Beleza!
resedá da floresta - 5
Maravilha muito bom resultado!!!
Obrigado a todos, os elogios são o combustivel para cada vez nos dedicarmos mais a nobre arte.
Guilherme: O resedá ou extremosa ou flor-de-merenda...etc... nome cientifico : lagerstroemia indica é uma especie de propagação bem facil e rapida. Alguns galhinhos jogados ao acaso lançam raizes e brotam , imagina tendo os devidos cuidados .
Um conselho meu seria quanto a qualidade das estacas , não pegue qualquer vareta e finque na areia , nem mesmo um punhado delas, porque depois de muito tempo e dedicação chegará a conclusão que não valeu a pena o resultado obtido .
O principio de tudo é escolher com calma e cuidado para que o resultado seja uma estaca com movimentos e calibre harmonicos e especiais, mesmo que seja só para praticar, pratique com material que possa ser aproveitado no futuro .
Guilherme: O resedá ou extremosa ou flor-de-merenda...etc... nome cientifico : lagerstroemia indica é uma especie de propagação bem facil e rapida. Alguns galhinhos jogados ao acaso lançam raizes e brotam , imagina tendo os devidos cuidados .
Um conselho meu seria quanto a qualidade das estacas , não pegue qualquer vareta e finque na areia , nem mesmo um punhado delas, porque depois de muito tempo e dedicação chegará a conclusão que não valeu a pena o resultado obtido .
O principio de tudo é escolher com calma e cuidado para que o resultado seja uma estaca com movimentos e calibre harmonicos e especiais, mesmo que seja só para praticar, pratique com material que possa ser aproveitado no futuro .
Sergio, muito obrigado pelo conselho, prometo que vou escolher da melhora maneira possível, serei criterioso...
Mas gostaria de saber qual calibre é o ideal para coletar as estacas...
Qual o melhor substrato, e se devo ou não desfolhar ou algo do tipo.
Antecipadamente agradeço.
Mas gostaria de saber qual calibre é o ideal para coletar as estacas...
Qual o melhor substrato, e se devo ou não desfolhar ou algo do tipo.
Antecipadamente agradeço.
Já que vai procurar com calma, porque não procura uma planta já formada com nebari e raizes ?
Sinceramente, poucas vezes fiz estacas , e alborque, nunca fiz. Não vejo nescessidade de tais procedimentos que são lentos e com grandes chances de não dar bons resultados .
Que as estacas de resedá vão brotar , claro que vão , mas e daí ? Até que vc tenha um nebari e conicidade e galhos proporcionais...
Mudas formadas desta especie são tão baratas e faceis de se encontrar em viveiros que não se justifica o estaqueamento ou alborque , a não ser , como eu disse , se vc encontrar um material muito bom .
Nas casas das tias ou avós ou vizinhos ou nos entulhos , demolições , jardins sendo refeitos ... etc... vc vai encontrar material muito bom a custo zero ... procure que encontrará. Treine o olhar que vai reconhecer quendo aparecer.
Agora, quando estiver frente a frente com uma planta rara , especie muito dificil de se encontrar ou propagar , aí sim se justifica o alborque ou estaqueamento ... Aí sim vale a pena pedir um galhinhos e cuidar dele como se fosse um tesouro .
Espero ter ajudado . 🙂
Sinceramente, poucas vezes fiz estacas , e alborque, nunca fiz. Não vejo nescessidade de tais procedimentos que são lentos e com grandes chances de não dar bons resultados .
Que as estacas de resedá vão brotar , claro que vão , mas e daí ? Até que vc tenha um nebari e conicidade e galhos proporcionais...
Mudas formadas desta especie são tão baratas e faceis de se encontrar em viveiros que não se justifica o estaqueamento ou alborque , a não ser , como eu disse , se vc encontrar um material muito bom .
Nas casas das tias ou avós ou vizinhos ou nos entulhos , demolições , jardins sendo refeitos ... etc... vc vai encontrar material muito bom a custo zero ... procure que encontrará. Treine o olhar que vai reconhecer quendo aparecer.
Agora, quando estiver frente a frente com uma planta rara , especie muito dificil de se encontrar ou propagar , aí sim se justifica o alborque ou estaqueamento ... Aí sim vale a pena pedir um galhinhos e cuidar dele como se fosse um tesouro .
Espero ter ajudado . 🙂
beleza de planta hem parabens!
Atualizando em 25/02/2012.
Depois da florada e bem cabeluda , inclusive com as brotações na base do tronco. que são marca registrada dos resedás .
Logo vai pro salão de beleza.... 😂

Depois da florada e bem cabeluda , inclusive com as brotações na base do tronco. que são marca registrada dos resedás .
Logo vai pro salão de beleza.... 😂

Tendo como base a ultima foto , peço a opinião dos amigos se acaso seria benefico para o projeto baixar o galho da direita , para que preencha o vazio pela falta de um galho mais baixo . 🙄
Bonsérgio,
Se conseguir dar uma abaixadinha no galho da direita para preencher um pouco aquele espaço vazio ficaria show, além do que uma aparada na cabeleira faria toda diferença, assim como segue a imagem abaixo.

abraço,
Luiz Peregrino
Se conseguir dar uma abaixadinha no galho da direita para preencher um pouco aquele espaço vazio ficaria show, além do que uma aparada na cabeleira faria toda diferença, assim como segue a imagem abaixo.

abraço,
Luiz Peregrino
Caramba!!! simples mas o Luis matou a xarada!!! achei um ótimo resultado. A parte mais dificil é preencher o lado inferior direito mas é possível conhecendo essa planta.
Belíssimo trabalho!
Trouxe algumas estacas de Resedá de Minas gerais no fundo da mala, e por incrível que pareça fazem 20 dias e elas já me presentearam com lindos brotos. Elas tem um diâmetro aproximado de 8cm. Agora é torcer para vingarem!
Amigo, vou acompanhar seu trabalho. Ele é inspirador!!!!
Trouxe algumas estacas de Resedá de Minas gerais no fundo da mala, e por incrível que pareça fazem 20 dias e elas já me presentearam com lindos brotos. Elas tem um diâmetro aproximado de 8cm. Agora é torcer para vingarem!
Amigo, vou acompanhar seu trabalho. Ele é inspirador!!!!
Uma outra opção também, seria deixar a copa um pouco mais plana e arredondada.

Um abraço,
Luiz peregrino

Um abraço,
Luiz peregrino
Obrigado a todos , especialmente ao Luiz Peregrino pelas projeções ... vamos trabalhar este final de semana e mandar as fotos prá vcs...
Usando esta foto alterada eu deixaria o galho da direita esticar mais um pouco, uns 10 ou 15cm a mais... e um pouco mais pra baixo pra dar a impressao da planta ser baixa tb
Luiz Peregrino escreveu:Uma outra opção também, seria deixar a copa um pouco mais plana e arredondada.
Um abraço,
Luiz peregrino
Fala ae Bonsérgio...
cara...espetacular não canso de olhar este tópico e acompanhar ..
parabens...são inspiração na certa...
abraços
cara...espetacular não canso de olhar este tópico e acompanhar ..
parabens...são inspiração na certa...
abraços
Belo material mesmo, realmente uma obra de arte, e se me permitir no inverno tenho um arça que pretendo utilizar tua planta como inpiração.
Parabéns.
Parabéns.
Menos gente... Ainda é um trabalho pela metade, mas tb gosto do caminho que esta seguindo .
Daqui para a frente a planta encontrou seu estilo e minha tarefa será refinar , ajustar, cuidar, corrigir os defeitos e buscar a perfeição . 🙄
Daqui para a frente a planta encontrou seu estilo e minha tarefa será refinar , ajustar, cuidar, corrigir os defeitos e buscar a perfeição . 🙄
Atualizando em 29 / 07 / 2012
Final de inverno e começo dos trabalhos ... 😄
Já começando a rebrotar:

Alguns galhos baixados na esquerda da foto tentando reduzir a parte negativa da planta e outros encurtados e aramados, tentando formatar melhor a copa , aproveitando para trocar o vaso petropolis retangular por outro redondo dragão do Ricardo Mendes . :

Pronto para mais uma temporada e floração :

Parece que melhorou, que acham? 🙄
Final de inverno e começo dos trabalhos ... 😄
Já começando a rebrotar:

Alguns galhos baixados na esquerda da foto tentando reduzir a parte negativa da planta e outros encurtados e aramados, tentando formatar melhor a copa , aproveitando para trocar o vaso petropolis retangular por outro redondo dragão do Ricardo Mendes . :

Pronto para mais uma temporada e floração :

Parece que melhorou, que acham? 🙄
muito bonita a planta
Atualizando em 4/11/2012.

Muito bonita, Bonsérgio, e pelo jeito é uma espécie que aceita, de certa forma, redução de folhas. Aqui na minha cidade, em cada esquina tem um resedá dos antigos, mas ainda não fui atrás de um... 😉
Abraço
Abraço
Bom dia , Seph1903.
Obrigado.
A redução das folhas não é dificil de se conseguir. Cuidados basicos são quanto as brotações na base do tronco e as pragas que atingem as folhas com facilidade, como o oidio e os pulgões , inclusive formigas, que adoram os resedás.
Obrigado.
A redução das folhas não é dificil de se conseguir. Cuidados basicos são quanto as brotações na base do tronco e as pragas que atingem as folhas com facilidade, como o oidio e os pulgões , inclusive formigas, que adoram os resedás.
Belo trabalho, parabéns!!!!!!!!!!!!
O que mais me impressiona e sei que para isso conta demais a experiencia e os anos de vida, mas tambem é um dom, é a visao, definitivamente uma arte dentro de outra arte, se ja seria uma arte cultivar uma arvore em um pequeno vaso, transforma-la dessa forma, é necessario ser um outro artista...
Pode parecer até uma forçaçao de barra os elogios, mas a diferença entre um artista e um nao artista é essa, a visao, tenho um irmao que considero artista pois seus desenhos retratam o que só ele vê, outros usam o ferro, outros a tinta e este o bonsai!
Abraço Bonsergio e parabens pela sua arte, pois voces sao artistas!
Pode parecer até uma forçaçao de barra os elogios, mas a diferença entre um artista e um nao artista é essa, a visao, tenho um irmao que considero artista pois seus desenhos retratam o que só ele vê, outros usam o ferro, outros a tinta e este o bonsai!
Abraço Bonsergio e parabens pela sua arte, pois voces sao artistas!
Atualizando em 12-01-2013