Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Belo exemplar de Buxus - vivo ou morto?

Flavio Francisco09/02/2010 11:55
Belo exemplar de Buxus - vivo ou morto?
Olá a todos,
Estou com uma dúvida em relação ao que fazer com este buxinho. Escolhi esta planta e o dono do viveiro fez o transplante para o vaso de bonsai. Esperei o buxus se recuperar, para trazê-lo pra casa, mas hoje vi que ele não está nada bem. O proprietário disse que o tronco tinha sido atacado por brocas, mas que já estava se recuperando. Depois de muita discussão sobre a morte ou não, resolvemos que ele vai procurar outra planta, mas caso eu queira esperar mais um pouco, fica a meu critério. O problema é que, apesar de ter ficado muito interessante (eu gostei bastante do resultado), o buxinho está com apenas dois galhos que, me parece, tem vida, ou outros todos secos. Já tem 4 meses que ele está assim.
Não sei... O que vocês acham?

Sergio Batalini09/02/2010 14:28
Sinto muito , Flavio ..
Mas este vc perdeu .. sem chances ... Pode ter sido a poda drastica das raizes ... substrato ruim ...
Ou talves a poda das raizes, poda dos galhos, transpante para um vaso muito pequeno , mudança de local { iluminação , rega , temperatura, ...} tudo feito ao mesmo tempo ...o buxinho não resistiu .. 😢
Mas tem nada não muitos outros vão vir e sobreviver.. 😄 ...
DANILO MUTO SILVA09/02/2010 15:26
que pena

eu tbm perdi um buxinho por causa da poda dos galhos.
edson060511/02/2010 17:59
Amigos,
o buxinho é muito temperamental.
Se transplantar não arame; se aramar, não pode; se podar, não faça mais nada!!
O Sérgio tem razão, um procedimento de cada vez...
Abraços.
Edson.
joão josé11/02/2010 20:40
Perdido por perdido: areia grossa, enraizador, tira os galhos secos e as folhas mortas (estão retirando a pouca força que resta a ele), e meia-sombra. As vezes dá sorte. Não precisa lavar as raizes não, só tira o excesso de substrato e completa com areia.