Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

resedá da floresta - 5

123
LEAO08/02/2012 19:25
Beleza!
Otoniel Santos08/02/2012 20:14
Maravilha muito bom resultado!!!
Sergio Batalini09/02/2012 10:11
Obrigado a todos, os elogios são o combustivel para cada vez nos dedicarmos mais a nobre arte.

Guilherme: O resedá ou extremosa ou flor-de-merenda...etc... nome cientifico : lagerstroemia indica é uma especie de propagação bem facil e rapida. Alguns galhinhos jogados ao acaso lançam raizes e brotam , imagina tendo os devidos cuidados .
Um conselho meu seria quanto a qualidade das estacas , não pegue qualquer vareta e finque na areia , nem mesmo um punhado delas, porque depois de muito tempo e dedicação chegará a conclusão que não valeu a pena o resultado obtido .
O principio de tudo é escolher com calma e cuidado para que o resultado seja uma estaca com movimentos e calibre harmonicos e especiais, mesmo que seja só para praticar, pratique com material que possa ser aproveitado no futuro .
Guilherme Luz09/02/2012 15:40
Sergio, muito obrigado pelo conselho, prometo que vou escolher da melhora maneira possível, serei criterioso...

Mas gostaria de saber qual calibre é o ideal para coletar as estacas...

Qual o melhor substrato, e se devo ou não desfolhar ou algo do tipo.

Antecipadamente agradeço.
Sergio Batalini09/02/2012 18:08
Já que vai procurar com calma, porque não procura uma planta já formada com nebari e raizes ?
Sinceramente, poucas vezes fiz estacas , e alborque, nunca fiz. Não vejo nescessidade de tais procedimentos que são lentos e com grandes chances de não dar bons resultados .

Que as estacas de resedá vão brotar , claro que vão , mas e daí ? Até que vc tenha um nebari e conicidade e galhos proporcionais...

Mudas formadas desta especie são tão baratas e faceis de se encontrar em viveiros que não se justifica o estaqueamento ou alborque , a não ser , como eu disse , se vc encontrar um material muito bom .

Nas casas das tias ou avós ou vizinhos ou nos entulhos , demolições , jardins sendo refeitos ... etc... vc vai encontrar material muito bom a custo zero ... procure que encontrará. Treine o olhar que vai reconhecer quendo aparecer.

Agora, quando estiver frente a frente com uma planta rara , especie muito dificil de se encontrar ou propagar , aí sim se justifica o alborque ou estaqueamento ... Aí sim vale a pena pedir um galhinhos e cuidar dele como se fosse um tesouro .

Espero ter ajudado . 🙂
Anderson Neuhaus09/02/2012 22:42
beleza de planta hem parabens!
Sergio Batalini25/02/2012 19:47
Atualizando em 25/02/2012.
Depois da florada e bem cabeluda , inclusive com as brotações na base do tronco. que são marca registrada dos resedás .
Logo vai pro salão de beleza.... 😂

Sergio Batalini27/02/2012 13:19
Tendo como base a ultima foto , peço a opinião dos amigos se acaso seria benefico para o projeto baixar o galho da direita , para que preencha o vazio pela falta de um galho mais baixo . 🙄
Luiz Peregrino27/02/2012 15:20
Bonsérgio,

Se conseguir dar uma abaixadinha no galho da direita para preencher um pouco aquele espaço vazio ficaria show, além do que uma aparada na cabeleira faria toda diferença, assim como segue a imagem abaixo.

abraço,

Luiz Peregrino
Otoniel Santos27/02/2012 19:07
Caramba!!! simples mas o Luis matou a xarada!!! achei um ótimo resultado. A parte mais dificil é preencher o lado inferior direito mas é possível conhecendo essa planta.
ROSIMEIRE E. G.28/02/2012 08:18
Belíssimo trabalho!
Trouxe algumas estacas de Resedá de Minas gerais no fundo da mala, e por incrível que pareça fazem 20 dias e elas já me presentearam com lindos brotos. Elas tem um diâmetro aproximado de 8cm. Agora é torcer para vingarem!
Amigo, vou acompanhar seu trabalho. Ele é inspirador!!!!
Luiz Peregrino28/02/2012 09:49
Uma outra opção também, seria deixar a copa um pouco mais plana e arredondada.

Um abraço,

Luiz peregrino
Sergio Batalini02/03/2012 11:35
Obrigado a todos , especialmente ao Luiz Peregrino pelas projeções ... vamos trabalhar este final de semana e mandar as fotos prá vcs...
Laudir02/03/2012 12:49
Usando esta foto alterada eu deixaria o galho da direita esticar mais um pouco, uns 10 ou 15cm a mais... e um pouco mais pra baixo pra dar a impressao da planta ser baixa tb

Luiz Peregrino escreveu:
Uma outra opção também, seria deixar a copa um pouco mais plana e arredondada.

Um abraço,

Luiz peregrino
Fabio Lima02/03/2012 17:27
Fala ae Bonsérgio...
cara...espetacular não canso de olhar este tópico e acompanhar ..
parabens...são inspiração na certa...

abraços
Djalmo02/03/2012 18:07
Belo material mesmo, realmente uma obra de arte, e se me permitir no inverno tenho um arça que pretendo utilizar tua planta como inpiração.
Parabéns.
Sergio Batalini04/03/2012 11:58
Menos gente... Ainda é um trabalho pela metade, mas tb gosto do caminho que esta seguindo .

Daqui para a frente a planta encontrou seu estilo e minha tarefa será refinar , ajustar, cuidar, corrigir os defeitos e buscar a perfeição . 🙄
Sergio Batalini29/07/2012 14:55
Atualizando em 29 / 07 / 2012

Final de inverno e começo dos trabalhos ... 😄

Já começando a rebrotar:

Alguns galhos baixados na esquerda da foto tentando reduzir a parte negativa da planta e outros encurtados e aramados, tentando formatar melhor a copa , aproveitando para trocar o vaso petropolis retangular por outro redondo dragão do Ricardo Mendes . :

Pronto para mais uma temporada e floração :

Parece que melhorou, que acham? 🙄
Paulo R B de Medeiros29/07/2012 15:45
muito bonita a planta
Sergio Batalini04/11/2012 19:57
Atualizando em 4/11/2012.

Seph190306/11/2012 09:04
Muito bonita, Bonsérgio, e pelo jeito é uma espécie que aceita, de certa forma, redução de folhas. Aqui na minha cidade, em cada esquina tem um resedá dos antigos, mas ainda não fui atrás de um... 😉
Abraço
Sergio Batalini06/11/2012 11:22
Bom dia , Seph1903.

Obrigado.

A redução das folhas não é dificil de se conseguir. Cuidados basicos são quanto as brotações na base do tronco e as pragas que atingem as folhas com facilidade, como o oidio e os pulgões , inclusive formigas, que adoram os resedás.
JOICIMAR MAGGIONI06/11/2012 18:38
Belo trabalho, parabéns!!!!!!!!!!!!
wellingtonfonsecan06/11/2012 20:29
O que mais me impressiona e sei que para isso conta demais a experiencia e os anos de vida, mas tambem é um dom, é a visao, definitivamente uma arte dentro de outra arte, se ja seria uma arte cultivar uma arvore em um pequeno vaso, transforma-la dessa forma, é necessario ser um outro artista...

Pode parecer até uma forçaçao de barra os elogios, mas a diferença entre um artista e um nao artista é essa, a visao, tenho um irmao que considero artista pois seus desenhos retratam o que só ele vê, outros usam o ferro, outros a tinta e este o bonsai!

Abraço Bonsergio e parabens pela sua arte, pois voces sao artistas!
Sergio Batalini13/01/2013 20:58
Atualizando em 12-01-2013

123