Yamadori de Jabuticabeira – Poda drástica
Flavio Francisco29/01/2010 12:43
Yamadori de Jabuticabeira – Poda drástica
Olá pessoal,
Fiz a poda e transplante nesta jabuticabeira no dia 17 de janeiro.
Acho que ela está num vaso inadequado para a recuperação, pois tem apenas um furo de 3cm² no meio. Mas foi o que encontrei na hora.
A minha dúvida é: devo colocá-la em um vaso com mais furos agora, ou espero ela se recuperar?
Como devo eliminar aqueles dois troncos curtos do lado esquerdo?
Gostaria da opinião de vocês para a estilização desta planta.

Marcos Castilho29/01/2010 12:52
Sem dúvida é uma grande planta. Como ela sofreu com o transplante acho correto e prudente esperar. Vai trabalhando ela e na próxima primavera aí sim você pode separá-la. Tem um excelente material em mãos.
Arzivenko29/01/2010 13:22
Concordo, agora é a hora de não fazer nada.
Laudir29/01/2010 14:20
Arzivenko escreveu:
Concordo, agora é a hora de não fazer nada.
me surgiu uma dúvida.... jin e jabus .... combinam? dá de fazer?
Salo29/01/2010 17:54
Caro Laudir,
Eu já vi algumas jabuticabeiras com jins, no entanto eu não gostei, acredito que jins sejam mais aplicados em coníferas. Para frutíferas, principalmente as tropicais, acho estranho. Minha opinião.
Att,
Salo
Flavio Francisco08/02/2010 12:45
Olá pessoal, primeiramente obrigado pela ajuda.
Finalmente está jabu está com novas brotações.
Eu estava muito preocupado por causa das intervenções drásticas.
Nao sei se é apenas a energia que estava armazenada na planta ou se realmente ela está crescendo... enfim...
Estou usando vitamina B1, por indicação deste fórum, 3 vezes por semana e regas diárias.
O que devo fazer agora, devo deixar crescer a vontade ou devo tirar os brotinhos daqueles dois troncos pequenos, para assim direcionar a energia para o tronco principal?
obrigado

vderetti08/02/2010 12:56
Flavio, deixa ela crescer um pouco, para poder recuperar as raízes. Ela precisa de folhas pra isso. Então, sem podas.
Quanto ao enraizador, também não encontrei e uso complexo B1 de farmácia. No começo colocava duas vezes por semana, depois de duas semana passei pra uma vez por semana e agora estou passando para cada 15 dias. E acredito que vou assim por mais um ou dois meses.
Mas estou deixando ela crescer livre agora para se recuperar mais rápido.
Valeu, vamos trocar experiências sim sobre essas nossas jabus.
E atualiza aí também.
Flavio Francisco22/02/2010 09:02
Atualizando
Ae Galera, parece que a poda drástica nao foi tão prejudicial... neste caso.
34 dias após o transplante. Me arrempendi de ter cortado aqueles dois troncos que estao pequenos. Nao achei que teria brotação. Espero que continue assim com ótima brotação, já que dizem que nao se deve fazer a poda drástica da jabu juntamente com a poda de raizes. Acho que tive sorte.
Ela está dentro do ap, perto de uma janela. Estou regando 3 vezes por semana. E usando o enraizador 2 vezes por semana.
Quando seria a hora certa para levá-la pra fora? Minhas outras jabus, pequenas mudas, foram pra fora assim que apareceram brotações, mas estou na dúvida com esta planta. Ja que as informações são desencontradas. Alguns dizem 1 mes, outros 3 meses na sombra...

DigoF322/02/2010 12:40
ola, acredito que os jins podem ser feitos sim, mas procure evitalos, para fazer o jin vai depender muuuito da planta, da copa.... tudo deve ser o mais ''natural'' possivel.
boa sorte...
t+
Alexandre S. Coelho24/02/2010 16:38
Flavio
Agora dê um tempo no enraizador... Deve ser usado na primeira semana.
O tempo aconselhável para repouso após transplante com poda das raízes são 40 dias (quarentena 😂 😂 😂 ). Depois vai retornando a exposição solar e adubação normal 😉
Flavio Francisco24/02/2010 17:57
Alexandre,
Há dois dias coloquei a planta sob proteção de sombrite a 50%, com sol até as 13 horas, mas pelo que pude notar, alguns brotos ficaram murchos. Aqui é um problema, pois só tenho este espaço. Vou fazer o que vc disse, colocar em quarentena. Você acha que posso mantê-la dentro do apê, perto de uma janela? Na parte de fora pega sol até as 13 horas. É muito, nao é? Vou tirar uma foto e depois postar aqui pra você ver.
Alexandre S. Coelho escreveu:
Flavio
Agora dê um tempo no enraizador... Deve ser usado na primeira semana.
O tempo aconselhável para repouso após transplante com poda das raízes são 40 dias (quarentena 😂 😂 😂 ). Depois vai retornando a exposição solar e adubação normal 😉
Flavio Francisco24/02/2010 20:45
Problemas com o sol
O sol bate nesta janela até as
13 horas. Estava fazendo mal às plantas, então resolvi colocar um sombrite, principalmente pra colocar esta jabu, recém-transplantada. Mas parece que ela não respondeu bem. Agora coloquei na parte de dentro, em cima deste aparador, temporariamente, até achar uma solução melhor. Sei que o certo é deixar do lado de fora, “depois da quarentena”, mas acho que o sol deste período vai acabar matando esta planta. Principalmente nesta época: "o nível de radiação solar atingiu nível máximo nesta semana."
Minha ideia é deixar ela um bom tempo do lado de dentro porque li que é melhor falta de sol do que sol em excesso. Está correto? Eu até tenho uma outra opção, na varanda, mas nesta o sol vai das
14 às 18 horas. Me parece pior...
Alguém aqui compartilha de situação parecida?
Aguardo opiniões.
37 dias após o transplante

Flavio Francisco26/02/2010 16:13
Brotos ladrões
Alguém poderia me ajudar com uma dúvida?
É hora de retirar os brotos ladrões da base da árvore, inclusive dos dois tocos, ou deixar crescer a vontade? A brotação está mais intensa na base, isso prejudica a formação da futura copa?
Flavio Francisco15/07/2010 11:11
Resolvi cortar já os dois tocos que restaram. Há uma mês atrás fiz uma poda deixando apenas dois pares de folhas. Hoje ela está assim:
Eu tinha duas opções. Ou serrar ao meio (indicação em preto) ou cortar os tocos (indicação em vermelho). Escolhi a opcao mais fácil. So nao sei qual será a conseqüência deste corte para a planta (fungos, apodrecimento, etc)
Sei que não ficou bom, mas era so pra tirar os dois troncos que estavam brotando muito.
Ainda nao sei o que vou fazer para melhorar.

Gustavo Gonçalves15/07/2010 17:21
Dica de principiante: cautela e calma. Esperar até a primevera seria o ideal, na minha opinião.
PS: principalmente se voce mora no sudeste e sul.
Flavio Francisco03/08/2010 11:12
Resolvi cortar, dia 19 de julho, mais um pouco da raiz pivodante e assim baixar a planta porque as raízes na superfície estavam secando. Retirei tambem os toquinhos fazendo um corte horizontal e selei com pvc.
Caro Gustavo, acho que esta é uma boa época porque em tese a árvore está em repouso, e, teoricamente, não sentiria muito. Bom, de todo modo, até agora tudo bem.

Flavio Francisco24/08/2010 09:36
Olá Pessoal,
Tem 35 dias após o transplante e nenhum broto ainda.
Fiz os mesmos procedimentos numa outra jabu do mesmo porte e a outra iniciou brotação vigorosa.
Duas semanas após o transplante, coloquei na varanda, mas algumas folhas começaram a ficar vermelhas. Voltei pra sombra (dentro do Ap) e o vermelho da folha diminuiu, mas nada de brotos.
Estou regando a cada dois dias. E BORRIFANDO AS FOLHAS DIARIAMENTE.
O que fazer???????????????????????????????

edson060524/08/2010 10:19
Olá Flavio;
a melhor dica já foi dada pelo Arzivenko e pelo Gustavo.
Calma e paciência...
Poda e transplante em 17 de Janeiro;
Poda dos pares de folhas em 15 de Junho;
Poda dos tocos em 15 de Julho + troca para o vaso branco;
Poda de parte da raiz pivotante em 19 de Julho; 4 dias depois da poda dos tocos.
Amigo, não espere novas brotações nos galhos e tronco nem tão cedo. A tua planta foi submetida a um stress violento. É muita intervenção em aproximadamente 6 meses. É hora de deixá-la se recuperar...
Espero ter ajudado...
Abraço.
Edson.
Flavio Francisco30/08/2010 11:27
edson, obrigado pelas informações.
no momento, é melhor deixá-la na sombra pra se recuperar ou colocá-la no sol?
Marcos Castilho31/08/2010 12:53
Seria melhor mais sombra que sol agora. Comece colocando aos poucos, tipo uma hora por dia.
edson060531/08/2010 23:53
Flavio,
a foto postada em 24 de agosto mostra uma planta com uma folhagem saudável. Como ela está agora? A folhagem continua bonita?
Se sim, não se preocupe; acredito que a planta não morrerá, mas ela vai demorar um tempo até emitir mais brotos.
Se preferir, pode colocá-la pra tomar sol como sugerido pelo Marcos. Entretanto, as plantas não gostam muito de ficar mudando de lugar. Acho que o ideal seria colocá-la em um lugar onde pudesse ficar e tomar algumas horas de sol por dia, de preferência de manhã ou mesmo um local à meia-sombra...
Espero ter ajudado...
Abraços.
Edson.
Flavio Francisco01/09/2010 11:55
Vou fazer isso edson, pouco sol e sem mudanças de lugar.
A folhagem está bem verde, foi até curioso, pois cortei a raiz principal e com toda a vibração e saída de todo o solo as folhas nem ao menos murcharam, mas tambem nada de novos brotos. Entao agora é esperar.
Flavio Francisco22/09/2010 14:25
A brotação voltou, bem intensa! É o momento pra colocar no sol pleno?
MarcoBonsaiPoa22/09/2010 14:51
Flávio, sua planta pode ficar no sol o dia inteiro, desde que cuide da umidade do vaso.O que faria mal à sua planta, seria deixar no sol com a terra seca. A TM e FO ajudar a manter a umidade do vaso e a planta ganha resistência às interpéries.
abç
Vhalveruth22/09/2010 20:30
boa noite!
então, esquede dessa jabu por um tempo...
so aduba e molhe... deixe ela se recuperar e crescer.....
abraços