Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Semente Ipe Roxo

Knight11/02/2010 16:23
Semente Ipe Roxo
Plantei 10 sementes de Ipe Roxo, mas apenas 4 germinaram. Apesar do meu "pequeno" sucesso, apenas 40%, estou em outro dilema: quanto tempo esperar para trocar a minha mudinha de lugar? OBS: elas estão em copos descartaveis, uma em cada um. O que fazer depois? Por em um escorredor? Já por em um vazinho para ja ir moldando o meu bonsai? Quanto as folhas, como fazer para diminuir o tamanho? SOCORRO 😲

Estou pior que cego em tiroteio né, sem saber pra onde ir hehehehe 😄

Obrigado 😎
Laudir11/02/2010 16:42
Eu tenho uma muda tb de ipe ... rosa...

plantei ela em um pote de margarina (500g).
substrato:
80% areia grossa
20% terra de viveiro

ela soltou raízes nos buraquinhos q fiz (ficou parecendo uma peneira). qdo isso aconteceu eu coloquei sobre um substrato totalmente à base de terra de viveiro.

minha intenção é retira-la somente daqui uns 3 meses.... lembrando q hoje fazem uns 5 meses... fiz a primeira intervenção: com a unha mesmo eu podei o ápice (isso a duas semanas). Hoje ele está com dois galhos e o tronco já está mais gordinho q antes desta poda...

suas medidas:
15cm de altura
0,5cm de espessura do tronco na base

Esta é minha experiencia com o ipê-rosa. Espero que minha experiencia lhe sirva de norte com suas mudas.
Knight11/02/2010 17:08
Obrigado Laudir, mas me tire só mais uma dúvida: no meu caso, que tenho essas mudinhas plantadas em copos descartáveis, o que eu faço? Troco de lugar assim que este estiver com bastante raízes, ou faço furos nas laterais e o utilizo como escorredor, como vc fez? Se for para transplantar, já posso por direto no escorredor? Como faço para diminuir o tamanho das folhas? Posso deixa-lo crescer a vontade e depois fazer uma poda drastica para ter um tronco mais grosso? Como tenho 4 mudas, quero fazer várias experiências. Vc me ajuda?

Obrigado 😎
Vhalveruth11/02/2010 17:30
knight

Eu faria assim.

deixaria elas no copo até sair raizes pelos furos de baixo (vc fez os furos neh?se não fez vai lá furar) .então vc pega a muda e a terra todae so planta num lugar maior (um pote de sorvete ou garrafa de coca).

Com isso a planta nõ vai sentir na hr do transplante.

Quando estiver grande imagino q vc já deve saber o q fazer neh

abraços
Knight11/02/2010 17:36
Obrigado Vhalveruth. Quanto aos furos nos copinhos, eu fiz sim hehehehe 😄 , só que apenas no fundo dos copinhos. Então vamos la, deixa eu ver se entendi: antes de por minhas mudinhas nos escorredor, tenho que transplantar para um lugar um pouco maior, para depois passar para o escorredor e começar a fazer as correções necessárias, correto?

Obrigado 😎
Laudir11/02/2010 17:37
Knight escreveu:
Obrigado Laudir, mas me tire só mais uma dúvida:... Como faço para diminuir o tamanho das folhas? Posso deixa-lo crescer a vontade e depois fazer uma poda drastica para ter um tronco mais grosso? Como tenho 4 mudas, quero fazer várias experiências. Vc me ajuda?

Obrigado 😎

por enqto nao se preocupe com o tamanho das folhas.... deixa ela pegar um tamanho razoável... aí sim vc vai trabalhar na desfolha