Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Calor

Knight03/02/2010 17:14
Calor
Bom, fiz um mini viveiro em minha casa, mas meu quintal é cimentado, tornando a sensação térmica mais quente. Apesar de ter colocado o sombrite, no período da tarde, quando o sol começa a descer, minhas plantinhas pegam sol diretamente nos vasos. Possuou 2 azaléias nos escorredores, uma sibipiruna no vasinho de plastico e uma eugênia que eu estou tentando recuperar no escorredor, e uma mudinha que eu ganhei de ipê amarelo, que esté em um escorredor para engordar. Elas ficam sobre suportes feitos de madeira, a aproximadamente uns 15/20 cm do chão, madeira bem grossa. Gostaria que alguém me ajudasse a solucionar esse problema, tipo aumentar o sombrite, colocar brita no chão, jogar terra e plantar grama, ligar um ventilador para as plantinhas, sei lá, qualquer coisa hehehehe 😄
Talves esse calor não faça mal as plantas, devido o substrato ser bastante drenante e eu regar todos os dias quando chego do serviço, não sei, como o próprio tópico diz, SOU PRINCIPIANTE.
Por favor, me ajudem, palpitem, SOCORRO... 😲

Obrigado 😎
Knight03/02/2010 23:03
Nossa, me ajuda ai pessoal... 🙁
Illex04/02/2010 01:02
Knight,

Não há problema algum.

Sua região possui o clima muito parecido com o do Triângulo Mineiro.

Não deverá ter problemas com o Sol!

Possuo várias plantas, entre azáleias, ficus, juniperus e outras, possuo sombrite 50% no viveiro, porém venho colocando de uns trempos pra cá muitas de volta ao Sol pleno (fora do viveiro), sem notar problema algum.

Notei que a Primavera responde melhor em Sol pleno do que em sombrite (caso particular?).

Bom... estas são minhas colocações.

Mas aquela velha dica de Bonsaísta:

Se a planta não estiver gostando do local, não pense duas vezes antes de mudá-la.

Nota: meu viveiro também possui piso cimentado, se molhar o cimento a noite a sensação térmica da uma abrandada no local das plantas, logo ficando mais fresco e agradando também elas; molhar sempre que possivel as folhas também é ótimo, as plantas e seus estômatos agradecem.

Estômato - http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%B4mato#Algumas_exce.C3.A7.C3.B5es

"ETA" MICROSCÓPIO BOM!!!!!!!!!!

Abraço:

Illex
Knight04/02/2010 08:35
Valeu Illex! Muito obrigado pela ajuda! Fico mais tranquilo agora. Quanto a molhar o cimento a noite, já venho fazendo isso, e após rega-las, uso o borrifador nas folhas (acho que isso não faz mal as plantas não né?! 😕 ).

Outra coisa: estou pensando em mudar minhas plantinhas para vasos de cimento no final do ano, o que vc acha? Isso "esfriaria" o animo delas?! hehehehe!!! Falando sério, o vaso de cimento é melhor que o de plástico para evitar o super aquecimento das raizes, não é?

No mais, muito obrigado! 😎
DigoF305/02/2010 22:10
ola, acredito que o único problema que o exesso de calor pode trazer é queimar as folhas, pois meus bonsai ficam no sol torrando e nunca tive problemas...
vc pode colocar um pano ou uma caixa de areia húmida embaixo dos mesmos para garantir a umidade.

boa sorte..
t+
DigoF305/02/2010 22:12
ola, sobre o vaso de cimento sem duvidas seria bem mais conveniente,
vasos de barro também são muito bons para não esquentar...

t+
Knight06/02/2010 08:46
Valeu Rodrigo!!! 😄
Illex06/02/2010 13:16
Somente lembrando.

Antes de plantar em vasos de barro ou cimento:

Barro - deixar de 1 a 2 dias imerso em água antes do plantio.

Cimento - no mínimo 4 dias imerso em água.

Isso evita que o vaso venha a absorver em excesso a água que irá umedecer nosso solo.

Abraço:

Illex