Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

RPP - Jabuticaba [atualizado]

Rafael Pontes06/02/2010 11:56
RPP - Jabuticaba [atualizado]
Criei esse topico para postar o desenvolvimento dessa mudinha de Jabu!
Agradeço as opinioes e ajudas que me forem prestadas por quem quiser acompanhar comigo o desenvolvimento dela!

*criei mais 2 tópicos parecidos de outras mudas* 😂

Aqui está ela dia 08/01/2010, recem transplantada para o vasinho:

E essa foto acabei de tirar hoje (dia 06/02/2010):

No caso dessa Jabu, eu coloquei essa camada extra de substrato (mais arenoso) para a longo prazo conseguir raízes expostas ou sobre pedra... Mas tenho duvidas se isso vai dar certo ou não com essa espécie. O que acham? Pretendo daki a 1 ano +ou- retirar uma camada de terra e expor parte das raqízes que ali devem estar e assim por diante!

Aguardo criticas e sugestões e agradeço desde já!
Rafael Pontes07/02/2010 14:40
desfolhei, podei as pontas e seguindo instruçoes dos amigos foristas, dei um movimento pro tronco dela!

ja achei a frente, que pretendo que seja essa da foto e usando palha de bananeira e arame fino ajeitei essa curva no tronco!
o que acharam, ficou bom? o que mais posso fazer por enquanto?

valeu!!
Rafael Pontes19/02/2010 22:00
mais de uma semana depois e nenhum comentário no tópico...
mas estou com uma duvida aqui... a jabu depois da desfolha demora mesmo pra brotar ou tem algo de errado com a minha? ja tem 12 dias q eu desfolhei e nada dela rebrotar...
há algo que eu possa fazer para ajuda-la?
ricardosantos0719/02/2010 22:37
Rafael,

Acho que não era mais uma época boa para a desfolha. Pelo que eu vi vc tirou não só as folhas mas tb os pecíolos. Deve ser por isso que ela está demorando de brotar. Eu sugiro continuar cuidando dela e depois que ela estiver com as brotações vc coloca no escorredor e mamadeira. Deixa ela se recuperar e quando estiver no escorredor deixa ela crescer bem a vontade para depois vc pensar em oura intervenção.
Rafael Pontes20/02/2010 14:28
ô Ricardo, eu quando desfolhei cortei com uma tesora entre a folha e o tronco principal, lembrei de deixar uma parte do pecíolo pra não ter problemas! mas axo q o meu erro mesmo foi a época... vou fazer isso que vc disse então, esperar ela começar a rebrotar e transplantar pra um escorredor!
Valeu a dica!