Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bougainvillea I - Evolução/Sugestões

ALEXNOCERA10/02/2010 00:35
Bougainvillea I - Evolução/Sugestões
Prezados amigos e colegas foristas,

Iniciei os trabalhos com esta primavera em março/2009 a partir de um yamadori em minha própria casa. Gostaria de contar com o apóio de vocês com dicas e sugestões de condução com esta planta.
As medidas atuais são: 12 cm. de base (diâmetro), 36 cm. de altura (somente tronco). Estou imaginando a planta já formada/copa com uns 55 cm. aproximadamente. A planta deve ter entre 8-10 anos. Quanto ao estilo, acredito que seria melhor um Hokidashi, com copa baixa e bem distribuída. Sugestões e críticas serão muito bem vindas.

Seguem as fotos com os trabalhos realizados até o momento.

Março/2009
Preparação para yamadori (sangria).

ALEXNOCERA10/02/2010 00:44
Setembro/2009
Após 6 meses aproximadamente de espera, para maior desenvolvimento das raizes, realizei a retirada da planta. A planta já apresentava um bom desenvolvimento das raizes. Utilizei como substrato apenas areia + turfa.

ALEXNOCERA10/02/2010 00:57
Fevereiro/2010
Após 5 meses de realizada a coleta, a planta já apresenta uma boa brotação.

Porém, as áreas com madeira morta aumentaram e o excesso de fungos e parasitas no tronco já estavam me preocupando.

ALEXNOCERA10/02/2010 01:20
Optei por realizar mais algumas intervenções, apesar de não ser a época mais propícia para isso, mas temia em comprometer mais ainda o estado da planta, deixando-a como estava.
Desfolha para análise da estrutura geral da planta, poda e seleção de galhos, limpeza do tronco e retirada de material podre, correções de podas anteriores, melhora da superfície do substrato.

Uma possível frente que mais me agradou.

Outros angulos

Imagino a parte de trás da planta. Menos madeira morta pra trabalhar.

ALEXNOCERA10/02/2010 01:43
Após uma semana, a planta começa a se recuperar.
Próximos passos será definição do estilo, escolha da melhor frente para a planta, aramação, execução de shari/uro (ainda terei que adquirir uma retífica) e tratamento da madeira morta. Entendo que assim que definir o melhor estilo, terei que aramá-la o quanto antes, pois os galhos já estão começando a ficar bem rígidos, senão terei que podá-los bem curto e iniciar a aramação com a nova brotação.
Conto com o apóio dos amigos e colegas deste fórum para esta nova fase.
Agradeço a todos que me orientaram até aqui.

Laudir10/02/2010 09:59
usando essa frente eu acho q evita mais a conicidade invertida da forquilha

está linda sua planta... parabéns pela coleta
Alexandre S. Coelho10/02/2010 10:37
Oi Alex

material bem interessante!!!
Inicialmente eu faria assim:

Mantendo uma forte adubação, certamente muitas brotações irão surgir e daria pra tentar um projeto/desenho legal 😲 💡 😉
Vhalveruth10/02/2010 17:44
polha eu iria atraz desta opinião do alexandre em
=)

abraços
ALEXNOCERA10/02/2010 21:04
Gostei muito desta sua sugestão, Alexandre. Abre outras possibilidades de estilos, como o moyogi que aprecio muito. Irei considerar também esta possibilidade neste projeto. Valeu.

Sds
Alex.
joão josé10/02/2010 22:38
É por aí!!
Rodrigo Tavares20/02/2010 20:26
Alex;
Vai pela projeção do Alexandre que ela vai ficar ótima!!! Cria-se uma ótima conicidade. Lembre-se que a buga apodrece fácil, cuidado com essa madeira exposta!
A propósito, ótimo material!!!
Paulo César Morais13/04/2010 01:27
up pra saber com está a primavera.
ALEXNOCERA10/11/2010 20:32
Atualizando.
Boa noite caros colegas,

Após longo inverno, segue atualização desta primavera, que estou trabalhando nela a mais de um ano.
A partir de agosto deste ano, foi realizado um novo transplante, poda de raizes, seleção e aramação de galhos e definição do shari. Este foi meu primeiro trabalho em madeira morta (nunca tinha utilizado uma dremel), e estou com dificuldade para deixar um trabalho mais natural, mas continuarei tentando.

Seguem as fotos para sugestões.

Abraços,
Alex.
Becker10/11/2010 20:41
😄 Ta muito bonita ALEX,parabéns ,bela planta...... 😉
HudsonArpini10/11/2010 21:18
eu aramaria os galhos os deixando perpendiculares ao solo
Paulo W.M.10/11/2010 21:56
Muito show cara!! Parabéns!
Tiago R10/11/2010 22:25
Muito bonita!!!
Drop1311/11/2010 11:21
Alex, parabens pela planta está com uma bela condução!!!

Observei uma meia calça servindo como liberador de nutriente... oq tem ali dentro?? gostei da ideia hehehe

grande abrço
André dos Santos Guimarãe11/11/2010 12:04
Caro amigo ALEXNOCERA eu tenho lido que a primavera costuma apodrecer com facilidade no caso dos shari e a sua tem um ótimo, evite as chuvas em excesso.
Parabéns pela árvore!
ALEXNOCERA11/11/2010 13:25
Olá Drop13, dentro dos sacos de meia utilizo Osmocote, que é um adubo de diluição lenta, este dura até 9 meses. Este esquema de adubação foi uma dica de nosso amigo Elio aqui do forum, que venho utilizando a dois anos com muito sucesso.
André, estou tendo cuidado com a madeira, porque ela realmente é muito frágil. Já fiz duas aplicações de calda sulfocaucica. Mas está com a madeira morta bem firme e dura, a dremel sofre para escavar na madeira, por isso não quero aprofundar muito o shari para não enfraquece-la.
Abraços,
Alex.
Elio11/11/2010 15:51
Olá Alex, tá ficando belezura, véio!
Trabalho bem feito e a ótima sugestão do Alexandre irão deixar uma planta de respeito.

abraço
ALEXNOCERA12/11/2010 13:31
Valeu pessoal,
Acho que agora é deixar ela se desenvolver para engrossar mais os galhos primarios.
Também já retirei os arames, pois já estavam começando a marcar.

Sds
alex.
Astolpho Coelho Bicalho05/12/2010 12:54
Alex, mt bom o seu trabalho, gosto muito de primavera, continue mostrando as evoluçoes de seu prabalho,,, parabens... abraços
nickyfury06/12/2010 09:24
bonsai
Alexnocera, a dica do colega André, sobre evitar chuvas para não favorecer o apodrecimento do tronco é para ser levada a sério. Conquanto a aplicação periódica da calda sulfocalcica proteja a madeira contra a ação de agentes fungicos, ela não é tão eficaz assim no quesito impermeabilização. 😲

O bonsaista Francisco Lustosa, associado do nosso clube de bonsai, aqui em Brasilia, costuma retirar suas plantas da exposição ao ar livre, durante o período chuvoso, justamente para salvaguardar os troncos do acometimento da ação danosa causada pela agua da chuva, bem como evita, tambem, molhar o tronco durante a rega. Aliás, a primavera é uma planta que se dá bem melhor com um cultivo restritivo de rega, isto é, rega-se apenas o solo, e com parcimônia, nada de excessivo. 🙄

Um impermeabilizante mais interessante, que pode ser aplicado na madeira exposta, considerando essa espécie, é cola branca para madeira. Outros, ainda sugerem a aplicação de material a base de PVC, o que reduz bastante a possibilidade de podredume. 😄

Importante salientar que o podredume na madeira da primavera ataca de dentro para fora. Por isso, talvez, vc ainda encontre a madeira exposta resistente, como afirma. O melhor remédio, aqui, é prevenir. Afinal, seu trabalho com essa planta está indo muitissimo bem encaminhado, e o futuro dela promete ser um bonsai esplendoroso. Cuidar dessa parte, então, é o melhor a fazer enquanto isso. 😄