Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buxinho Fukinagashi

joão josé11/02/2010 22:51
Buxinho Fukinagashi
A evolução de mais uma de minhas peças. Vales todas as sugestões para futuras intervenções.

No início, há quase 8 anos:

Primeiras intervenções:

Julho/08

e agora em janeiro

Mandem lenha!
Rodrigo_Dias_RJ11/02/2010 23:06
João, acho que vc tirou agua de pedra!

na ultima foto, aquela raiz mais alta, tem como colocar um substrato nela para tirar a impressão de raiz aerea?
joão josé11/02/2010 23:08
Taí, não tinha observado este detalhe! Tá chamando a atenção mesmo! Esta é uma das minhas peças preferidas, Rodrigo!
BLACKNEEDLES12/02/2010 00:50
ola joão

muito show parabens 😉
JulioRJ12/02/2010 00:58
Linda Joao .. fora a raiz que realmente ta quebrando a planta por enquanto esta pronta ..

linda planta .. parabens,,
Vhalveruth12/02/2010 08:45
olha. uma bela planta... (depois q o meu buxus morreu eu odeio eles)

mas por fim

se eu fosse vc cortaria akela raiz fora.

abraços
joão josé12/02/2010 09:39
Mas é essa raiz que tá segurando ela pro vento não levar!! HAHAHAHA! Valeu gente!
Maicol12/02/2010 15:23
joão josé escreveu:
Mas é essa raiz que tá segurando ela pro vento não levar!! HAHAHAHA! Valeu gente!

Na verdade é a raiz de dentro que segura uma arvore varrida pelo vento, correto?
joão josé12/02/2010 15:46
Eu acho que não, as de fora que se fortalecem, se agarrando ao solo, senão a arvore tombaria... ou não?
Knight12/02/2010 16:16
Oi
Olhando essas fotos me surgiu uma dúvida: quando se planta em uma pedra, como que faz pra água da rega drenar? 😲 Tem que fazer um furo na pedra antes de plantar? Me perdoem a ignorância, mais fazer o que né, eu não sei, tenho que perguntar 😄

Obrigado 😎
joão josé12/02/2010 17:07
Knight, neste caso não fiz furos, pois a pedra não era muito concava, portanto não acumula tanta água. Quando é pouca é até benéfica para manter a umidade.
A pedra antes:
Knight12/02/2010 17:29
Entendi... outra coisa, no caso do substrato, utiliza-se um com mais matéria orgânica e coloca-se musgo em cima para segurar a terra? No caso da rega, vc rega normal ou com borrifador?
joão josé12/02/2010 17:39
O substrato é padrão, de acordo com a espécie. O que pode ser utilizado neste caso para manter a união do substrato é a turfa ou um pouco de argila. Neste buxinho pouco troco o substrato, vou acrescentando de acordo com as perdas. O substrato mais organico ou não depende da espécie utilizada, pois ele tenderá ao solo ácido. O musgo, além do lado estético e manutenção da umidade, tem o fator de segurar o solo.
Mas já recebi criticas pelo musgo, pelo fato de que num fukinagashi o solo deveria ser mais árido devido os ventos presentes, mas discordo, pois uma relvazinha pode sobreviver em muitos casos!
JulioRJ12/02/2010 18:10
hauahuahuahauhauahauha as raizes na horizontal sao de sustentação .. e as verticais vao ao fundo em busca de ¨alimento¨
mas do jeito que esta ventando perto desse buxinho teu .. se tu arrancar a raiz o vento leva mesmo
Antonio Donizeti12/02/2010 19:15
Como vc vez para prender o buxinho na pedra predeu com arame ou so esta no substrato.

Antonio
Arzivenko12/02/2010 19:23
joão josé escreveu:

Maicol escreveu:
Na verdade é a raiz de dentro que segura uma arvore varrida pelo vento, correto?

Raízes de árvores não funcionam como escoras, mas sim como cordas, portanto, o que impede a árvore de cair para a esquerda, são as raízes que crescem para a direita, ancorando a árvore no lugar.
joão josé12/02/2010 20:53
Arame camuflado (bem escondidinho, rs), Antonio! Arzi, é o que a lógica nos leva a crer!
Paulo W.M.12/02/2010 21:27
qual é o momento certo de colocar uma planta numa pedra? Em que condições ela deve ficar? De quando em quando se deve adubar?

(tou começando, queria dicas 😄 😮ops: )
joão josé12/02/2010 21:50
Recomendo você trabalhar em pedras quando estiver um pouco mais adaptado a planta que vai colocar nela. Reduzindo cada vez mais o torrão e escolher plantas que aguentem uma certa desidratação, e que produzam um raizame bom para absorver os nutrientes. Devido ao risco de desidratação rápida do substrato é conveniente evitar exposição solar extrema se você não tem tempo de molhar com frequencia. A rega deve ser com feixe de água fraco (respondendo a pergunta anterior), tipo chuveirnho. Adubação como um bonsai normal. Em minha percepção é isto. Se alguém quiser me corrigir ou complementar, afinal não sou um expert no assunto. Espécies? Buxus, Ficus, Ulmus, entre outras.
Netosevero13/02/2010 00:42
Ótimo trabalho joão.. mas fiquei com a mesma duvida do colega de cima, ao passar a planta para a pedra qual foi a primeira forma de sustentação??

E ao contrário do que nosso amigo JulioRJ disse, a raiz de sustentação na realidade é a vertical, chamada pivotante, e que cresce na direção oposta ao ápice da planta..

Abraços..
Arzivenko13/02/2010 00:48
Exatamente Netosevero, a pivotante tem como principal função a fixação, bem como as raízes lenhosas secundárias. De qualquer maneira, raíz alguma busca alimento, pois quem alimenta a planta são as folhas, as raízes que buscam água e minerais são as capilares finas, raízes grossas não tem como função a absorção.
joão josé13/02/2010 08:47
Neto, ela é presa com um arame camuflado entre os vincos da pedra.
Cláudio José Teixeira13/02/2010 21:19
João José,

Estou sendo repetitivo mas a tua planta está muito legal, olha que não sou muito fã desse estilo. Um pouquinho de substrato e musgo dariam conta daquela raiz "aérea".

Grande abraço,

Cláudio.
joão josé13/02/2010 21:27
Grande, Cláudio! Valeu, vou providenciar o musguin!