Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Fícus 6 anos! (Atualizado 20/12/10)

12
vderetti22/01/2010 14:22
Fícus 6 anos! (Atualizado 20/12/10)
Bom, esse fícus ta aqui com minha mãe há uns 6 anos ou mais. Era bem pouco desenvolvido, então há um ano e pouco coloquei ele fora de casa e ele cresceu. Agora to pensando em fazer um bonsai com ele.

Ele está com 1,30m aproximadamente.

Essa caixa de fósforo é uma daquelas maiorzinha.

Tem uma raiz bem estranha, ela vem bem de cima.

Desculpem a qualidade das fotos de perto, mas to sem camera no momento e to usando o celular que não é bom.

Mais algumas fotos dele.

Aqui da pra ver bem a raiz que falei.

Preciso de sugestões pessoal, dá pra fazer algo? pensei em fazer alporque pra daí cortar.
edson060522/01/2010 20:42
vderetti,
sem mexer muito, sugiro podar nas marcas em amarelo e esperar por novos brotos.

Abraço.
Edson.
vderetti23/01/2010 09:34
Valeu Edson, eu tava pensando em deixar mais ou menos nesse tamanho.
Mas não queria jogar a parte de cima fora. Será que é melhor fazer alporque ou dá pra fazer estaquia tranquilo?
Vhalveruth25/01/2010 09:18
bom dia vderetti!

Olha digamos q estaquia sempre tem o risco d perder. ma alporquia é ctzq em 1 mes no maximo 2 meses vc pode estar tirando ele

abraços
Sergio Batalini25/01/2010 17:53
Olhando a primeira foto , a minha receita é assim :
1- tomar muito refrigerante de 2 litros{ qualquer sabor ..rsrs} e conseguir umas 15 garrafas pet para cortar ao meio e fazer furos em baixo e dos lados , eu uso um pirógrafo , com fogo corta-se e fura-se melhor e fica mais resistente ..
2- conseguir areia grossa de rio , enraizador {eu uso da biofert.. }tesoura e um lugar fresco e sombreado para acomodar esses vasinhos .. { eu tenho uma enfermaria .. }.
3- Depois de separar a planta em duas como sugeriu o Edson0605 , pegue a tesoura e começe e desmontar a parte que sobrou , escolhendo os melhores galhos .. sempre mantendo algumas folhas em todos eles . Contando as estacas mais grossas e as mais finas .. umas 15 estacas ...no final só deve sobrar algumas folhas, não servem prá nada .
4- coloque apenas areia nas meias garrafas que vc preparou antes e vá espetando as estacas uma a uma ... espete primeiro e pressione a areia com os dedos depois , até fixa-las o maximo possivel .
5-Coloque todas juntas no lugar que vc escolheu e regue com hormonio enraizador diluido conforme orientação do fabricante , nos primeiros dias 2 x ao dia { manhãzinha e anoitecer..} , depois conforme rega as outras plantas e sem o enraizador .
6- Não se esqueça de rezar { nunca é demais .. rsrssr}

Eu fiz assim a 60 dias com um ficus igualzinho este e todas as estacas pegaram e estão com as raizes saindo pelos furos ... Agora preciso dos escorredores e bacias , para que engordem e formem novas arvorezinhas ...

Boa sorte e sucesso com a nova familia de ficus que terá .. 😄
Vhalveruth25/01/2010 17:59
opa, estacas de ficus são faceis de conseguir mesmo, mas é como eu falei, corre o risco de perder. mas é bem mais pratico.

eu estou tentando com uma estaca de um ficus boni, botei hj n areia de riu

abraços
vderetti26/01/2010 09:35
Beleza então, vou tentar isso mesmo, estacas, vamos ver no que vai dar. O único problema é que não achei biofert pra comprar aqui, então estou usando Benerva, da farmácia, mas não sei se é tão bom quanto o biofert. O que me dizem?

Outra coisa, tenho umas estacas de buxus, vcs acham que fazendo este mesmo processo tenho chance com elas??

Valeu.
Vhalveruth26/01/2010 10:12
buxus eu nunca fiz. mais se vc fazer faz tipo uma mini estufa pra eles, ai quem sabe venha mais facil.

eu pego um litrão de coca e um de suquita (não é propaganda é isso mesmo) corto os dois no meio jogo a tampinha da sukita fora e furo a garrasfa de coc\ em baixo pra saida de agua. planto dentro da garrafa de coca e a garrafa de sukita se encaixa direitinho em cima da de coca. ai vc tem uma mini estufa.

isos é pra mudadas pequenas. mas não custa nada vc fazer uma grande de madeira e arranjar um plantico transparente pwara emvolver. ai é so colocar uns arames para deixar o plastico alto para não bater nas plantas.

(espero q tenha entendido)

abraços
vderetti26/01/2010 11:26
Vou tentar fazer isso Vhalveruth. Vamos ver se funciona.
vderetti27/01/2010 11:10
Bonsérgio, essa areia grossa de rio que vc mencionou é pra ser bem grossa, tipo pedriscos ou areia normal de construção, que não seja de praia??

Assim que vc tirar essa dúvida eu começo a mexer no fícus.

Outra coisa, vcs já ouviram falar em SuperGreen raízes? É um líquido verde pra ser diluído em água. Queria saber se é bom, pois é o único enraizador que encontrei por aqui que não seja de farmácia.
Laudir27/01/2010 11:38
quais os níveis de garantia.... composição?
vderetti27/01/2010 11:58
Bom, pela composição, acho que ele ta mais pra um fertilizante normal.

A) Nitrogênio solúvel em água........................................6%

B) P2O5 solúvel em água...............................................6%

C) Óxido de Potássio solúvel em água............................6%

D) Densidade...............................................................1,16%

E mais micronutrientes que não especifica.
Laudir27/01/2010 12:09
em conversa com um agronomo da empresa aqui, fiquei sabendo que o enraizante tem q ter bastante na composicao N-P-K... o P deve ter um numero bem elevado

acho q ele é o Fósforo ... eu tenho um aqui q é 6-14-8... verde raíz... algo assim o nome dele
Sergio Batalini27/01/2010 13:49
é areia lavada normal de construção mesmo, facil ... facil...
Esse produto que vc disse serve sim .. até sem produto nenhum as estacas vão pegar .. fica tranquilo ..
O que não pode faltar é agua, sombra e proteção do vento .. as pets devem ser bem furadas ... a agua entra , molha a base das estacas e sai pelos furos ... a areia mantem apenas umido o ambiente e não enxarcado , alagado .
Outra coisa é não ficar esbarrando nas estacas , mexendo e regar com cuidado pq a areia não fixa muito bem as estacas...
Daqui 30 dias veremos a foto das estacas emitindo brotos e folhas novas.. 😄
vderetti28/01/2010 12:09
Bom pessoal, fiz a intervenção ao fícus e assim ficou.

Bonsérgio vc errou por 1 o número de estacas, foram 16 ^^
Aqui estão num primeiro momento debaixo de copos de leite, lugar provisório...

Aqui já estão numa "enfermaria" (como diz bonsérgio), improvisada com o material disponível. ^^

Sei que aqui não é lugar pra isso, mas aqui vão umas fotos do quintal que tenho aqui. De onde peguei algumas coisas.

Aguardo sugestões. Principalmente das estacas, precisa mudar algo? cortar mais folhas?
Rodrigo Tavares29/01/2010 11:14
Olá amigo, parece que es estacas vão brotar, talvez você devia tê-las desfolhado mais para ajudá-las, mas do jeito que você fez tbm esta certo.
Quanto ao ficus, parece promissor, espere-o recuperar (quando os novos brotos estiverem de um bom tamanho) e troque o substrato dele, utilizando mais material drenante como caco de telhas/tijolos e um pouco de cascalho.
vderetti29/01/2010 11:20
Rodrigo, fiquei na dúvida quanto as folhas das estacas, se ajudam ou não. Dá pra deixar assim então?
O fícus eu só não mudei de substrato ainda para deixar ele se recuperar da poda. Foi meio drástica hehe.
Ele está nesse vaso e com esse substrato há seis anos ^^
Vou mudar sim, futuramente. Mas acho que só mudo o substrato, posso deixar ele neste vaso mesmo para o treinamento, né?

Obrigado por ajudar.
Rodrigo Tavares01/02/2010 12:00
Pode deixar as estacas assim, ficus é muito resistente, provavelmente quase todas vão pegar. Só não se esqueça: sombra e água fresca!
Quanto ao vaso, está bom, assim que puder troque o substrato.
Até +!!!
vderetti18/02/2010 13:24
Pra atualizar...

Aí estão as estacas do fícus... já com brotos... praticamente todas estão com brotos.

Em breve atualização do fícus de onde vieram essas estacas.
Laudir18/02/2010 13:31
Daqui a pouco vai ter um viveiro só de ficus kkk.... parabéns pelas estacas que já viraram mudas.
Sergio Batalini18/02/2010 14:24
Ola Vderetti, que beleza...
Fico feliz em ver as estaquinhas vivinhas da silva e começando a brotar ... Viu , não é tão dificil e muito menos impossivel ...
Basta seguir certas regras, tomar certos cuidados e acreditar ...
vderetti24/03/2010 14:37
Depois de um certo tempo... atualizando...

Preciso de ajuda para conduzir a mãe das estacas. olhem como ela está.

Ela está com muitos galhos. Não sei o que fazer.
Aguardo sugestões.
vderetti29/03/2010 09:11
Ninguém pra dar uma ajudinha aí pessoal??
Laudir29/03/2010 09:17
Tira fotos com um fundo neutro (branco, preto ou azul)
de todos os lados (frente, lado direito, lado esquerdo, costas)

ae o pessoal se arrisca numa projeção.

dica: as fotos devem ser como se fosse outra pessoa da tua altura e vc olhando nos olhos dela... face a face 😄
vderetti31/03/2010 14:36
Ta aí Laudir... fotos um pouco melhores ( to sem camera), e um fundo um pouco mais neutro. Espero que ajude. Aguardo opiniões.

12