Ficus benjamina - evolução
joão josé09/02/2010 22:01
Ficus benjamina - evolução
BLACKNEEDLES09/02/2010 22:11
Re: Ficus benjamina - evolução
ola João
otima evoluçao em 😲 , parabens
Rafael Pontes09/02/2010 22:14
nossa, só posso expressar minha inveja!! ahauhauhau
mas é uma inveja boa! que nos leva a querer melhorar e fazer belos trabalhos que nem o seu!
tá lindo seu Ficus!
PARABENS!
joão josé09/02/2010 22:14
Tem muitos defeitos, mas pelo que era... mas se puderem dar mais sugestões para futuras intervenções... serão muito bem vindas! Valeu pelos elogios!
Alida Lopes Vieira09/02/2010 22:20
Parabéns!
como disse o companheiro ae de cima...
só posso expressar minha inveja...
o.O
Alexandre S. Coelho10/02/2010 11:43
João
Tua dedicação está resultando num grande trabalho, parabéns!!!
Neste vaso ficou lindo!!!
A única sugestão seria tentar baixar os galhos do lado direito do tronco, conforme os da esquerda...
joão josé10/02/2010 14:02
Obrigado pelas palavras, Alexandre. Os galhos da direita realmente ficaram mais elevados, devido ao projeto anterior. Vou tracioná-los mais e voltar a postar, vamos ver se eles permitem ainda o movimento.
DiogoC10/02/2010 15:06
Grande evolução... 😲
eu também tenho um Ficus benjamina e fiquei curioso à desfolhagem que fez...
Sempre li que é perigoso nas benjaminas e que estas não aceitam bem...
Por isso agradecia imenso que fosse dando noticias de como a sua aceitou, foi gostava de fazer o mesmo...
Cump. 🙂
joão josé10/02/2010 16:50
Pois é, Diogo, apesar do risco de se fazer isto, eu realizo a desfolha 1 a 2 vezes por ano. As vezes perco alguns ramos finos, que logo são substituídos pela rebrota rápida que a espécie tem. Esta deve ser a 7ª desfolha total que realizo, e ela responde com uma ramificação maior cada vez que retorna. Postarei assim que ela voltar!
Sergio Batalini10/02/2010 17:16
muito bom ...prova que nada é impossivel e não existe planta tão ruim que deva ser descartada... parabens . 😄
DiogoC10/02/2010 17:21
joão josé escreveu:
Pois é, Diogo, apesar do risco de se fazer isto, eu realizo a desfolha 1 a 2 vezes por ano. As vezes perco alguns ramos finos, que logo são substituídos pela rebrota rápida que a espécie tem. Esta deve ser a 7ª desfolha total que realizo, e ela responde com uma ramificação maior cada vez que retorna. Postarei assim que ela voltar!
óptimo!
irei fazer o mesmo...
qual a melhor altura para o fazer?
(responda em estações do ano, pois sou de Portugal).
Obrigado, cump. 🙂
joão josé10/02/2010 21:18
Faço no meio do verão (julho para você) e, as vezes, no início da primavera (março) quando ela está muito vigorosa. Corto as folhas no meio do pecíolo (cabinho), semelhante ao acer. Na pressa, puxo as folhas no sentido da folha, que também dá certo (cuidado para não vir o galho junto, rs!) Se quiser correr menos risco deixe o brotinho da ponta de cada galho e, depois de reiniciar a rebrotação, reduza o galho no primeiro par de folhas, como manda o "manual", para provocar a bifurcação. Fui confuso?
DiogoC11/02/2010 15:23
joão josé escreveu:
Faço no meio do verão (julho para você) e, as vezes, no início da primavera (março) quando ela está muito vigorosa. Corto as folhas no meio do pecíolo (cabinho), semelhante ao acer. Na pressa, puxo as folhas no sentido da folha, que também dá certo (cuidado para não vir o galho junto, rs!) Se quiser correr menos risco deixe o brotinho da ponta de cada galho e, depois de reiniciar a rebrotação, reduza o galho no primeiro par de folhas, como manda o "manual", para provocar a bifurcação. Fui confuso?
Obrigado,
irei seguir isso...
Cump.
joão josé23/02/2010 22:04
Olha ela voltando:
Já esperava secar algum galhinho, mas justamente a ponteira!!! Mas já brotou um novo ramo logo abaixo que será seu substituto.
DiogoC24/02/2010 16:44
Fantástico... obrigado por mostrar a recuperação.
Ontem mesmo fiz uma poda e cortei a metade quase todas as folhas e eliminei algumas...
Como é a sua adubação durante essa recuperação?
É que a minha tinha adubo...
cump. 🙂
joão josé24/02/2010 17:12
Por enquanto só adubo foliar semanal. Mas já irei iniciar a Torta de Mamona na próxima semana.
Laudir24/02/2010 17:20
Só uma sugestão:
com a aramação, tente deixar os galhos do lado esquerdo (primeiro de cima pra baixo ) um pouco mais curtos que o primeiro de baixo pra cima... assim ele forma uma triangulação melhor...
só sugestão.. mas está lindo ele.... recuperou-se muito bem
joão josé24/02/2010 17:25
Tá estranho mesmo, Laudir. Mas preciso primeiro que a brotação venha com força e aguardar novos ramos no meio dos galhos para reduzi-los com mais segurança! Deste modo poderei dar um desenho melhor, afinal ela passou por uma mudança de posição dos galhos e ainda estão em recuperação. Mas valeu o toque, xará!!
DiogoC24/02/2010 22:13
Mais uma duvida...
Usou alguma técnica para o aparecimento de raízes aéreas?
cump. 🙂
joão josé24/02/2010 22:26
Muita água e meia sombra! Mas estou apanhando também em produzi-las, sou também um simples aprendiz!
Glauco Bastos24/02/2010 23:21
João,
Para começar meus parabéns, cerio que todos os comentários já foram feitos, só tenho a elogiar seu trabalho, eu no início do tópico não ví grande coisa e me surpreendi com a evolução, se não fosse este tronco reto ela estaria muito boa, mas já ví que vc minimizou com uma inclinação maior e depois que baixar os galhos (como sugerido pelso amigos) irá diminuir visualmente um pouco o problema.
Abraços fraternos e poste quando ela estiver totalmente refolhada.