Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Nova planta para bonsai Falsa coca ou Erythroxylum deciduum

Chaddad19/01/2010 08:15
Nova planta para bonsai Falsa coca ou Erythroxylum deciduum
Parente da coca, família Erythroxylaceae, chamada no livro do Lorenzi por Cocão. Uma arvoreta que cresce aqui, em matas de subbosque de piracicaba. Mas é mais comum nas cidades de Minas Gerais, onde há outras espécies com folhas ainda menores.

Tem grande potencial para bonsai pois tem folhas pequenas (de 3 a 6 cm), ramificação com ângulo inclinado (o que facilita a aramação, como em pitecos) casca rugosa, frutos pequenos (semelhantes a pimenta cumari), e um porte pequeno (até 3 metros). Pode ser multiplicada por estafica herbaceas, alporquia e sementes.
Está foi retirada do solo de uma mata, há 8 anos, ficando na bacia até agora.

Chaddad20/02/2010 21:27
Frutas do Erythroxylum deciduum
As falsas cocas coletadas aqui no parque da ESALQ produzem pequenos frutos com casca brilhante e polpa preta. Muito consumida por pássaros.

Um exemplar na borda da mata da ESALQ.

cesar_alr20/02/2010 22:15
Chaddad, vc sabe qual a época de floração e frutificação desta planta ? Acho que vi realmente está planta por estas bandas de minas..
Chaddad22/02/2010 11:18
Frutos
Quando estive no natal em Minas haviam flores e frutos.

Essa é outra, chamada E. cuneifolium. A que eu procuro chama-se E. microlobus, ocorre em Lagoa Santa, Minas Gerais.

Tomara que vc encontre.

Um abraço.
nickyfury22/12/2011 17:50
bonsai
Chaddad, essa espécie não é nativa no cerrado do planalto central, mesmo em areas de matas ou ciliares. Gostaria de ter algumas em meu viveiro, para testar seu desenvolvimento e formação, visando o bonsai, claro. Será que voce enviaria algumas sementes para mim? Se puder fazer isso, envio meu email via MP a voce, com meu endereço para facilitar. Claro que as despesas de correio ficam por minha conta. Um abraço e grato.
marcio gabiatti22/12/2011 18:33
Achei interessante será que aqui em santa catarina não existe na natureza???
Felipe Lembi03/01/2012 11:36
Olá, marcio

Sei que aqui na minha região existe esta planta, porém nunca a vi frutificando, mas em meu viveiro tenho 2 mudas, aqui nós a chamamos de cocão. E pelo fato de ter aqui no RS acredito que em SC também tenha. Dê uma procurada em regiões onde tenha potreiros, e em matas não muito antigas, pois onde o mato já é velho vc não encontrará mudas pequenas pq a sombra não permite o seu desenvolvimento.

Espero ter ajudado.

Abraço
Chaddad03/01/2012 17:13
Caro Marcio, há muitas espécies desse gênero, o cocão que o Felipe citou é um dos maiores em altura. Sei que em montanhas estão as mais baixas e de folhas menores, procure na sua região, devem haver as melhores espécies.

Nas montanhas de Minas Gerais existem alguns com micro folhas, menos de 1 cm.

Um abraço.
marcio gabiatti03/01/2012 17:21
Obrigado pelas dicas amigos Felipe e Chaddad, com certeza vou procurar e se tiver susseço em encontrar postarei aqui pois a especie me chamou a atenção abraços....
Alcides Junior11/01/2012 08:15
Muito interessante esta espécie. Por aqui nunca vi 🙁