas acho que foi um importante passo: perder o medo de definir um caminho, trabalhar, e tentar coisas mais técnicas. Valeu d+ galera. 😄 😄 😄.

Valeu Fernando. Nesta reunião você tocou exatamente no ponto que precisávamos melhorar.

Leo

Sua planta é excelente, ótima base. Acho que merece uma foto com escala. A foto sozinha não está passando a dimensão real da base quando vista ao vivo.

Abraço
Liza09/02/2010 02:12
Olá pessoal!

Seguem algumas fotos:

Quando os grupos foram sorteados, as plantas foram dispostas em 2 mesas. Aqui temos os dois grupos meio misturados 😂

Aqui a planta do grupo 1. O começo do trabalho:

Aqui o Fernando analisa o desenho que seria uma proposta inicial para a planta do grupo 2. Reparem que o grupo 1 ja tinha trabalhado um pouco a planta (a parte da direita virou jin, o tronco foi escovado e a copa passou por uma limpeza inicial).

No grupo 1:
O trabalho já está avançando. Outra parte da planta tambem foi descascada e a madeira foi trabalhada. Na foto: Marinho operando a máquina 😄

Apos este trabalho na madeira, podemos fazer a torção e as curvas com maior facilidade, sem prejudicar os veios vivos.
Para tanto é necessário passar ráfia e fita isolante de alta fusão. Aqui o Ari está passando a ráfia previamente encharcada.

É importante lembrar que a curva ficará com o veio vivo por dentro e a madeira morta por fora. Isso impede que o veio vivo se rompa ou sofra muitos danos.

Já com a fita isolante, o tronco foi torcido:

Após a torção e aramagem, o resultado ficou bem legal 😄 Agora é necessário aguardar alguns anos até a planta estabilizar.

Grupo 2:
A planta começando ser preparada. Após uma limpeza inicial e escovação do tronco, o Leo começa a descascar a madeira:

Após descascar, a madeira também passou por um trabalho com a máquina. O resultado:

Após o trabalho na madeira em toda a planta, foi passada a ráfia e a fita isolante e depois arame. A planta ficou assim:

Começa a fase de torção:

E o resultado após aramagem é este:

Como na planta do grupo 1, é necessário aguardarmos alguns meses (ou anos?) para que a planta possa se estabilizar. Aí sim ocorrerá a estilização 😄

Esta reunião realmente foi espetacular! Colocar a mão na massa é uma parte muito importante do aprendizado! 😄

Grande abraço a todos.
Islander10/02/2010 22:47
Nossa, pelas fotos e comentários, a reunião parece ter sido realmente muito bacana e proveitosa para todos. Uma pena mesmo que não pude ficar na parte da tarde.
Os trabalhos ficaram muito interessantes! Parabéns a todos e também ao Fernando pela escolha certeira da pauta! A ideia de nos dar a oportunidade de colocar em prática o que estamos aprendendo é, de fato, muito instigante.
Abraços,
Islander.
Bruninhox17/02/2010 16:00
A reuniao foi muito legal e produtiva tambem acho que foi a melhor reuniao para mim.
Os trabalhos no jacaré ficaram otimos achavamos que a segunda planta nao tinha muito potencial mas no final virou a melhor.
Nao reparem meu dedao na boca na terceira foto
Bruno
Mariano Alves Diniz Filho19/02/2010 18:28
reunião de fevereiro
Bom pessoal, estão todos de parabéns pelo trabalho. ABraços. Mariano
Fernando Magalhães24/02/2010 23:35
Desculpe a ausência nas ultimas semanas amigos, mas como todos sabem o bicho ta pegando, muitos trabalhos no Thermas Executive Golf com o Campeonato chegando e a inauguração, entre as atuações como biólogo, paisagista e bonsaista. Hehehehee.

Bem, como nosso presidente já disse, estão todos de parabéns, estou gostando muito de ver o empenho de todos e a participação, principalmente nessa ultima reunião, estou muito orgulhoso de todos e animado, assim logo teremos um clube forte, animado, descontraído e com o objetivo comum, a busca pela qualidade e excelência nessa maravilhosa arte que nos encanta. Como já costumava dizer: _ é fácil juntar um grupo de pessoas com idéias, formações e principalmente maturidades de vida diferentes e manter uma harmonia excepcional em um ambiente de amizade, quando nos reunimos para falar, trabalhar e trocar experiências de algo comum e paixão mutua, no caso o Bonsai.