Ajuda com Jurema
Flavio Francisco10/02/2010 12:24
Ajuda com Jurema
Flavio Francisco12/02/2010 12:14
Escorredor
Resolvi colocá-la no escorredor de macarrão. O vento aqui é muito muito forte. E o sol nesta varanda vai das 14 às 18 horas, por estes dois motivos eu nao queria usar esta técnica porque só tenho este espaço. Mas como várias pessoas sugeriram, creio que nao haverá problema.

DigoF313/02/2010 19:28
ola, é isso ai!!! procure cobrir o substrato com pedras...
t+
Rodrigo_Dias_RJ13/02/2010 22:07
Francisco, acho que é uma leucena.
A planta aceita TUDO! É muito resistente, quanto mais vc cortar ela brota, comece a cortar as pontas dos galhos para estimular a brotação interna.
Glauco Bastos14/02/2010 04:48
Francisco,
Estou com o Rodrigo, sua planta não é uma jurema e quase posso garantir que é uma leucena, tenho uma que tem me dado um bocado de trabalho por causa de sua forte brotação, rsrsrs.
Abraços.
joão josé14/02/2010 07:33
Também fico com Leucena, brotação vigorosa, pinçagem constante, desfolha 2 a 3x por ano, poda drástica as vezes, assim conduzo a minha.
Flavio Francisco14/02/2010 10:50
Parece mesmo que me enganei. Então trata-se na verdade e uma Leucena. A brotação é intensa mesmo, o ano todo. Mas ela pouco se desenvolveu. vamos ver agora com o escorredor.
Obrigado por compartilhar estas informações. Agora vou pesquisar mais sobre a espécie.
Flavio Francisco23/04/2010 13:09
nova poda drástica
Resolvi podar drasticamente, e reduzir a altura, e voltar para o vaso. Aqui nao dá certo escorredor. O incrível é que 3 dias depois ela ja estava brotando.
Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.usSergio Batalini23/04/2010 13:16
tente pincar os brotos novos .. para que os entre nós não fiquem muito longos ... tenho a mesma dificuldade com meus angicos ... galhos muitos longos e finos ...
bom movimento de tronco ...
Markus Von Kossel23/04/2010 22:40
Toma cuidado pra deixar galhos em todas as direções!
Nas primeiras fotos que vc mandou dá pra ver que ela era 2D. Só tinha galhos para os lados!
Tenta deixar uma galho para o fundo pra dar profundidade pra bichinha!!!
Movimento de tronco bem bacana!
abs
claudionor anacleto24/04/2010 17:24
estou com o marcus ,deixe ela tomar um pouco de folego de agora em diante para ela poder se recuperar
nao deixe de atualizar para por acompanhar a evoluçao dela
abraços
Flavio Francisco04/05/2010 10:51
Atualizando.
De acordo com as sugestoes, vou deixar tomar um folego, crescer galhos em todas as direcoes e depois pincar.
Estou na duvida se deixo ela toda cheia, redondinha, ou com folhagens apenas nas extremidades dos galhos, com mais estilo.
O que voces acham?

Eloir Jose Taparo04/05/2010 11:27
Pessoal, me tirem uma duvida, a Leucena tem espinhos?
Flavio Francisco04/05/2010 11:27
Minhas ideias iniciais.

Anderson Almeida04/05/2010 11:49
Flavio na minha opinião o melhor estilo é o da primeira foto pois ela tem um tronco sinuoso ficaria um show.
Um abração.
Ricardohentz04/05/2010 23:57
Estou com o Anderson...
Patamares definidos valorizam o tronco e a arte em sí. Além disso diferenciam o bonsai das topiárias.
Se optar pela segunda projeção, deixe nua a parte frontal e a inferior, onde aparecerão os galhos, que na minha opinião são muito importantes e devem ser mostrados.
Abaixo um exemplo. Uma pitangueira que cultivo há 5 anos.
Abraço.
Flavio Francisco05/05/2010 09:39
ok, a primeira opção parece ser a escolha da maioria aqui! legal. vou tentar, apesar de ser um desafio para esta espécie, porque tenho tentado melhorar a ramificação e tem sido impossivel atraves da pincagem. acho que vou tentar o metodo de deixar crescer o galho, engrossar e cortar. srsrsr
Flavio Francisco26/07/2010 18:26
Olá pessoal,
o que pode ser manchas pretas nas folhas desta planta? Ela estava no sombrite... Coloquei no sol pleno e agora parou de crescer estas manchas, mas ainda não sumiu. O crescimento estacionou também.
Levando em consideração as
Proporções básicas de um bonsai:
Altura do vaso: deve ser menor ou igual ao diâmetro do tronco...
Pretendo colocá-la nesta bandeja bem baixa pra valorizar o tronco, já que optei por deixá-la deste tamanho.
Alguém saberia me dizer se Leucena aceita bem vaso raso?
O Vaso atual tem 5 cm e a bandeja 2,5cm. Na foto está 2, mas é 2,5.😈
Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.usROGÉRIO DIAS27/07/2010 10:57
CHAPA
EU TENHU LEUCENAS EM CASA,,,SÃO MUITO RESISTENTES,,,NÃO GOSTAM DE SOL A PINO,,,PROCURO COLOCÁ-LAS MEIO NA SOMBRA.ELAS BROTAM MUITO,,,SE VC QUISER FAZER PATAMRES NA PLANTA,TEM QUE TIRAR OS BROTOS POR QUE ELES BROTAM PRA CIMA.E TBM EVITAR QUE ELA FIQUE PESCOÇUDA,,,PODANDO SEMPRE PRA ELA BROTAR EM MAIS LUGARES,,,SENDO QUE ELA BROTA UNS GALHOS MAIS NOVAIS ABAIXO DOS MAIS VELHOS,,,ESSES GALHOS NÃO PODEM FICAR,,POR QUE OS GALHOS MAIS VELHOS TÊM QUE SER DE BAIXO PARA CIMA DA PLANTA,,COMO VC JÁ ESCOLHEU OS GALHOS,,ESSAS BROTAÇÕES NOVAS TEM QUE SER SEMPRE ACIMA DOS GALHOS QUE JÁ EXISTEM.
Flavio Francisco20/08/2010 12:36
Fiz o transplante, até que ficou bom, mas o complicado é regar neste formato!

Paulo W.M.20/08/2010 19:45
Muito bom!!!
Rodrigo Tavares08/09/2010 20:00
Tem que regar com muito cuidado e suavidade...
Com um regador bem fino... 😄
Palonde Teixeira10/09/2010 13:55
Parabens sua planta teve uma ótima evolução !!! Esta ficando linda !!!
A escolha da bandeja foi perfeita, deu uma outra visão.
Agora é só adubar bem. Não sei se esta espécie aceita bem aramação, pois o ápice dela precissa de uma melhor estilização.
Abraços.