Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

O que é terra granulada?

Donegá24/01/2010 17:23
O que é terra granulada?
Olá amigos,

Vejo vários bonsaístas dando dicas sobre a formatação de um bom substrato p/ bonsai. Entre elas está a mistura de terra granulada no substrato, porém por mais banal que pareça essa dúvida, tenho que tirá-la, pois etsta aí uma coisa que ñ conheço, já andei perguntado até em lojas de jardinagem, mas ninguém sabe exatamente o que é terra granulada. Sempre me apresentam terra preta comum ou terra adubada.

Peço aos amigos que conhecem este assunto que possam elucidar tal questão sobre o que exatamente a terra granulada. Sei que tanto a terra vermelha de barranco, como a terra preta/vegetal, ao ficarem secas formam alguns granulos, porém a serem molhadas se desmacham e voltam a se compactar, o que ñ é adequado ao bonsai.

Fico no aguardo, envergonhado de certa forma pela pergunta, mas acredito que cm eu mts tem a mesma dúvida e por parecer uma dúvida tão boba, tb ñ se sente a vontade de perguntar.

Obrigado amigos.
Illex24/01/2010 18:03
Re: O que é terra granulada?
Don.

Terra granulada.

Peneire a terra em várias granulometrias, utilizando quase sempre as partes que ficam na peneira.

Substrato é muito pessoal também, temos exemplos de Bonsaistas que utilizam apenas areia de rio e pedriscos.

Utilizando somente adubação e fertilização para nutrir o solo pobre em nutrientes, mas rico em drenagem, conseqüentemente favorecendo maior ramificação de raízes.

Certas plantas não gostam desse tipo, como azaléias, jabuticabas (apesar de já ter visto algumas), e demais floríferas e plantas de solos ácidos (mais exigentes).

Recomendo que leia:

# http://www.labbocommerce.com.br/index.php?eid=70&acao=ex_see&id=124

# http://www.bonsaimt.com.br/arvores-bonsai/o-substrato-para-bonsai/

# http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=506&highlight=substrato

# http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=5584&highlight=substrato

Depois poste seus esclarecimentos, ou novas dúvidas.

Os amigos irão opinar mais em breve.

Abraço:

Illex
ricardosantos0724/01/2010 18:49
Re: O que é terra granulada?
Donegá24/01/2010 22:08
Olá Amigos,

Obrigado pelo interesse em ajudar, porém já conhecia estas matérias, minha dúvida real é exatamente sobre a tal terra granulada. Pela descrição dos mestres ao falar sobre o substrato, sempre vejo comentários sobre a terra granulada, um exemplo é o mestre Hidaka em uma entrevista que ele comenta sobre o substrato p/ azáleias.

http://www.bonsaihouse.com.br/videos.php

Mas cm podem ver no vídeo, ñ há uma explicação sobre a terra granulada, pelo que lí em vossos comentários é algo mais simples do que imaginei, a dúvida persistia pelo fato que comentei de terras comuns cm a vermelha ou a vegetal se desmancharem e se compactarem mt facilmente, ainda mais em casos cm os Bonsia que devem ser regados diariamente.

Neste caso a dúvida persiste. As d+ opções de solo eu conheço, até mesmo por trabalhado algum tempo com aquários plantados, amazônicos, africanos e outros, onde a utilização de grande parte dos substratos poder ser utilizado p/ bonsai.

Se alguém tiver informação adcional, seria mt legal, já vi várias discussões aqui no fórum falando sobre os substratos, mas com a relação as misturas feitas e ñ sobre um em específico. Quem sabe ñ será legal levar essa discussão adiante p/ auxiliar mais apaixonados e iniciantes na arte?
alexberneira24/01/2010 22:21
master.don, sou bem iniciante em Bonsai, mas credito que a tal terra granulada seria, por exemplo, aquela terra seca de um cupinzeiro... Uma terra esfarelada, com grãos grossos de terra. Sabe qual é...? Acho que é isso.

Abçs!
Donegá24/01/2010 22:28
Olá Alex,

Tb pensei nisso, mas na dúvida preferi perguntar. Vamos ver o que dizem os mestres. Veja cm eu ñ estava errado, tanto vc cm eu e outros iniciantes tem a mesma dúvida, pensam ser isso ou aquilo, mas na verdade ñ têm certeza. Por isso vamos questionar. Os amigos aqui do fórum, são incríveis professores incansáveis com os iniciantes.

Valeu.
ricardosantos0724/01/2010 23:23
Don,

A terra granulada pode ser Areia de construção grossa, cascalho de rio etc.

Realmente não é terra vegetal e nem argila. Normalmente nos referimos a areia grossa. Vc pode encontrar em casas de material de construção. Mas tem que ser as mais grossas. Ela serve para deixar o substrato mais drenante e fazer com que não fique enxarcado.

Pense naquela areia de praia bem grossa! É isso ai!!!

Como vc trabalha tb com aquário sabe tb do cascalho de rio. Ele tb serve para se fazer o substrato. Eu mesmo uso ele.

Em último caso vc pode usar cacos de telha e de tijolo. Vc deixa a telha ou tijolo imerso em água uns 03 dias e depois quebra com martelo em pedaços bem pequenos. Depois é só misturar com a terra.

Qualquer dúvida pode perguntar!!! 😄
Donegá25/01/2010 21:44
Obrigado Ricardo,

Cm vc mencionou, tenho alguma experiência com aquas, neste caso existem duas opções que podem substituir a aréia de construção ( já utilizei areia de construção peneirada c/ malha grossa, peneirei no próprio depósito com autorização do dono), as duas opções são o basalto de cor negra é mt bonito como forração e tb o cascalho mineiro, este segundo de cor de terra em suas nuanses e com boa retenção de umidade, porém bem drenante. Ambos são inertes, ñ causando alterações químicas ou de PH do solo. A areia de rio tb é uma boa opção e existem várias granulometrias, acho q a mais adequada seria a que chama de fina, porém c/ a areia de rio, ou seixo rolado, deve-se ficar atento, pois algumas remessas as vezes vem com pedaços de concha misturados as pedras, o que torna o substrato alcalino devido a concha ser um material calcário.

Outra opção que estou pesquisando e tentando encontrar no mercado (São Paulo-SP) p/ compra é a argila expandida conhecida cm cinesita 500 c/ granulação entre 00 e 0,5 mm.

Gde abraço.