Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mini Bambu - RCS

ricardosantos0723/01/2010 19:27
Mini Bambu - RCS
Oi Pessoal,

Comprei esta semana este mini Bambu e gostaria da ajuda de vcs quanto a dicas de cultivo, regas e outras informações.

Se alguém tiver alguma informação a me passar eu agradeço!

Abraços a todos!

Luis A. de Macedo Rodrigu23/01/2010 21:11
Ricardo,
Este bambuzinho é muito exigente em termos de umidade do substrato, que deve ser permanentemente bem úmido. Inclusive você pode manter o vaso em uma bandeja com pedriscos e água para garantir que o substrato não seque. Se acontecer de o substrato secar você verá que as folhinhas enrolam e se permanecer seco por muito tempo (basta um dia) os galhinhos poderão secar sem retorno. Já se você perceber o enrolamento das folhas e fizer uma rega por imersão as folhas voltam a recuperar. Deve ser mantido a meia-sombra como forma de prevenir uma evaporação excessiva, evitando-se a situação de seca do substrato e as consequencias acima descritas. Prefere substrato rico em matéria orgânica. Pode ser reproduzido por divisão de touceiras. É muito interessante para ser usado como kusamono e na composição de penjing (landscape). Espero ter ajudado. Abraço
ricardosantos0723/01/2010 22:13
Valeu Luis!!!

Muito obrigado pelas informações!!

Quero manter ele dentro de casa, será que é um bom local? Até pq como vc disse tenho que protege-lo do calor excessivo!

Obrigado!
Luis A. de Macedo Rodrigu23/01/2010 23:25
Ricardo,

Os dois vasos que tenho com este bambuzinho, ficam ao ar livre. Nunca os coloquei dentro de casa. Mas acho que se mantê-lo em um local bem iluminado e com boa ventilação não haverá problema. Avalie o seu desenvolvimento no ambiente interno. Tenho a impressão de que deve estiolar o crescimento (entrenós longos e caules frágeis). Todavia faça a experiencia. Boa sorte.
Rodrigo Tavares20/02/2010 20:41
Olá Ricardo;
Também tenho um mini bambu deste, o meu fica o dia inteiro no sol, só não se pode descuidar da rega! 😄
ricardosantos0720/02/2010 22:01
É Rodrigo...

Eu deixei o meu uma vez no Sol o dia todo, pegando sol diretamente das 06:00 as 10:00. Molhei pela manhã e no outro dia percebi as folhas enrolando e depois secaram. Hoje deixo na Sombre e não pega sol diretamente. Não quero mais arriscar!!!!!