Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

HORMÔNIOS - Como e Quando usar?

bergson23/09/2005 14:35
HORMÔNIOS - Como e Quando usar?
Pessoal,

Sempre estou tentando novas maneiras de desenvolvimento de plantas a partir de estacas, com a finalidade de as tornar um Bonsai. Sei que o uso de hormônio é um facilitador no desenvolvimento dessas estacas, porém, não possuo experiência suficiente no uso de hormônios.

Gostaria de orientação quanto; ao tipo de hormônio a ser usado, em que estado: líquido ou pó, em quais situações, quais as dosagens, qual a concentração ( 500 ppm, 1000, 1500 ou 3000?), quais os cuidados a serem tomados, etc.

Qualquer informação será sempre bem vinda, agradeço a ajuda de todos.

[]s

Bergson
Marco Nascimento23/09/2005 23:27
Bergson, tenho tido um bom resultado com estacas de Ulmus, Ligustrum, Serissa, Carmona, Piracanta, etc.
Eu uso o Biofert Raiz na proporção de 30 gotas por litro, coloco as estacas em um pote com hormônio de um dia para o outro. Também tenho gostado do resultado das estacas em garrafa Pet, cortada ao meio e fechada de dorma que faz uma mini-estufa, geralmente deixo- as na Pet fechada por 2 semanas, só então jogo fora a parte de cima da Pet e deixo enraizando normalmente na sombra até chegar a 30 dias, depois disso vou colocando-as aos pouco no sol.
O único cuidado que vc precisa ter na garrafa fechada é prestar atenção se não está havendo formação de fungos dentro dela.
Um abraço.
Sergivaldo24/09/2005 10:53
Bergson,

Tenho utilizado como enraizador o Biofert Raiz "Plus", que é uma solução concentrada, seguindo as orientações dadas pelo fabricante:

a) Para propagação a partir de estacas "semi-lenhosas": uma gota para cada litro de água, fazendo imersão das estacas na solução diluída por, no máximo, cinco minutos;

b) Para propagação de estacas "lenhosas": diluir duas gotas do produto para cada litro de água. Nesse caso, o tempo de imersão irá variar dependendo da dureza da madeira, sendo vinte minutos geralmente suficientes;

c) Para propagação de estacas "tenras" (cactos, suculentas, etc): imergir por, no máximo, um minuto;

d) Para estimular a brotação, floração e frutificação: diluir uma ou duas gostas do produto por litro de água e pulverizar sobre as plantas, o suficiente para umedecer a superfície dos galhos e folhas. Em plantas perenes, aplicar uma vez por semestre e em plantas de ciclo, apenas uma vez;

e) Nas alporquias, molhar o substrato utilizado para envolver o corte com uma solução feita à base de 1 ou duas gotas do produto para cada litro de água;

f) No replantio ou transplante do bonsai: após podar as raízes, molhar toda a base da planta na solução diluída, na proporção de 1 ou 2 gotas por litro de água.

Embora não tenha encontrado nada a respeito dos cuidados específicos no manuseio dos enraizadores tenho procurado usar o bom senso, trabalhando sempre em horários onde o calor seja mais ameno (pela manhã ou à tardinha), colocando plantas recém trabalhadas em locais protegidos da incidência solar direta, no caso dos transplantes e yamadoris e, principalmente, seguindo à risca todas as instruções do fabricante, pois fiquei sabendo que, quando utilizado em excesso, os hormônios produzem um efeito inverso do desejado, ou seja: retarda ainda mais o crescimento dos vegetais.

Espero ter ajudado.

Um abração,

Sergivaldo
bergson24/09/2005 21:32
Caro Sergivaldo,

Obrigado pelas informações, serão realmente úteis. Fico na expectitativa de alguém que use também o hormônio em pó, e possa nos passar algumas dicas.

[]s

Bergson
Marco Nascimento25/09/2005 09:16
Sergivaldo, vc poderia colocar uma foto da embalagem desse Biofert Raiz Plus aqui no fórum?
Aqui no Rio só temos o Biofert Raiz, que não é tão concentrado assim, e no site da Biofert tb não encontrei esse produto.
Um abração.
Marco.
Sergivaldo25/09/2005 11:58
Olá Marco,

A embalagem é a mesma do Biofert Raiz (50 ml), muda apenas o rótulo e este, por sinal, já caiu. Guardei as instruções de uso, que vem em anexo, e repassei (acima) o seu conteúdo.

De fato, esse produto não consta no site da Biofert mas você poderá adquiri-lo entrando em contato direto com a empresa e fazer sua solicitação. Há também um enraizante na forma sólida.

BIOKITS INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.

Rua Joaquim Laranjo, 351 . Bairro Industrial :: Contagem/MG :: CEP 32220-360

Tel: [31] 3333.6000 . Fax: [31] 3333.6426 :: E-mail: biofert@biokits.com.br

Complementando as informações que dei anteriormente, o Biofert Raiz PLUS (concentrado) é composto de:

- Ácido Indolbutírico (I.B.A.): 1.100 p.p.m.;
- Tiamina (Vit. B1): 22%;
- Boro: 0,5%;
- Ferro: 1,0%;
- Enxofre: 1,5 %;
- Zinco: 1,0%

Um abração,

Sergivaldo