Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

NPK - duvidas

renatolaureano03/02/2010 10:24
NPK - duvidas
Pessoal,

ja li bastante sobre o NPK, mas as duvidas ainda permanecem.

Gostaria que os mais experientes respondessem as perguntas, pois essa duvida pode ajudar nao so a mim, mas muitos participantes do forum.

Quando usar?

Para quais especies podemos usar?

Qual a quantidade?

Quais os periodos?

Obrigado e um abraço a todos
Laudir03/02/2010 10:34
Tem esta planilha que pode ajudar um pouquinho.

http://laudir.blogspot.com/2010/01/planilha-de-controle-de-bonsai.html

NÃO DEVE SER USADA UMA FÓRMULA DE ADUBO “N.P.K.” COM MUITO “N”, NITROGÊNIO, VISTO QUE A FINALIDADE DO MESMO É DE FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DA PLANTA QUE NÃO É O QUE PRETENDEMOS PARA NOSSOS BONSAI. É EVIDENTE QUE EM PLANTAS NOVAS (MUDAS), PARA QUE CHEGUE AO ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO NECESSÁRIO MAIS RAPIDAMENTE, PODEREMOS USAR UMA FORMULAÇÃO “N.P.K.” 10-10-10. FICAREMOS MAIS SEGUROS USANDO 50% DA INDICAÇÃO DO FABRICANTE. (extraído do site: http://www.dicasdebonsai.com.br/ntc/default.asp?Cod=20)

Espero ter ajudado em alguma coisa 😄
ricardosantos0703/02/2010 10:39
Muito cuidado com o NPK, coloquei em minha Jabu e queimou todas as folhas!!!

Link de ajuda: http://ricardosanbonsai.blogspot.com/2010/01/adubacao-macro-e-micro-nutrientes-e.html
renatolaureano03/02/2010 10:43
nao consegui abrir a planilha companheiro. Se tiver ela guardada, pode me enviar por email

renatolaureano@terra.com.br

obrigado
Laudir03/02/2010 10:45
Enviado!
Knight03/02/2010 11:49
Planilha
Ae Laudir, manda a planilha pra mim tb 😄

Obrigado 😎
Laudir03/02/2010 13:08
Re: Planilha
Knight escreveu:
Ae Laudir, manda a planilha pra mim tb 😄

Obrigado 😎

Armazei em outro local. Pode acessar o link aqui e mandar baixar:

http://laudir.blogspot.com/2010/01/planilha-de-controle-de-bonsai.html
Elio05/02/2010 00:08
Renato, NPK, "todas" as plantas precisam. as concentrações variam conforme a época e a espécie e a idade da planta.

N- Promove o desenvolvimento (crescimento)
P- Favorece a floração e frutificação
K- Promove a saúde da planta (metabolismo)

Na primavera, devemos adubar bem, pode ser 10-10-10 ou similar
No verão, menos
No outono, mais P e K, principalmente as floríferas e frutíferas

Plantas jovem = bastante adubo
Bonsai "pronto" = pouco adubo, pouca água e muito sol.

Isso como regra geral. Existem as particularidades!

abraço
Catarina S22/06/2012 11:06
Também me podiam enviar uma planillha por favor?

catarinasobral3@gmail.com

obrigada
Rodolfo Kubiak22/06/2012 12:39
Gostaria de receber essa planilha. Aproveitando esse tópico aberto gostaria que me informassem qual NPK é melhor para o outono e para florificação e frutificação, o 04-14-08 ou 04-20-20?
Laudir22/06/2012 12:53
Rodolfo Kubiak escreveu:
Gostaria de receber essa planilha. Aproveitando esse tópico aberto gostaria que me informassem qual NPK é melhor para o outono e para florificação e frutificação, o 04-14-08 ou 04-20-20?

nao tenho mais esta planilha em maos. vou até deletar a postagem sobre ela do meu blog

eu uso sempre NPK 4-14-8 em minhas plantas ....
a cada 15 dias diluido em água via foliar ao final da tarde (18 horas)
Elio22/06/2012 15:09
Rodolfo Kubiak escreveu:

Rodolfo, qualquer uma das duas formulações, nesta época, está bom. Aliás, é uma formulação que deve começar a ser aplicada no outono.
Agora no inverno, a maioria das plantas não está nem aí para o adubo que vc possa fornecer. Elas entram em dormência e semi-dormência.
Hoje irei fazer uma aplicação de 0-30-20, como última adubação antes da primavera.

abraço
Laudir22/06/2012 15:44
Elio escreveu:
... Elas entram em dormência e semi-dormência.
Hoje irei fazer uma aplicação de 0-30-20, como última adubação antes da primavera...

em se tratando de inverno, qual procedimento podemos adotar com as plantas, já que se encontram em dormência/semi-dormência?
Elio22/06/2012 16:04
Laudir"]

Laudir, fico te devendo essas informações. Meu conhecimento sobre as estações e clima da tua região é "zero".
O que posso dizer é que na estação em qual as plantas não crescem, elas armazenam energia para a proxima estação ativa. Portanto, nessa estação inativa ou semi-inativa devemos aportar mais fósforo e potássio. Sendo que na estação ativa, mais nitrogênio.

abraço
Rodolfo Kubiak22/06/2012 18:48
Obrigado Elio