Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caco de Telha

joellagunasc15/01/2010 13:27
Caco de Telha
Amigos , como voces fazem para quebrar a telha para conseguir o caco de telha . Tenho vontade de usar ,mas nao sei como fazer , comprar acho muita mao de obra , pois paga-se mais caro o frete do que a propria telha.
Outra duvida, qual a proporção que é usada no substrato?

Joel
Laudir15/01/2010 13:31
Como eu nao tenho em mãos a máquina, uso o martelo mesmo... cansativo mas rende um bom substrato... a telha em si eu nao uso... uso o tijolo mesmo.

Para quebra-lo eu deixo ele uns 4 dias imerso em água.
joellagunasc15/01/2010 13:41
Laudir , era isso que eu estava pensando , deixando na agua ele fica mais facil de quebrar? Depois de quebrado tu penera?
Laudir15/01/2010 15:46
eu sou meio forgado.... quebro o tijolo e deixo no chão.... como aqui é época de chuva, no outro dia eu pego somente os cacos sem nenhum farelinho.... já os cacos menores eu nao desprezo, vai tudo pra mistura.
wtico15/01/2010 15:52
Comprei 02 peneiras uma de feijão com granulometria de 5mm e uma de arroz com 2mm (estas peneiras vc encontra em lojas que vendem material para cozinha industrial) peguei umas telhas lá de casa mesmo e uns cacos de tijolo do vizinho, enfiei dentro de um balde e com uma marreta comecei a quebrar (isto foi sábado passado 08/01 tô c/ a mão doendo a té agora)

Depois de bem pqnos os cacos, passe pela peneira de feijão (o que sobrar desta quebre mais um pouco) e logo em seguida pela peneira de arroz, o que ficar nesta é o que será usado no substrato, o que passar poderá ser dispensado.

Depois disso você terá material bom entre 2 e 5mm
joellagunasc15/01/2010 16:12
Witco , as peneiras eu ja tenho para penerar a areia de rio ( pedriscos )
Tenho uma de 5mm e uma de 2mm , coloco a de 5 em cima e a de 2 em baixo , o que ficar na de 2 eu aproveito , isto é os graos de 2 a 5 mm
Laudir15/01/2010 16:17
faz da mesma forma com os cacos de tijolo/telhas
wtico15/01/2010 16:28
joellagunasc escreveu:
Witco , as peneiras eu ja tenho para penerar a areia de rio ( pedriscos )
Tenho uma de 5mm e uma de 2mm , coloco a de 5 em cima e a de 2 em baixo , o que ficar na de 2 eu aproveito , isto é os graos de 2 a 5 mm

Isso aí Joel, faz a mesma coisa com os cacos...

Aproveitando como anda a Barra aí em Laguna... muito lindo este lugar todo ano sempre que posso vou passar uns dias aí...

Abraço
joellagunasc15/01/2010 16:32
Ta cada vez melhor , se vieres este ano me avisa , te passo o fone por MP

Joel
wtico15/01/2010 16:43
joellagunasc escreveu:
Ta cada vez melhor , se vieres este ano me avisa , te passo o fone por MP

Joel

Com certeza Joel...

Abração
Ricardoamm15/01/2010 16:58
Muito facil amigo.....
Martelo e peneira na mao!!!
Use peneira de arroz e feijao..dai vc terá 2 granolometrias diferentes!!
Felipe15/01/2010 21:05
Joel,

Aqui em Fpolis vende caco telha, por mais ou menos uns 15,00 o saco com 20kg.
Angela Fernandes15/01/2010 22:03
Amigos !!!!!!!!!!
Quanta mão de obra !!!!!!!!!!!
Cansei !!!!!!!!!!!!!
Prefiro comprar pronta....
Atenção com a utilização de telha e de tijolo.....se ficaram muito tempo expostos, poderão ter fungos..............
joellagunasc16/01/2010 09:21
Felipe que bom saber , tu saberia dizer quanto custaria o frete ate Laguna?

Dona angela , realmente é programa de Indio. Valeu a dica

Joel
Vhalveruth17/01/2010 21:15
se eu não me engano o cara q me vende pega na nipom em joiville-sc..

eu é q naum vou quebrar telha =P
Rodrigo Tavares18/01/2010 20:04
Olá pessoal!!!
Aqui em BH, compro a cerâmica já granulada em uma empresa que fabrica marmorite.
Sai baratinho e não tem frete...
Aí no sul vcs devem achar facinho...
Espero ter ajudado!!!
Paulo H Lima26/01/2010 18:43
RIO DE JANEIRO
SE ALGUÉM SOUBER ONDE PODEMOS COMPRAR COM UM CUSTO RAZOÁVEL, ME AVISEM...

EU QUEBRO NUMA PANELA VELHA COM UM PORRETE DE FERRO.. RS

PASSO EM TRÊS PENEIRAS.

TRABALHOSOOOO
CANSATIVOOO

MAS O RESULTADO COMPENSA.

CLARO QUE COMPRARIA SE ENCONTRASSE PARA VENDER AQUI NO RIO OU EM ALGUM LUGAR ONDE O PREÇO NÃO FIQUEI TÃO "PESADO"..

SE ALGUM TIVER ALGUMA DICA!

ABRAÇOS
Rodrigo Tavares26/01/2010 19:50
Olá Paulo;
Como já disse, você deve encontrar em empresas que fabricam marmorite aí na sua região. Consulte também esse pessoal que comercializa produtos para aquário, eles devem te indicar marmoarias que produzem pedras para aquarios, que podem moer os cacos de cerâmica. Aqui em Bh encontrei bem barato.
Paulo H Lima26/01/2010 19:55
Obrigado Rodrigo
Vou fazer isso.
Vou procurar aqui no Rio.

Muito Obrigado.

Abraço
Illex27/01/2010 13:38
Lembro de certa vez,

meu amigo e professor, me disse que havia comprado uma maquina de separar o milho da espiga.

O mesmo a pegou e adaptou-a mandando fabricar pequenos martelos em um torneiro.

Substituiu as lâminas pelos martelos, e com isso conseguia triturar e peneirar em várias granulometrias os cacos de telha.

Tá ai um dos segredos, se alguém se habilitar, é uma ótima idéia, so me mandem um saco de cacos depois. 😂 😂 😂

Brincadeiras a parte espero ter ajudado.

Illex
Tiaraju28/01/2010 12:49
Caco de telha
Pessoal,

Aproveitando a dica da máquina de triturar milho, sei que o Charlinho, de Barretos, fabrica uma máquina projetada especialmente para triturar tijolos e telhas.
Como o interesse parece grande (e o caco de telha realmente funciona muito bem), se em cada região alguém tiver uma máquina dessas, todo mundo pode ter acesso a um material muito bom, com um custo acessível.
Moro em Bento Gonçalves e compro caco de telha pronto para uso em bonsai em Porto Alegre, a um preço razoável.
Outra dica é procurar quem produz pó de tijolo para quadras de tênis. Aí é só convencer o cara a dar uma parada no processo antes de tudo virar pó e separar a granulometria que interessar.

Grande abraço

Tiaraju
Fred Rodriguez28/01/2010 14:53
amigos dicas para facilitar a manobra ponho os tijolos quebrados em sacos de farinha e passo algumas vzs com o carro por cima depois so peineirar e o que sobra vai pro pilão ate chegar ao ponto mas o mais pesado o carro faz 😛
espero ter colaborado
mas se tiverem afim de erxecitar os biceps o pilão e uma boa
abs
Matheus 3128/01/2010 20:39
hoje peguei um tijolo e meio e moi com um martelho num canecao, aquele monte de pó que sobre serve pra alguma coisa?
Laudir29/01/2010 09:54
Alguem disse por ae que este pó deve ser descartado pois ele trabalha contra a drenagem. Ou seja, ele compacta o substrato.